Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 29 de Janeiro de 2020 às 18:49

Festa de Navegantes: 145 anos de fé

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No dia 2 de fevereiro, a cidade de Porto Alegre se encontra para celebrar a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Devoção e admiração marcam a caminhada de muitos sob sol forte e asfalto quente. Há aqueles que realizam o trajeto descalços!
A devoção do povo “nasce da fé, que reconhece a grandeza de Maria de Nazaré e incita a amá-la filialmente e a imitar as suas virtudes”. Trata-se de uma rica tradição inaugurada há quase um século e meio, e que continua iluminando e sustentando a caminhada de fé “de mulheres e homens de boa vontade”.
O reconhecimento público da dignidade e santidade de Maria, generosa cooperadora e serva humilde do Senhor, é expressão de fé e confiança. Esta dignidade e santidade foram vividas na discrição de uma vida corriqueira, primeiro numa pequena cidade da Galiléia, Nazaré; depois acompanhando o seu filho Jesus ao longo de seu itinerário.
O povo a vê como mulher simples e forte, humilde e de fé, discreta e atenta. Por isso, a ela se dirige, invocando-a como “advogada, auxiliadora, socorro e medianeira”!
No dia 2 de fevereiro, festa da Senhora dos Navegantes, nosso povo devoto ou admirador e curioso, engajado na vida da Igreja ou mesmo pertencendo a outras expressões religiosas, vindo de longe e de perto, sob sol ou chuva, de forma simples e reverente se põe em marcha acompanhando a imagem da Senhora dos Navegantes até o seu Santuário.
Distintos credos e expressões religiosas participam desse momento singular, expressando reverência e confiança no poder da mulher invocada como Senhora dos Navegantes.
Somos todos navegantes nos mares da vida. Sob o olhar da Senhora dos Navegantes encontramos a necessária segurança para suportar as tempestades da vida.
A Igreja no Brasil, neste ano de 2020, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nos convida a refletir e rezar o tema “Fraternidade e vida”. Esse tema emerge como um clamor de tantas pessoas que sofrem de inúmeras formas e da criação que se vê espoliada.
A Senhora dos Navegantes ensina que não se pode separar a vida de fé do serviço solidário às pessoas, à sociedade e à Casa Comum.
Navegantes 2020 - No próximo domingo (2), a capital celebra um dos seus mais tradicionais eventos religiosos e também uma das maiores procissões da América Latina. Milhares de pessoas são esperadas para a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, para acompanhar o traslado da Imagem após a Missa de Despedida no Santuário do Rosário, onde a Santa está desde o 19 de janeiro. A celebração iniciará às 7h e será celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Darley José Kummer. Como em outras edições, a procissão deve partir às 8h em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, entrada de Porto Alegre. Após a chegada ao Santuário é realizada a Missa Campal conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre Dom Jaime Spengler, com a presença de diversos religiosos. Este ano, a celebração também contará com a presença dos corais de diversas paróquias, sob a regência do maestro e seminarista, Rodrigo Rubi. Durante a tarde ocorrem outras missas: às 14h, com o padre Luiz Ricardo de A. Xavier; às 16h, com o padre Jaime Kaspary e às 18h, com o padre Marcus Vinícius K. Ferreyro. Outras atividades estão sendo preparadas para receber os fiéis como bancas de alimentação, uma loja de artigos religiosos voltados à fé e oração, com terços, santinhos, imagens, escapulários, medalhas, velas, entre outros. Às 20h acontece a entronização da Imagem para o Altar da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, onde ficará por mais um ano. O enfoque religioso da Festa de Navegantes, deste ano, que chega a sua 145ª edição, é “Comunidade, Casa da Igreja”. Além da Festa na capital gaúcha, a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes também será realizada em outras cidades da Arquidiocese como Arambaré, Charqueadas e Canoas. Na primeira, a celebrações serão conduzidas pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin, a partir das 8h30min, no domingo (2), com concentração no Clube Náutico, início da procissão, às 9h e caminhada até o Salão Paroquial. Às 10h, Santa Missa com o tema "Rumo à casa trinitária”. Em Charqueadas, a procissão de Navegantes inicia às 9h, no domingo (2), com procissão e missa celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizeti de Souza. A Irmandade de Navegantes criou para esta edição um crowdfunding. Este recurso será reservado para o restauro do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, que precisa de reformas em sua estrutura de telhado, paredes e pisos. A obra orçada e licitada soma 500 mil reais. Para ajudar nas etapas da obra, os fiéis podem fazer doações e contribuir pelo endereço eletrônico : www.doa.la/navegantes2020. A campanha tem como slogan "Cada real vale muito". Mais informações pelo telefone (51) 3342-2882, em horário comercial, na Secretaria da Irmandade ou por e-mail: [email protected]
Pacto Global pela Educação - “Para educar uma criança, é necessária uma aldeia inteira”. Com esse provérbio africano, o Papa Francisco reconhece a necessidade de unir esforços para formar pessoas maduras, com responsabilidade na construção do bem comum, e evoca uma ampla aliança pela educação envolvendo toda sociedade. Para atender a esse chamado, no próximo dia 31, às 15h, no auditório dom Helder Câmara, em Brasília (DF), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, a Associação Nacional de Educação Católica (Anec), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e outros organismos realizam o lançamento nacional do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”. No lançamento, será apresentado o Pacto Educativo Global, a ser celebrado no Vaticano, pelo Papa Francisco, em 14 de maio de 2020. O convite foi lançado pelo Santo Padre, no dia 12 de setembro de 2019, com o objetivo de “Reconstruir o pacto educativo global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum. A liderança do Papa nesse processo já havia sido apontada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, quando a instituição indicou que a humanidade carece de “uma autoridade moral” capaz de liderar uma aliança mundial pela educação, como o Papa Francisco. No evento realizado na CNBB, o Grupo de Trabalho apresentará para toda a Igreja no Brasil uma proposta de caminho de vivência, partilha de experiências em preparação à celebração do “Pacto Educativo Global” e um itinerário pós 14 de maio. O projeto prevê uma série de atividades, como um Seminário Nacional de Educação, sensibilização sobre o Pacto Educativo na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril deste ano, e uma plataforma online para partilha de projetos e práticas educativas na perspectiva do Humanismo Solidário e da ecologia integral, proposta pela encíclica Laudato Si.
54° Dia Mundial das Comunicações Sociais - Foi divulgada no dia 24 deste mês, memória de São Francisco de Sales, a mensagem do Papa Francisco para o 54° Dia Mundial das Comunicações Sociais intitulada "'Para que possas contar e fixar na memória' (Ex 10, 2). A vida faz-se história". O Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado em 24 de maio próximo. O Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. Segundo ele, “para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem. Histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos. Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”. Para ler a mensagem na íntegra acesse: http://bit.ly/2t2gzDY
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO