Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Olhar da Fé

- Publicada em 02 de Outubro de 2019 às 17:04

Sínodo: espaço de diálogo e discernimento

Por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
O Sínodo especial para a região Pan-Amazônica, que inicia neste domingo (6), no Vaticano, representa uma oportunidade para a Igreja rever sua metodologia de atuação evangelizadora e sua prática pastoral, buscando novos caminhos para ser presença ainda mais eficaz naquela região.
A preparação do Sínodo originou muitos debates. Suscitou polêmica o conceito de ecologia integral. O Papa Francisco explica que o conceito requer “abertura para categorias que transcendem a linguagem das ciências exatas ou da biologia e nos põem em contato com a essência do ser humano. (...) Uma ecologia integral exige que se dedique algum tempo para recuperar a harmonia serena com a criação, refletir sobre o nosso estilo de vida e os nossos ideais, contemplar o Criador, que vive entre nós e naquilo que nos rodeia e cuja presença não precisa ser criada, mas descoberta, desvendada” (Papa Francisco). Além disso, é necessário ter presente que o ambiente situa-se na lógica da recepção. É um empréstimo que cada geração recebe e deve transmitir à geração seguinte.
Precede a celebração da assembleia sinodal um amplo processo de escuta dos povos e das comunidades daquela imensa região.
Durante os trabalhos da assembleia, os Bispos são chamados a desenvolver a obra do discernimento, a fim de propor caminhos para o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo junto àquela realidade. Caberá, depois, ao Papa Francisco avaliar as propostas apresentadas e de acordo com o Evangelho, a tradição da Igreja e as novas exigências que o tempo atual apresenta para a Igreja, decidir quais caminhos empreender para que ela cumpra a sua missão de anunciar o Evangelho a todos os povos.
A região Pan-Amazônica, além de cidades importantes, conserva uma variedade de povos nativos com suas culturas. Ora, desde o seu nascimento, o cristianismo tocou e se deixou tocar por outras culturas, colhendo dessas elementos e características. Isso diz de um processo de inculturação, ou seja, de inserção da mensagem cristã em diversas regiões e contextos sociais, por meio de um processo de diálogo com o universo simbólico dos povos com os quais o Evangelho entrou em contato.
Construir novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral requer capacidade para o diálogo, oração e sincero compromisso com a missão de cooperar ativamente na construção de uma “Terra sem males”, segundo os critérios do Evangelho.
Congresso de Teologia PUCRS - Inicia nesta segunda-feira (7) o II Congresso Internacional de Teologia no Auditório do Prédio 9 da PUCRS. O objetivo do evento, que ocorre até o dia 9, é refletir sobre o caráter teológico da santidade e sua vivência no âmbito público da sociedade, à luz da Exortação Gaudete et exsultate. O congresso é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS, destinado a presbíteros, consagradas (os), estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação, agentes de pastoral e público em geral. Inscrições: http://www.pucrs.br/eventos/inst/iicongressointernacionaldeteologia/.
Mês Missionário Extraordinário - Em 2018 foi proclamado pelo Papa Francisco este mês de outubro o Mês Missionário Extraordinário, com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade. Ao longo deste mês será feita a reflexão do tema "Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo". A celebração do mês também marca os 100 anos da carta apostólica Maximum Iludi, de Bento XV. A carta publicada em 30 de novembro de 1919, trata da ação missionária da Igreja no mundo. O período coincidirá com a realização do Sínodo para a Amazônia, que inicia no próximo dia 6, em Roma. “Este Mês Missionário Extraordinário quer nos dar uma sacudida que nos provoca a ser ativos no bem. Não notários da fé e guardiões da graça, mas missionários. Mas como fazer para se tornar missionário? Vivendo como testemunha: testemunhando com a vida que se conhece Jesus. Testemunha é a palavra-chave; uma palavra que tem a mesma raiz e significado de mártir. Os mártires são as primeiras testemunhas da fé: não por palavras, mas com a vida. Viver de omissões é renegar a nossa vocação: a omissão é o contrário da missão.”, disse o Papa ao falar do mês Missionário em sua homilia, na celebração de 1º de outubro, na Basílica de São Pedro.
Sínodo para a Amazônia - O Sínodo dos Bispos para a Amazônia foi convocado pelo Papa Francisco em outubro de 2017. A assembleia Especial do Sínodo inicia neste domingo (6) e segue até o dia 27 de outubro, no Vaticano, em Roma, com o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Um dos objetivos principais é identificar novos caminhos para a crise da Floresta Amazônica. A convocação do Sínodo para a Amazônia tomou como base a Encíclica Laudato Sí, do Santo Padre, sobre o Cuidado da Casa Comum, onde o pontífice retrata a existência de uma “complexa crise” socioambiental.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO