Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 11 de Dezembro de 2020 às 03:00

História de uma paixão

Fotos para matéria na Casa de Cultura Mário Quintana, no Acervo Elis Regina.

Fotos para matéria na Casa de Cultura Mário Quintana, no Acervo Elis Regina.


/JOYCE ROCHA/JC
O Acervo Elis Regina, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), acaba de receber uma doação importante de fotos, programas de shows, discos, matérias de jornais e outros objetos referentes à carreira da cantora gaúcha.
O Acervo Elis Regina, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), acaba de receber uma doação importante de fotos, programas de shows, discos, matérias de jornais e outros objetos referentes à carreira da cantora gaúcha.
As doações vieram do ator e jornalista Zeca Kiechaloski, recentemente falecido, admirador e primeiro biógrafo de Elis. Zeca acompanhou a carreira de Elis Regina desde que ela apareceu pela primeira vez na televisão participando do 1º Festival de Música da Record, em 1965, cantando Arrastão, do qual saiu vencedora. Nascia ali a paixão de Zeca pela artista que viria a se tornar, para muitos, a maior cantora do Brasil.
Durante seus 66 anos, Zeca guardou recortes de jornal, discos, livros, bilhetes, fotos, cartazes e programas de shows, fitas com registros de entrevistas, depoimentos e alguns presentes dados pela própria Elis e que agora pertencem ao acervo da cantora que é considerado o maior do Brasil.
A Discoteca Natho Henn, também na CCMQ, recebeu a doação de mais de mil CDs da coleção de Zeca com títulos raros da MPB. Em função da pandemia, a CCMQ está fechada para visitação, mas assim que reabrir os itens da doação poderão ser conferidos.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/12/04/206x137/1_jr_041220___acervo_elis_regina__4_-9204937.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5fca9c9a00a96', 'cd_midia':9204937, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/12/04/jr_041220___acervo_elis_regina__4_-9204937.jpg', 'ds_midia': 'Alexandre Veiga, diretor do Acervo Elis Regina', 'ds_midia_credi': 'JOYCE ROCHA/JC', 'ds_midia_titlo': 'Alexandre Veiga, diretor do Acervo Elis Regina', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '100%' align=
A doação permite esse diálogo da homenageada, a Elis Regina, e aquele que foi o responsável por reunir esses itens. É um duplo espaço de memória que passa a ser preservado. Alexandre Veiga, diretor do Acervo Elis Regina

Playlist

A íntegra da entrevista com Alexandre Veiga, diretor do Acervo Elis Regina, na Casa de Cultura Mario Quintana, pode ser conferido no Blog da coluna e no canal do Jornal do Comércio, no YouTube.

Leilão de arte e antiguidades

Paulo Raymundo Gasparotto e Norton Fernandes serão os responsáveis pelo leilão residencial do rico acervo da família Sempé e Messias, com objetos de arte e antiguidades, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro, com visitação nesta sexta-feira. Tanto na exposição quanto no leilão serão observadas as normas de saúde, sendo obrigatório o uso de máscaras e observância do distanciamento obrigatório. O catálogo digital e informações podem ser acessados através do site www.gasparottoleiloes.com.br.