Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 01 de julho de 2019.
Dia Mundial da Arquitetura.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 01/07/2019.
Alterada em 01/07 às 03h00min
COMENTAR| CORRIGIR

Enfim o grande acordo

Ao contrário da aposta de alguns, dentre eles, o presidente Donald Trump, a tendência não é da volta ao bilateralismo e protecionismo, ou dos acordos só entre dois países, mas do reforço ao multilateralismo, de acordos entre blocos de países, como o da União Europeia com o Mercosul. E, que vai além do livre comércio, de tarifas, para uma associação econômica. A rápida mudança de opinião do presidente Jair Bolsonaro, garantindo a manutenção do Brasil no Acordo de Paris, exigido pelo presidente Emmanuel Macron da França, é uma amostra disso. E, mesmo no aspecto puramente comercial, o caminho a ser andado principalmente pelo Brasil é longo. Aliás, o próprio acordo prevê este gradualismo. Afinal, trata-se de um caminho de duas vias - facilidades daqui para lá e de lá para cá - que encontra o Brasil menos preparado.
A invasão de vinhos
Ainda sem maiores detalhes sobre o acordo, os produtores brasileiros de vinhos andam preocupados. "Fomos rifados" - exclamou o diretor do Ibravin, Carlos Paviani. Uma das propostas do lado brasileiro nas negociações era a fixação de quotas ou de preço mínimo. A aposta agora é que a retirada das tarifas se dê de forma gradual, em cinco, 10 ou 15 anos.
Educação financeira
É amanhã à noite a inauguração, na avenida Praia de Belas, em Porto Alegre, da primeira franquia da escola de educação financeira Atom Educacional no Estado, com a palestra da fundadora e presidente Carol Paiffer sobre bolsa de valores. A Atom já possui franquias em São Paulo, Ceará, Tocantins, Sergipe, Porto Alegre, e breve em Goiás e Manaus.
Carros financiados
O setor de automóveis reagiu de modo positivo no primeiro trimestre com o aumento de 11,4% na venda de veículos novos segundo a Fenabrave, graças também aos financiamentos. A Porto Seguro Financeira, por exemplo, que tem duas unidades em Porto Alegre, registrou expansão de 43% na contratação do financiamento de novos e seminovos.
Novo café com RH
A Câmara Brasil-Alemanha no RS realiza na manhã desta quinta-feira em parceria com o escritório Feijó Lopes mais uma edição de seu Café com RH no Iguatemi Business de Porto Alegre. Os temas em pauta pelo palestrante, o advogado Felipe Fernandes, são dano e assédio moral, assédio sexual, trabalho em home office, medida disciplinar, justa causa, entre outros.
PUB de vinho encanado
Vinícola Aurora e Bangalô Estação Club lançam na próxima sexta-feira, em Bento Gonçalves, o Gastrobar Pub com vinho encanado, o primeiro do gênero na serra gaúcha. Eles se inspiraram na retomada da Fenavinho que trouxe de volta o vinho da região saindo de torneiras no centro da cidade.
Programa Talentos do Tecnosinos
O Tecnosinos acaba de realizar o primeiro Talentos Inclusion de 2019. Dividido em três modalidades, Escola, Inclusion e Mulheres, o programa visa a aproximar jovens do ambiente de tecnologia e empreendedorismo. O grupo de 40 alunos PcDs do Senac São Leopoldo conheceu a incubadora Unitec e participou de um bate-papo na SAP sobre suas práticas de inclusão. Desde 2011, a iniciativa já recebeu mais de 5 mil alunos. Agora, é um dos dez finalistas do Inspiring Solutions Programme, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), que premia os empreendimentos que mais contribuem para inspirar comunidades no desenvolvimento de novas ideias, negócios e projetos.
COMENTAR| CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Affonso Ritter

Informações sobre negócios corporativos, novas operações e investimentos realizados no Rio Grande do Sul estão na coluna Observador. Jornalista econômico há décadas, Affonso Ritter apresenta, diariamente, notícias e a agenda do ambiente empresarial gaúcho.