Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 27 de janeiro de 2019.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Edição impressa de 28/01/2019. Alterada em 27/01 às 01h00min

Pioneiro no ar-condicionado

Quem hoje não passa sem o conforto de um aparelho de ar-condicionado neste tórrido verão quase sempre ignora que foi a indústria gaúcha Springer Refrigeração (posteriormente Springer Admiral), sob o comando do empresário Paulo Vellinho, a pioneira na fabricação desse equipamento na América Latina em 1958. Ele lembra que num primeiro momento a novidade foi rejeitada pelo mercado, com base em mitos e preconceitos segundo os quais o aparelho "provocava pneumonia e matava criancinhas e cardíacos". A plena aceitação dos consumidores só ocorreu com o lançamento de uma campanha publicitária baseada no testemunho de personalidades reconhecidas, incluindo profissionais da medicina, como o pediatra Décio Martins Costa, que desmitificaram o novo produto.
Também nos veículos
Foi também da gaúcha Springer Admiral, bem mais tarde, em 1972, a iniciativa pioneira de lançar o ar-condicionado para veículos, passando a fornecê-lo a grandes montadoras instaladas no País, recorda ainda o empresário Paulo Vellinho.
A 20ª Feira de Sarandi
A 20ª Feira da Indústria de Sarandi (Feisa), que na edição anterior reuniu 50 mil visitantes e gerou R$ 65 milhões em vendas iniciais, já tem data: de 1 a 5 de maio. Ela reúne desde 1993 indústrias do setor metalomecânico, moveleiro, têxtil, de vestuário, calçados, acessórios, alimentação, construção civil, veículos, agronegócios e agricultura familiar.
A feira de orgânicos
Os produtores da feira orgânica, que se realiza no pátio da Secretaria Estadual da Agricultura no Menino Deus, todos certificados, temem que o novo secretário Covatti Filho leve a cabo proposta de realizar feiras diárias, alternando orgânicos com não orgânicos. Com prejuízo para os orgânicos que exigem na sua aprovação alguns anos de preparação da terra sem uso de defensivos químicos.
Mais leite orgânico
A coleta de leite de vaca orgânico atingiu na França um volume recorde em 2018, diz boletim da FranceAgriMer. Sua produção chegou a 837 milhões de litros, aumento de 31% sobre 2017, elevando também a produção de derivados orgânicos.
Liderança gaúcha em utilities
A Criare Sistemas, produtora gaúcha de tecnologia para gestão de frotas de veículos, consolidou uma hegemonia no setor de utilities, somando mais de 9 mil veículos geridos por suas soluções em empresas dos segmentos de energia, água e gás, entre outros. Esta hegemonia foi atingida via contratos consolidados junto a clientes como Elektro, Eletropaulo, CPFL, ISA Cteep, Sirtec, Copel, Coprel e Corsan. Conforme o diretor Paulo Renato Jotz, o ganho de mercado em utilities se deve ao estudo das peculiaridades da área, criando soluções que permitem gerir frotas para minimizar potenciais causas de acidentes, preservando vidas, gerar economia em itens como combustível e manutenção e aumentar a produtividade.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia