Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 24 de setembro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Edição impressa de 24/09/2018. Alterada em 24/09 às 01h00min

Herdeiros, não sucessores

No cenário em que prevalece a empresa familiar, o Brasil tem hoje um dos menores índices de sucesso do mundo em processos de sucessão. E por que isso? Porque estamos criando herdeiros, não sucessores. Quem faz esta categórica afirmação é Tarsia Gonzalez, uma das sucessoras da Transpes, empresa paulista de logística criada por seu pai, onde é a presidente do Conselho Administrativo, e que por três anos consecutivos foi premiada pela revista Você S/A, como a Melhor Empresa para se Trabalhar do Brasil. Em seu livro - "Apaixonados pelo Brasil. Onde estão?" - ela conclui que "estamos nos sentindo perdidos e esse é sintoma de um país sem líderes genuínos". Mas faz logo a ressalva: "Existem, sim, líderes apaixonados ainda pelo Brasil. Só precisamos descobrir onde estão".
Empresário da moda
O presidente da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Carlos Jereissati Filho, acaba de ser reconhecido como um dos principais empresários do setor da moda no mundo em 2018 segundo o portal inglês The Business of Fashion. Ele figura no ranking desde a primeira edição como responsável por revolucionar o conceito de shoppings centers e trazer mais de 50 marcas internacionais ao Brasil.
Na rua mais bonita
A Gonçalo de Carvalho, de Porto Alegre, de apenas 500 metros, que recebeu o título de rua mais bonita do mundo pelo blog europeu "Amics Arbres" e rodou o mundo em 2008, acaba de abrir na esquina com a Santo Antônio, um restaurante de cozinha brasileira, o Baru. Por enquanto só para almoço e de segunda-feira a sábado. Mas a pioneira foi uma padaria Ô de Casa, de um italiano, que fica mais no centro da rua e também oferece refeições e lanches.
Evitar o desperdício
Em meio ao noticiário sobre o enorme desperdício de alimentos no Brasil, o Sesc gaúcho realiza o 1º Concurso Cultural Chef Mesa Brasil a partir de 1 de outubro com aproveitamento integral dos alimentos. A competição tem caráter exclusivo de aprendizagem, destinado a entidades sociais cadastradas. É para estimular hábitos que se aproximam de atitudes sustentáveis, evitando o desperdício de alimentos e tornando a alimentação mais saudável e nutritiva.
Pagamento por celular
A invasão de maquininhas de cartões no mercado e muito usadas por profissionais autônomos começam a ser substituídas pelos celulares. A empresa paulista Matera, por exemplo, oferece um aplicativo que gerencia todo o processo de compra e venda, sem cartões físicos nem conta bancária. O dinheiro vai da conta do comprador direto para a do vendedor varejista. O app envolve ainda recursos como QR Code dinâmico, reconhecimento facial e pagamento móvel off-line.
Nutricosméticos na rede Panvel
Os produtos da gaúcha Inbeauty, pioneira em desenvolver nutricosméticos, com o diferencial da tecnologia Direct Caps, agora podem ser encontrados na Panvel. São cápsulas compostas por vitaminas e minerais capazes de suprir as carências nutricionais do organismo e, como efeito, melhorar a beleza da pele, cabelo e unhas. Desenvolvidos com ingredientes naturais, como zinco, ferro e ácido fólico, são capazes de fortalecer cabelos e unhas e deixá-los mais hidratados e cheios de vida. Reduzem a queda dos cabelos e também ajudam a eliminar células mortas. Nascida startup, acelerada pelo programa InovAtiva Brasil e participante do projeto ScaleUp (startups de alto potencial de crescimento) do Sebrae, a Inbeauty cresce 65% por trimestre no Estado e mira o Paraná como seu próximo alvo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia