Sustentabilidade e novos atores e inovação que não têm limites. A primeira edição da South Summit em Porto Alegre mostrou que, atrás do balcão, tem muita mudança em andamento. Quem vai operar o marketplace, a plataforma que reúne vendedores (os sellers), e marcas? O varejo, o banco ou quem detém a transação financeira?
O que vai fazer o associado gastar os pontos do programa de fidelidade? Até porque um número considerável de inscritos não acessa o que é o principal motivo, e impulso, para estar vinculado aos programas: descontos ou outros benefícios. E ainda: o que mais gera valor para o cliente?
Estas perguntas e muitos exemplos de caminhos desfilaram pelo South Summit Brazil, em Porto Alegre. A coluna traz um dos exemplos que subiu ao palco do Cais Mauá e que injeta medidas ambientais no setor que mais gera poluição, a moda. A preocupação do maior brechó online do País, o Repassa, é ofertar uma plataforma interessante e conveniente para as pessoas.
Tadeu Almeida, fundador e CEO do brechó, que desde 2021 faz parte do portfólio da Lojas Renner, falou sobre sobre "Varejo além do digital", inserindo a estratégia do Repassa. A plataforma conjuga conceitos de circularidade, reuso de moda e destinação adequada dos produtos, além do descarte.
"O usado reduz em 80% a geração de resíduos da moda", cita Almeida. Quando se trata de modelos, o CEO cita que o Repassa busca entregar uma "experiência incrível", conectada com a conveniência. O brechó começou com as Sacolas do Bem, nas quais as pessoas enviam as roupas usadas à startup criada em 2016.
Curadoria, preparo dos itens e venda são parte do negócio. O desafio agora, revela Almeida, é ter mais proximidade com os usuários - já que são poucos os pontos físicos para receber as sacolas -, e "mais tecnologia para evoluir na plataforma e ser mais assertivo", adianta, sobre as mudanças.
"Vamos expandir em um modelo diferente nos próximos meses, com um novo plano de coleta no ponto físico", cita. "O futuro da moda é circular. A segunda mão cresce cinco vezes mais que o varejo de novos", contrasta o CEO.
O alerta pode pautar muitas empresas que ainda não acordaram para as oportunidades.
Moda, aliás, será um dos destaques de outro evento que Porto Alegre vai ser sede ainda neste mês, entre os dias 24 e 26.
Então, adeus South Summit Brazil, bem-vinda Feira Brasileiro do Varejo (FBV), tema da próxima coluna do dia 16 de maio.