Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 09 de Agosto de 2021 às 01:06

Marca de tempero orgânico cria linha para bebês após ouvir clientes na feira

Rafaela mostra sachês de temperos elaborados a partir de informações captadas nas feiras

Rafaela mostra sachês de temperos elaborados a partir de informações captadas nas feiras


PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Patrícia Comunello
Feira ao ar livre é um território de oportunidades. A fisioterapeuta Rafaela Vencato, que se dedica à sua marca de chás e temperos orgânicos, encara o contato com as clientes todas as manhãs de sábado, em Porto Alegre, como fonte para novos produtos. Assim, surgiu o mais recente lançamento.
Feira ao ar livre é um território de oportunidades. A fisioterapeuta Rafaela Vencato, que se dedica à sua marca de chás e temperos orgânicos, encara o contato com as clientes todas as manhãs de sábado, em Porto Alegre, como fonte para novos produtos. Assim, surgiu o mais recente lançamento.
"Elas (mães) pediam temperos para as crianças", conta Rafaela. Resultado: a Terra Amor ganhou uma linha especial para os pequenos, pensada para idade a partir de seis meses, quando começa a ser introduzida a alimentação.

JC VÍDEOS: Rafaela fala sobre linha de temperos para bebês e crianças

"A Primeiros Sabores também atende crianças que têm dificuldade de comer. Os temperos vêm enriquecidos com farinhas que elevam o valor nutricional", descreve. A marca está há cinco anos nas feiras ecológicas do Bom Fim, que ocupam a avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim, na avenida Getúlio Vargas, no Menino Deus, e na Rômulo Telles, no bairro Bela Vista.
Nas conversas, Rafaela ouvia mães falarem das dificuldades de ter alimentos que fossem mais atrativos ou sobre estratégias para romper as barreiras na aceitação dos filhos. Algumas delas davam até receitas de como preparavam as comidinhas. Como as clientes já consumiam as linhas existentes, mas voltadas aos adultos, a fisioterapeuta viu que teria mercado uma linha específica para os primeiros anos de vida. 
Os novos produtos foram lançados em fim de julho com três sabores - beterraba, cenoura e espinafre. Os alimentos são transformados em farinha, acrescidas aos temperos, que vêm com variações de orégano, alecrim, tomilho, cúrcuma, salsa, cebola e alho. As porções são colocadas no preparo de feijão, purês e outros pratos.
Nas embalagens, estilo sachês, estão descritos os valores nutricionais para que cada mãe, pai ou responsável tenha detalhes do ganho associado à mistura. Na feira, cada sachê custa R$ 14,90, com 30 gramas. 
"Foi super bem aceito e já estamos enviando para todo o Brasil", conta Rafaela. 
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/08/206x137/1_img_5294-9381656.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'611095aa9c8f2', 'cd_midia':9381656, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/08/08/img_5294-9381656.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Feira Ecológica Bom Fim - Rafaela Vencato, dona da marca Terra Amor, segura sachês da linha Primeiros Sabores - tempero para bebês e crianças - consumo - produtos orgânicos', 'ds_midia_credi': 'PATRICIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Feira Ecológica Bom Fim - Rafaela Vencato, dona da marca Terra Amor, segura sachês da linha Primeiros Sabores - tempero para bebês e crianças - consumo - produtos orgânicos', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '600', 'align': 'Left'}
Contato todos os sábados com consumidores ajuda em testes de receptividade de novos produtos. Foto: Patrícia Comunello/Especial/JC  
A produção do Terra Amor é feita no bairro Belém Novo, na Zona Sul da Capital. Cinco pessoas trabalham na operação: quatro na confecção das misturas e uma na área de contato com clientes e envio de pedidos. "Estamos também lojas especializadas no Brasil inteiro", diz ela. 
Rafaela conta que pensa nos sabores e nas características e valida com a equipe da produção, mas o teste final é na feira. "Dou amostrinhas para as pessoas experimentarem e peço um retorno sobre o que acharam do tempero. Depois, os produtos vão ao mercado", indica ela. 
Desde janeiro, a fisioterapeuta tem um sócio, o administrador José Augusto Oliveira Júnior, que propôs investir na empresa após conhecer as linhas como representante comercial, em Santa Catarina.
"Ele veio para Porto Alegre e disse que não queria só vender, mas ser sócio. Sempre fui sozinha na Terra Amor, contando com o apoio dos colaboradores, aí respondi: 'Se quiser entrar nesse desafio, eu topo'", recorda a criadora da marca.
Oliveira assumiu a gestão comercial, montou equipe de vendas no Estado, em Santa Catarina e no Paraná. "Foi importante para expandir o negócio", observa Rafaela.
A Terra Amor tem 48 tipos de produtos, entre sal temperado, temperos e chás. Só de temperos são elaborados 500 quilos por mês. Rafaela projeta que a linha Primeiros Sabores vai significar 305 das vendas de agosto a dezembro. 
A empresa é um dos 65 empreendimentos inseridos no projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas do Sebrae-RS, que apoia no desenvolvimento de novos mercados, que foi bem a sacada da nova linha. Rafaela ingressou no projeto em 2019.
Do contato na feira, que se renova a cada sábado, a Terra Amor já prepara novidades de chás orgânicos. O lançamento é previsto para novembro, mas os detalhes são mantidos reservados. Para saber mais, a dica é dar uma passadinha na banca. Rafaela pode estar testando a linha nova com seus cleintes.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO