Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 31 de Maio de 2021 às 03:00

Procempa avança em novo modelo de compliance

Letícia destaca projetos e a alta capacidade técnica do time da companhia

Letícia destaca projetos e a alta capacidade técnica do time da companhia


Alex Rocha/PMPA/Divulgação/JC
A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) avança na construção do seu modelo de compliance. A meta é consolidar o trabalho que vem sendo feito, de garantir a integridade da empresa, cumprindo regulamentos internos e externos.
A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) avança na construção do seu modelo de compliance. A meta é consolidar o trabalho que vem sendo feito, de garantir a integridade da empresa, cumprindo regulamentos internos e externos.
"Queremos ser a primeira empresa municipal de tecnologia do Brasil reconhecida em compliance", projeta a presidente da Procempa, Letícia Batistela, destacando que é muito importante para uma companhia pública ser reconhecida como íntegra.
Para dar solidez a esse projeto, em abril deste ano foi criada a área de Compliance, que tem na liderança André Luiz Pontin. Segundo ele, a ideia é trabalhar no incremento e aperfeiçoamento dos instrumentos e das políticas que a Procempa já possui, sem a necessidade de duplicação de esforços ou substituição de práticas que funcionam
"A transparência é um dos princípios basilares da governança corporativa. A Procempa já tem uma estrutura construída e estamos revendo esse sistema todo diante dos novos riscos, já que muita coisa mudou com a pandemia", comenta o gestor.
O advogado, especialista na área de compliance, analisa que empresas estatais, orientadas pelos princípios da administração pública, devem ter papel de destaque no desenvolvimento de uma cultura corporativa pautada pela ética. "O nosso papel será consolidar um conjunto de políticas e mecanismos capazes de prevenir, detectar e remediar não conformidades, sempre alinhados com a gestão de risco e a estratégia da companhia", diz. O objetivo é ir além da obrigação da lei das estatais e fazer com que a empresa, ao se certificar, tenha o reconhecimento externo deste modelo.
O processo já iniciou. Até a metade deste ano, a expectativa é ter toda estrutura de governança desenvolvida e, no final deste ano, fazer com que ela esteja rodando. "Na metade de 2022 já devemos ter uma boa base para chamar a auditoria externa. A certificação será a cereja do bolo deste trabalho, pois é quando uma organização independente vai nos certificar e dizer que estamos adequados", comenta Pontin.
Os ganhos de todo esse trabalho, porém, já começarão a aparecer na medida em que o trabalho for avançando. "Os benefícios da implementação de um sistema de gestão de compliance são grandes e vão desde a lógica de conduta ética e normas a serem seguidas até a consolidação de cultura de integridade da companhia", diz.
A decisão de apostar em ações voltadas à transparência pesam ainda mais depois dos episódios de irregularidades na gestão do ex-diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, em 2013, e que levaram a sua renúncia. "O que aconteceu foi algo isolado daquela gestão. O time aqui é muito correto", destaca Letícia.
Aliás, fortalecer a autoestima dos colaboradores tem sido uma das missões da gestora desde que assumiu, em janeiro deste ano. Uma das suas primeiras ações foi resgatar mais de 40 troféus recebidos pela Procempa nos últimos anos e que estavam encaixotados em um depósito. "Eram prêmios recebidos por sistemas incríveis desenvolvidos e que estavam esquecidos", observa.
Antes de assumir a presidência, Letícia ficou durante quatro anos no Conselho de Administração da Procempa período em que, segundo ela, aprendeu a admirar a companhia. "Há um mundo de projetos interessantes acontecendo aqui e a grande maioria das pessoas não sabe disso. Sem falar no time de tecnologia, que é altamente capacitado. Os colaboradores são apaixonados pela empresa", comenta. Faltava, segundo ela, uma visão empresarial empreendedora para mostrar isso. "A Procempa tinha virado uma caixa fechada, com as pessoas interagindo muito entre si, mas com pouco sendo mostrado ao mercado", observa.
A Procempa atua como um ponto de convergência para as demandas de Tecnologia da Informação e Comunicação da prefeitura de Porto Alegre. Diante disso, tem feito um trabalho de aproximação com todas as secretarias para rever projetos, algo importante diante das mudanças que estão acontecendo. "Com as trocas nas secretarias, muitos gestores não sabiam o que já tinham contratado conosco. Fizemos um onboarding com 21 secretarias, juntamos todo time que atende essas demandas e alinhados todos sobre os contratos vigentes e o que poderia ser feito.
"Criamos um canal para falar com os nossos clientes. Queremos transformar a Procempa e deixar a tecnologia, cada vez mais, na palma da mão das pessoas", comenta Letícia.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO