Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 23 de Março de 2020 às 15:34

Ecossistema de inovação gaúcho se une para buscar soluções

Veridiana Cavalheiro e Bruno Ukoski são os cofundadores da Agidesk

Veridiana Cavalheiro e Bruno Ukoski são os cofundadores da Agidesk


Agidesk/Divulgação/JC
E já que nos últimos tempos se fala tanto em promover o uso da tecnologia para ajudar as pessoas e a sociedade como um todo, a hora é agora. Com a pandemia do Covid-19, as empresas começam a se mexer.
E já que nos últimos tempos se fala tanto em promover o uso da tecnologia para ajudar as pessoas e a sociedade como um todo, a hora é agora. Com a pandemia do Covid-19, as empresas começam a se mexer.
O ecossistema gaúcho de inovação está bem ativo. Além do anúncio na semana de um hackathon online para buscar ideias estruturadas para combater os impactos do COVID-19, iniciativa liderada pela GROW+ Aceleradora de Startups em parceria com mais de 40 empresas e instituições, diversas outras iniciativas começam a acontecer.
O movimento Comunidade RS, que envolve as startups e outros agentes de inovação, abriu espaço no seu portal (https://comunidaders.com.br) e Instagram (@comunidaders) para divulgar as ações que estão sendo feitas localmente pelos empreendedores.
“Hoje em dia vivemos muito mais da combinatividade do que da criatividade, ou seja, procuramos boas práticas e boas ações, fazemos do nosso jeito e replicamos. Essa é a nossa ideia ao fomentar e dar visibilidade a participação das empresas que querem ajudar nesse momento”, comenta a agente de transformação da Comunidade RS, Ju Guterres.
Um exemplo é a da Shoppr, supermercado virtual, que está com a agenda de entregas completamente lotada, mas deixou uma margem para o atendimento das pessoas do grupo de risco. “A nossa demanda aumentou mais de 70% nos últimos dias, estamos reforçando a equipe e tentando não deixar atender as pessoas que não podem sair de casa, especialmente idosos e aqueles indivíduos com algum tipo de deficiência”, explica a CEO da Shoppr, Bianca Tiburski Vaz Costa.
A equipe da Shoppr cadastra os produtos dos supermercadistas, faz a venda on-line (https://shoppr.com.br) e tem um time de personal shoppers, pessoas treinadas que fazem as compras. A entrega é feita direto no endereço dia e horário indicado pelos clientes.
Outra iniciativa é a da Agidesk, que decidiu liberar o uso do seu software de home office de forma gratuita por 40 dias, além de disponibilizar licenças adicionais sem custos durante a pandemia para as empresas que já foram clientes e precisam de mais licenças para pessoas dos seus times. “Essa solução torna possível registrar as atividades e organizar a rotina de trabalho remoto, inclusive registrar as horas trabalho”, explica a cofundadora e CEO da empresa, Veridiana Cavalheiro. Segundo ela, este período de gratuidade poderá ser prorrogado enquanto durar a pandemia. Qualquer perfil de empresa pode utilizar o sistema – é possível acessar os benefícios pelo https://agidesk.com.
A coordenadora de startups do Sebrae-RS, Débora Chagas, comenta que recebe a todo momento mensagens de empreendedores interessados em ajudar. “Algumas startups já têm soluções prontas e estão disponibilizando para a comunidade e outras estão propondo novas ideias para serem desenvolvidas e, assim, resolverem algumas questões mais urgentes, especialmente relacionadas à cadeia da saúde”, explica.
Débora elogia o movimento das empresas e destaca a importância da conexão entre todos os agentes. “Estamos participando de muitas iniciativas, junto a Prefeitura de Porto Alegre, o Pacto Alegre e de empresas como da GROW+ e Governo do Estado. Queremos aproximar e identificar essas startups para podermos juntos gerar soluções”, diz.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO