Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado Digital

- Publicada em 19 de Março de 2020 às 19:45

Rio Grande do Sul lidera maior hackathon on-line contra o coronavírus no Brasil

Beck motiva as pessoas a pensarem juntas para combater a pandemia do coronavírus

Beck motiva as pessoas a pensarem juntas para combater a pandemia do coronavírus


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Patricia Knebel
O Rio Grande do Sul deu a largada para aquele que deverá ser o maior hackathon online do Brasil de busca de ideias estruturadas para combater os impactos do COVID-19 na sociedade. A meta é que essa maratona de inovação aberta e colaborativa receba entre 200 e 300 ideias, que resultem em 20 soluções para ajudar o Brasil a emergir da crise do coronavírus.
O Rio Grande do Sul deu a largada para aquele que deverá ser o maior hackathon online do Brasil de busca de ideias estruturadas para combater os impactos do COVID-19 na sociedade. A meta é que essa maratona de inovação aberta e colaborativa receba entre 200 e 300 ideias, que resultem em 20 soluções para ajudar o Brasil a emergir da crise do coronavírus.
Mais de 20 cidades brasileiras deverão colaborar – apenas ontem, sete do Nordeste já aderiram. A iniciativa é da GROW+ Aceleradora de Startups, que tem a governança do projeto, e conta com a parceria de mais de 40 empresas e instituições, como a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, o Pacto Alegre, o HealthPlus e o BioHub.
“Precisamos do maior número possível de pessoas com ideias e pensando de forma estruturada para atendermos essa pandemia do coronavírus”, explica o cofundador e CEO da GROW+, Paulo Beck.
O projeto do Covid-19 Hackathon Online está sendo executado a toque de caixa por pessoas que estão se engajando na iniciativa a cada dia. As inscrições poderão ser feitas até às 18 horas do próximo domingo, dia 22, em uma plataforma digital que está sendo customizada pelo grupo e será divulgada nessa sexta-feira. Qualquer pessoa interessada pode participar, não é preciso ter uma empresa.
A maratona acontece de 23 de março, quando serão formados os grupos de trabalho, até 27 de março, momento em que ocorrerá a definição das melhores ideias. É possível encontrar mais informações pelo Instagram @growplusventures.
“Essa é uma iniciativa pautada pelas necessidades de saúde, com uma visão muito positiva de focar em problemas que estão sendo definidos por especialistas”, comenta o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Luis Lamb.
Os grupos vão trabalhar para entender a realidade que envolve cada uma das personas escolhidas em busca de ideias para resolver os problemas que elas enfrentam. Por exemplo, será que não existe uma forma de levar a vacina contra a gripe até o idoso, para que ele não precise sair de casa nesse momento de risco elevado de contágio? “Estamos atrás de um analgésico para a dor dessas pessoas, que pode ser um paciente ou familiar, um funcionário de uma grande empresa que está em quarentena ou alguém que está sofrendo com sintomas e precisa ir ao médico”, relata Beck. A partir disso, serão desenvolvidas soluções para todos que está sendo impactados, como hospitais, profissionais de saúde, órgãos governamentais, pacientes, entre outros.
O empreendedor explica, porém, que essa não é uma chamada tradicional, como costuma acontecer muito nos ecossistemas de inovação. Não se trata de procurar startups para atender a desafios previamente estabelecidos. “Não queremos reunir mil ideias e não saber como aplicar. O mundo inteiro está fazendo isso, e não está se mostrando efetivo. As respostas positivas foram poucas e pontuais”, diz.
Por isso, esse modelo proposto agora é o de uma maratona de ideação totalmente estruturada, que contará com as metodologias da GROW+, sem custo algum. Na primeira fase, que já aconteceu, foi feito o detalhamento das personas, como assintomáticos, idosos etc. Na segunda, será realizada a jornada dos usuários, para entender a realidade de cada um deles. A terceira etapa é a da ideação e a quarta será a da seleção das 20 ideias escolhidas.
“A partir daí vamos buscar conexões com startups que tenham as soluções ou, se precisar, partir para o desenvolvimento. Temos duas semanas para fazer tudo”, diz Beck, empolgado, acrescentando que também já estão sendo identificados investidores para poder fazer as soluções idealizadas chegarem ao mercado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO