Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 20 de julho de 2020.
Dia do Amigo.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
segunda-feira, 20 de julho de 2020.
Notícia da edição impressa de 17/04/2020.
Alterada em 17/04 às 03h00min

Jogo rápido para uma lenta quarentena

Antes de servir à mesa, finalize com um fio de azeite de oliva

Antes de servir à mesa, finalize com um fio de azeite de oliva


BAUDUCCO/DIVULGAÇÃO/JC
Massas industrializadas costumam ser a salvação para cozinheiros de primeira viagem. Ou mesmo aos que já cansaram de preparar refeições, durante este período de encarceramento voluntário. No caso das receitas de espaguete, a praticidade permanece, mas o resultado é digno de bons restaurantes italianos. A sobremesa é um delicioso aproveitamento de alguma sobra da Páscoa.
Massas industrializadas costumam ser a salvação para cozinheiros de primeira viagem. Ou mesmo aos que já cansaram de preparar refeições, durante este período de encarceramento voluntário. No caso das receitas de espaguete, a praticidade permanece, mas o resultado é digno de bons restaurantes italianos. A sobremesa é um delicioso aproveitamento de alguma sobra da Páscoa.
Espaguete com legumes (acima)
Enviada por Barilla
Ingredientes [seis porções]:
  • 500g de spaghetti (massa seca)
  • 1 pimentão vermelho
  • cenoura
  • 1 berinjela
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 1 abobrinha italiana
  • 1 cebola
  • 100g de tomatinhos cereja
  • 1 dente de alho
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 30ml de azeite de oliva extra virgem
  • 60g de Parmesão ralado
  • sal e pimenta do reino preta
Modo de preparar:
  1. Cortar legumes em cubos de 1,5 cm e tomatinhos em metades.
  2. Triturar alho com folhas de alecrim e de tomilho.
  3. Aquecer azeite em uma frigideira antiaderente e dourar os legumes separadamente, de forma que fiquem crocantes, acrescentando aos poucos sal, pimenta e parte do alho triturado com as ervas. Reservar.
  4. Cozinhar a massa em água salgada, até dois minutos antes do tempo indicado na embalagem.
  5. Escorrer e passar a massa à frigideira, com todos os legumes grelhados previamente e mais duas conchas da água do cozimento.
  6. Manter no fogo por dois minutos, mexendo vigorosamente. Finalizar com um fio de azeite e servir imediatamente.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/04/15/206x137/1_cult___gastronomia___espaguete_carbonara_com_panceta_foto_buona_italia-9037205.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e9774dc7f20d', 'cd_midia':9037205, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/04/15/cult___gastronomia___espaguete_carbonara_com_panceta_foto_buona_italia-9037205.jpg', 'ds_midia': 'FOTO 2 HOMEM NA COZINHA - espaguete carbonara-com-panceta FOTO BUONA ITALIA', 'ds_midia_credi': 'BUONA ITÁLIA/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'FOTO 2 HOMEM NA COZINHA - espaguete carbonara-com-panceta FOTO BUONA ITALIA', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '613', 'align': 'Left'}
 Foto: Buona Itália/Divulgação/JC
Espaguete à Carbonara (acima)
Enviada por Buona Italia
Ingredientes [quatro porções]:
  • 360g de espaguete
  • 200g de panceta picada
  • 2 ovos inteiros
  • 1 gema
  • 80 g de queijo Parmesão ou de Pecorino, ralados
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • sal e pimenta
Modo de preparar:
  1. Cozinhar espaguete em água fervente com sal.
  2. Em uma frigideira antiaderente, fritar panceta em sua própria gordura por alguns minutos.
  3. Quando a massa estiver al dente, retirar do fogo e escorrer.
  4. Devolver espaguete à panela, juntar panceta, misturar bem e acrescentar manteiga.
  5. Em uma tigela, bater os dois ovos, a gema, adicionar sal e queijo ralado.
  6. Acrescentar essa mistura ao espaguete, revolver com dois garfos, polvilhar pimenta e servir.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/04/15/206x137/1_cult___gastronomia___torta_palha_italiana___foto_bauducco-9037225.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e9775658d947', 'cd_midia':9037225, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2020/04/15/cult___gastronomia___torta_palha_italiana___foto_bauducco-9037225.jpg', 'ds_midia': 'FOTO 3 HOMEM NA COZINHA- torta palha italiana - foto BAUDUCCO', 'ds_midia_credi': 'BAUDUCCO/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'FOTO 3 HOMEM NA COZINHA- torta palha italiana - foto BAUDUCCO', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '692', 'cd_midia_h': '372', 'align': 'Left'}
 Foto: Bauducco/Divulgação/JC
Torta palha italiana
Enviada por Bauducco
Ingredientes (oito porções):
  • 1 chocolomba mousse de chocolate em fatias finas
  • 2 latas de leite condensado;
  • 150 g de chocolate branco derretido
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara de ganache de chocolate
Modo de preparar:
  1. Em uma panela, levar ao fogo baixo leite condensado, chocolate e manteiga, mexendo sempre até engrossar e desgrudar do fundo.
  2. Forrar uma assadeira com papel manteiga e acomodar uma camada de chocolomba. Cobrir com uma camada do chocolate, espalhando cuidadosamente. Repetir essa operação por três vezes.
  3. Levar ao refrigerador por uma hora, ou até firmar.
  4. Desenformar, finalizar com ganache e servir.

Até breve, Riversides

FTOTO 4 - ARQUIVO PESSOAL RIVERSIDES - FOTO CPM
Eram dois salões com vista para o Guaíba
CPM/ESPECIAL/JC
Lembro perfeitamente quando, há 28 anos, o restaurante ocupou o espaço mais nobre do recém-inaugurado Shopping Praia de Belas. Eram dois salões com vista para o Guaíba. O primeiro dedicava-se a saladas e grelhados, o outro a iguarias mais sofisticadas, tudo em amplos bufês. A inauguração foi um acontecimento, Clovis Duarte chegou a transmitir de lá seu Câmera 2, uma ação de merchandising inédita, que hoje muita gente faz parecido.
Anos depois, nos primórdios da Padre Chagas como rua de intenso movimento, surgiu o Riversides Shikki, comandado pelo chef Peppe Laitano. Era pequeno, durou pouco e foi substituído pelo restaurante aí da foto, na avenida Nilo Peçanha, com uma ala de culinária japonesa e outra com grelhados, principais e acompanhamentos.
Foram 15 anos ali, onde há poucas semanas encerrou suas atividades, dando espaço a um grande empreendimento imobiliário. O menu de sushis continuará disponível para delivery, com 24 combinados com entrega grátis nos bairros próximos. O site insinua que, em breve, o nome famoso poderá estar de volta, em outro lugar da cidade. Por enquanto, de terças-feiras a domingos, das 18h às 23h, em: https://www.riversides.com.br/pedido-online. Ou pelos telefones (51) 3276-9854 ou (51) 98183-6696.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Carlos Pires de Miranda
Carlos Pires de Miranda
As novidades nas operações gastronômicas no Rio Grande do Sul, receitas exclusivas e dicas de lugares agradáveis para apreciar o melhor da culinária estão na coluna Gastronomia, publicada todas as sextas-feiras.