Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 14 de novembro de 2019.
Dia do Bandeirante.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 14/11/2019.
Alterada em 14/11 às 03h00min
COMENTAR | CORRIGIR

O gigante do Amazonas

Os autores da receita são Vicente Perini Filho e Arthur De Antoni Perini, proprietários da nova casa

Os autores da receita são Vicente Perini Filho e Arthur De Antoni Perini, proprietários da nova casa


LEANDRA ROMANI/DIVULGAÇÃO/JC
À primeira vista o leitor poderá se imaginar no caudaloso rio Amazonas, lutando para fisgar um enorme pirarucu. Não será preciso: esse, que é um dos maiores peixes de escamas a viver em águas doces, também é criado em cativeiro. E está no menu do Q Restaurante, recém-inaugurado no Centro de Caxias do Sul. Os autores da receita são Vicente Perini Filho e Arthur De Antoni Perini, proprietários da nova casa.
À primeira vista o leitor poderá se imaginar no caudaloso rio Amazonas, lutando para fisgar um enorme pirarucu. Não será preciso: esse, que é um dos maiores peixes de escamas a viver em águas doces, também é criado em cativeiro. E está no menu do Q Restaurante, recém-inaugurado no Centro de Caxias do Sul. Os autores da receita são Vicente Perini Filho e Arthur De Antoni Perini, proprietários da nova casa.

Pirarucu ao molho de coco

Ingredientes
[quatro porções]
  • 350g de pirarucu em posta
  • sal, pimenta e
  • suco de meio limão
  • 70g de manteiga
  • 250g moranga
  • 20g manteiga
  • noz moscada ralada
  • ½ cebola picada
  • 1 dente de alho
  • 75 ml de leite de coco
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 10g de gengibre ralado
  • 10g de cebolinha
  • 10g de pimentão, sem pele nem sementes
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 10g de coco em flocos
Modo de preparo
  1. Temperar a posta com sal, pimenta, limão e reservar por 15 minutos. Em uma frigideira antiaderente, derreter 40g de manteiga e fritar o peixe.
  2. Cortar moranga em cubos e cozinhar em água até ficar macia. Escorrer, amassar com um garfo e, ainda quente, juntar 20g de manteiga, sal e noz moscada. Misturar até atingir a consistência de purê.
  3. Derreter a manteiga restante em uma panela, dourar cebola e alho. Acrescentar leite de coco, creme de leite, sal, pimenta, gengibre e cozinhar em fogo baixo até reduzir à metade.
  4. Peneirar, adicionar cebolinha, pimentão e pimenta picadinhos, mais coco em flocos.
  5. Dispor o purê sobre o prato, colocar a posta por cima e finalizar com o molho.

via e-mail

VIV GASTRONOMIA - VIA E-MAIL Jantar de outubro do Juvenil Club Gourmet teve camarões como prato principal - acompanhados por arroz branco e farofa Foto CPM Especial JC
Jantar de outubro do Juvenil Club Gourmet teve camarões como prato principal
CPM/ESPECIAL/JC
  • Jantar de outubro do Juvenil Club Gourmet teve camarões como prato principal. Seu autor foi Alberto Vasconcellos Inda Júnior, que os fez acompanhar por arroz branco e uma especialíssima farofa (acima) - esta, uma invenção de Carlos Tellechea Madeira, assim como a entrada. Uma inefável mousse de limão coube a João Miguel da Veiga, sob a fiscalização da esposa pelo celular.
  • Sette Pasta Bar traz a Sardenha às suas mesas: até domingo, 17, a ilha italiana inspira sugestões de entrada, principais e sobremesas, que podem ser pedidas separadamente. Como a desse tentador filé de peixe (o chef jura que é linguado, olhe só a altura na foto) com vôngoles (R$ 65,00). Rua Auxiliadora, 248, de terças-feiras a sábados, das 19h às 23h, domingos das 12h às 15h. Reservas: (51) 3012-2926.
  • Algumas especialidades do recém-inaugurado Zero Hei podem estar no menu-surpresa, servido no balcão: barriga de salmão ou de atum gordo, polvo, vieira canadense, foie gras, enguia e a valorizadíssima carne wagyu, sempre com opção do uso de azeite trufado. No fervo da Rua Nova York, 34.

Seu voto nas melhores carnes

VIV GASTRONOMIA - FESTIVAL - ANGUS WEEK - Foto Eduardo Rocha
No total, 28 restaurantes e butiques de carnes participarão nas três capitais
EDUARDO ROCHA/DIVULGAÇÃO/JC
Começa neste feriado e seguirá até dia 24, domingo, o Angus Beef Week. O festival, com óbvio foco nas carnes da refinada raça, estreia em Porto Alegre, após dois anos de sucesso em São Paulo e, desta vez, abrangerá também Curitiba. No total, 28 restaurantes e butiques de carnes participarão nas três capitais. Cortes e pratos à base de carne Angus certificada terão preços promocionais nos restaurantes Barranco, Fazenda Barbanegra e Baro Experiência Gastronômica, além do Mercado Ferrari. Os clientes poderão avaliar o que degustarem no site www.blogdacarne.com. Os votantes irão concorrer a um jantar para dois no restaurante mais bem pontuado da sua cidade.

Os Beaujolais estão chegando

VIV GASTRONOMIA - ADEGA - Beaujolais Nouveau 2019 JD - FOTO DIV MISTRAL
Há conceituados produtores da região da Borgonha que não deixam de produzir o seu
MISTRAL/DIVULGAÇÃO/JC
Há quem entenda que Beaujolais Noveau é mais marketing do que vinho. Uma boa frase, mas afinal estamos tratando da primeira prova de um famoso rótulo, que a cada ano firma a tradição de inaugurar a safra recém-colhida na França. Há conceituados produtores da região da Borgonha que não deixam de produzir o seu, a partir de uvas Gamay colhidas manualmente, e lançá-lo ao mercado, sempre na terceira semana de novembro. Uma eficiente logística é essencial para previamente distribuir milhares de caixas pelo mundo afora.
É assim que ele também chegará a Porto Alegre, graças ao empenho do Dionisia VinhoBar, um dos civilizados refúgios restantes na Rua Padre Chagas. Um Beaujolais Nouveau e um Village, ambos do produtor Joseph Drouhin, estarão disponíveis a partir de 18h da quinta-feira, dia 21, em cálices de 50 ml, 75 ml e 125 ml. Como vinho não é café espresso, se não puder degustar na data, pode ser depois: enquanto estiver jovem estará valendo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia