Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 09 de agosto de 2019.
Dia Internacional dos Povos Indígenas.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Carlos Pires de Miranda

Gastronomia

Edição impressa de 09/08/2019. Alterada em 09/08 às 03h00min

Para o domingo dos pais

ISABEL/DIVULGAÇÃO/JC
Parece que aquele frio escandaloso resolveu nos dar uma trégua. Mas ainda temos várias semanas de inverno pela frente e um Dia dos Pais para festejar. Como se trata de um domingo superconcorrido nos restaurantes, preparar o almoço em casa é boa ideia. Assim: escolher a entrada fica ao seu encargo - se bem que, para os italianos, massa é servida como primeiro prato -, mas a sugestão é deixar o principal a cargo do papai e a sobremesa com mãe ou filha, que tal?
Parece que aquele frio escandaloso resolveu nos dar uma trégua. Mas ainda temos várias semanas de inverno pela frente e um Dia dos Pais para festejar. Como se trata de um domingo superconcorrido nos restaurantes, preparar o almoço em casa é boa ideia. Assim: escolher a entrada fica ao seu encargo - se bem que, para os italianos, massa é servida como primeiro prato -, mas a sugestão é deixar o principal a cargo do papai e a sobremesa com mãe ou filha, que tal?
Trato feito, eis dois clássicos: espaguete al pesto, da culinária genovesa (enviado pela equipe da Isabela), e pudim de leite condensado, uma das sobremesas que mais aprecio quando vou comer acarajés na feijoada do Deville Prime Porto Alegre - o autor é o chef pâttisier José Antônio Lorenci, e a receita rende três formas de 21 cm ou 50 pequeninos pudins.
Spaghetti al pesto genovese
Ingredientes (oito porções):
1 xícara (chá) de azeite
1 dente de alho
3 xícaras (chá) de folhas de manjericão
2 pedras de gelo
100 g de nozes trituradas grosseiramente
4 colheres (sopa) de queijo Parmesão ralado fino
500 g de espaguete
1 colher (sopa) de sal
Modo de preparar:
1. No copo do liquidificador, colocar azeite, alho, manjericão, gelo e ligar na tecla "pulsar", até que formem um molho liso e esverdeado.
2. Juntar nozes, Parmesão e religar o liquidificador na mesma tecla, apenas para misturar os ingredientes. Revisar o sal e reservar.
3. Ferver cinco litros de água com sal e cozinhar a massa durante o tempo indicado na embalagem, ou até que esteja "al dente".
4. Escorrer imediatamente e acrescentar ao pesto reservado. Misturar bem, envolvendo o espaguete no molho.
Servir em seguida.
Pudim Deville
Ingredientes:
1 kg de açúcar
200 ml de água
1,95 kg de leite condensado
0,750 g de ovo pasteurizado ou 11 ovos grandes
Modo de preparar:
1. Fazer a calda com açúcar e água, caramelizar com ela as formas e reservar em refrigerador.
2. Misturar leite condensado, leite e ovos em um recipiente alto (bowl) e bater delicadamente com um fouet, ou em batedeira na velocidade mínima, para não criar espuma.
3. Preencher com a mistura as formas reservadas, colocar em banho-maria e levar ao forno aquecido em temperatura mínima, para assar por uma hora.
4Retirar do forno, esperar que esfrie e levar ao refrigerador por três horas. Desenformar, decorar e servir.
Observações do chef: a temperatura do forno é o segredo para não formar bolinhas no pudim; e a receita pode aproveitar produtos sem lactose.
 

Via e-mail

  • Uma chance de conhecer o Thai Mee em horário de almoço: neste domingo, para reunir os papais em torno de sua consagrada culinária tailandesa. No Boulevard Laçador, das 11h30min às 16h, com vista para o aeroporto, fácil estacionamento (pago) e playground. Na foto, camarões no abacaxi.
  • Dal Pizzol festeja seus 45 anos e prepara lançamento de novo rótulo para comemorar. Semana que vem eu conto em Adega.
  • A propósito, na próxima sexta-feira, a Santo Mimo Casa de Brunch inaugura sua filial, enriquecendo ainda mais o Boulevard Laçador. A imagem dá bem uma ideia do que é servido na matriz da avenida Independência, 437. Tudo isso também estará no novo endereço, das 11h às 22h (sábados e domingos, desde as 10h).
  • Menu do Lorita até 31 de agosto, somente para sextas-feiras e sábados: couvert, três entradas (steak tartar, creme de beterraba, tomate e cogumelos defumados com Brie); um dos principais (filé com legumes braseados, ou robalo ao camarão em mostarda e baunilha, mais outras sete tentações) e inefável crème-brûlée da casa. Preço individual: R$ 162,00. Reservas: (51) 3264-6000.
  • Nem chegara a noite na sexta-feira e nosso Pedro, em férias escolares, reclama de fome. Não duvidei: fomos ao bar da piscina do Juvenil e pedi um filé com acompanhamentos, que ele cuidou de liquidar.
  • Às 18h em ponto, vejo réchauds sendo montados próximo à nossa mesa. Foi minha vez: além de sopa de cappellettis, havia esse creme de espinafre da foto, uma delícia. O bufê de sopas varia de segundas a sextas-feiras, custa R$ 20,00 com direito a repetições. Delícia, melhor ainda se fosse servido com croûtons.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia