Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 22 de Novembro de 2018 às 22:35

Berinjelas recheadas, ao gosto do freguês


SUPERBOM/DIVULGAÇÃO/JC
Então, ficamos assim: o colunista se declara carnívoro irremediável, embora respeite veganos e afins. Daí, essa receita, que originalmente utiliza linguiça ovolactovegetariana, produzida à base de ervilhas pela Superbom, é publicada com a opção de outro recheio: alguma linguiça defumada, de pura carne de porco. Faça sua escolha e ficamos todos felizes.
Então, ficamos assim: o colunista se declara carnívoro irremediável, embora respeite veganos e afins. Daí, essa receita, que originalmente utiliza linguiça ovolactovegetariana, produzida à base de ervilhas pela Superbom, é publicada com a opção de outro recheio: alguma linguiça defumada, de pura carne de porco. Faça sua escolha e ficamos todos felizes.
Ingredientes (duas a três porções):
  • 1 berinjela
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 300g de linguiça picada
  • 1 colher (sopa) de azeitonas verde em rodelas
  • salsa e cebolinha picadas
  • 1/2 xícara (chá) de molho de tomate
Modo de preparar:
  1. Lavar, cortar berinjela em fatias grossas, embrulhar em folha de alumínio e levar ao forno, aquecido a 200º C. Manter por cerca de cinco minutos ou até que a polpa fique macia.
  2. Retirar do forno, desembrulhar e, com auxílio de uma colher, retirar a polpa. Reservar separadamente.
  3. Aquecer azeite em uma panela, refogar cebola e alho. Adicionar polpa da berinjela e linguiça, depois azeitonas e molho de tomate.
  4. Refogar bem por cerca de cinco minutos e retirar do fogo. Passar as fatias de berinjela a um refratário, rechear cada uma delas, salpicar salsa, cebolinha e levar ao forno novamente, por mais dez minutos.
  5. Retirar e servir.

Um almoço no Roister


CPM/DIVULGAÇÃO/JC
Em uma tabuleta, escritas a giz informam as sugestões de almoço - essas da foto menor eram de sexta-feira passada. Lá dentro um ambiente animado - imagine na happy hour -, grupos e duplas acomodados em dois ambientes, o do deck, inteiramente envidraçado, contornando a movimentada esquina. A carta de cervejas parece ser a estrela da casa - perguntei ao garçom o que acompanhava o filé tal ou qual e a resposta era sempre a mesma: nossa carta de cervejas.
Não foi preciso muito esforço para detectar uma mera falha de treinamento. Todos os principais tinham, sim, guarnições, no mais das vezes arroz branco, saladinha, legumes, batatas fritas ou rústicas, não cervejas. A carta destas, aliás, merece ser visitada por quem não tiver que trabalhar depois.
De volta ao almoço, nossas escolhas foram um parmegiana e, para o colunista, iscas de filé ao molho de mostarda, com fritas e arroz (R$ 38,00). Nada comovedor, mas comida boa, com tentadora apresentação e boa dose de criatividade - ou o que você diria do visual desse parmegiana, um contrafilé recheado com queijo colonial, presunto e pesto, ao molho de tomate, uma das estrelas do menu fixo (R$ 43,00)?
Outras possibilidades: algumas entradas e petiscos, quatro opções de massas, duas de tilápia ou de frango, filé, ragu e uma vegana, para os apreciadores.
Roister
  • Rua 24 de Outubro, 1454, tel. (51) 99-511-1006.
  • De segundas a sextas-feiras, almoço e jantar; sábados, direto das 11h30min à 0h.
  • Estacionamento pela rua Nova York, grátis no horário de almoço.
 

As novidades do Lorita


CPM/DIVULGAÇÃO/JC
Depois de uma década de respeitáveis e cativantes menus, tornou-se difícil conter o ímpeto criativo da chef Roberta Horn Gomes. O dilema entre atender a esse apelo interior, sem desprezar os desejos dos frequentadores habituais, está resolvido. Ficam intocáveis os best-sellers como o filé caprese (esquerda), mas um cardápio alternativo passa a estar disponível, nascido do laboratório de culinária asiática de Roberta, promessa de leveza, sabores e perfumes - foto menor.
Outra ótima notícia: desde esta semana até 20 de dezembro, o Lorita estará operando em horários ampliados: de terças-feiras a sábados, das 20h às 23h. Para garantir mesa em seu ambiente predileto, o tel. é (51) 3264-6000.
Ainda há um terceiro e inacreditável menu, servido apenas às quartas-feiras, mediante reserva para pequenos grupos, que ainda está em gestação - melhor procurar detalhes no www.loritarestaurante.com.br.
Lorita
  • Rua Castro Alves, 678. Estacionamento (pago) na esquina com a Mariante.