Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Homem na cozinha

- Publicada em 14 de Junho de 2018 às 23:00

Em ritmo de Copa


RODRIGO E CASSIANA/DIVULGAÇÃO/JC
Quando conheci Praga, logo ao início deste século, almocei em um restaurante antigo, na esplanada central da cidade. Examinando o menu, questionei o maître, empertigado no seu impecável smoking, sobre a diferença entre um stroganoff russo e o que ali era servido. Provavelmente, ele ainda se recordava da agressão armada da Rússia a seu país em 1968, porque respondeu secamente: "Stroganoff só conheço o nosso".
Quando conheci Praga, logo ao início deste século, almocei em um restaurante antigo, na esplanada central da cidade. Examinando o menu, questionei o maître, empertigado no seu impecável smoking, sobre a diferença entre um stroganoff russo e o que ali era servido. Provavelmente, ele ainda se recordava da agressão armada da Rússia a seu país em 1968, porque respondeu secamente: "Stroganoff só conheço o nosso".
A versão brasileira costuma sofrer adaptações, a escolta milagrosamente se transfigura em arroz branco e batata palha, mas a Copa da Rússia o trouxe de novo à lembrança de muita gente. Como ocorreu no último jantar do Juvenil Club Gourmet, em que Ned Smith Junior preparou a receita que está na foto - diz ele que era exatamente como serviam no Encouraçado Butikin dos velhos tempos.
Ah, o stroganoff dos checos era bom, embora diferente. Melhor reproduzir o que está abaixo.
Stroganoff
Ingredientes (dez porções):
  • 1,8 kg de filé mignon em cubos ou iscas
  • 6 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 cebolas médias
  • sal e pimenta
  • 1/2 xícara (chá) de conhaque
  • 300 g de cogumelos em conserva fatiados
  • 500 g de ketchup
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 400 g de creme de leite
 Modo de preparar:
  1. Em uma frigideira grande, aquecer manteiga e dourar a carne, aos poucos, mantendo o fogo alto.
  2. Fritar cebolas separadamente, temperando com sal e pimenta.
  3. Misturar cebolas e carne, derramar conhaque na frigideira. Flambar quando estiver bem quente, inclinando-a levemente na direção do fogo.
  4. Juntar cogumelos, manter a frigideira tampada por alguns minutos.
  5. Adicionar ketchup, mostarda e manter em fogo baixo por cinco minutos, ainda com a tampa.
  6. Incorporar creme de leite, retirar do fogo antes que ferva e servir com arroz branco e batata palha.

via e-mail


CPM/DIVULGAÇÃO/JC
  • Urso Brownie surgiu em Caxias, há uns dois anos. A primeira filial, em Porto Alegre, existe há três meses, na rua 24 de Outubro, 579, tel. (51) 3110-3914. Foi onde buscamos uma caixinha com quatro brownies (na foto acima, R$ 40,00) - são ótimos! Havia opções tentadoras, em bem decoradas taças, ficaram para outra vez.
  • Evento adiado pelo locaute dos transportadores vem com toda a força neste fim de semana: em Gramado, na Casa Wilfrido, sexta-feira e sábado, acontece a Festejar 2018, das 14h às 21h. Entre tantas atrações, chef Rafael Jacobi contará o que viu na NRA Chicago, de onde acaba de chegar.
  • Na ExpoBento 2018, que termina neste domingo (no Parque de Eventos), está o espaço do Valle Rustico, servindo risoto de cogumelos, costelinha ao molho barbecue, porchetta, escondidinho, brusquetas, brownie com doce de leite e gelato italiano.
  • Liz Café, de Caxias, depois de 18 anos na Galeria Martinato, mudou-se para a rua Júlio de Castilhos, 1.624, com ambiente repaginado, como se vê na foto abaixo. Cafés, doces, salgados, linha fit e iguarias da culinária italiana são o foco.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/06/13/206x137/1_liz_cafe___credito_daiana_balestro-8361853.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5b2186d60ec4c', 'cd_midia':8361853, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2018/06/13/liz_cafe___credito_daiana_balestro-8361853.jpg', 'ds_midia': 'via e-mail - última nota', 'ds_midia_credi': 'DAIANA BALESTRO/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'via e-mail - última nota', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '392', 'align': 'Left'}

DAIANA BALESTRO/DIVULGAÇÃO/JC

adega


CÁSSIO BREZOLLA/DIVULGAÇÃO/JC
  • Salton traz a exposição "Alma do Chocolate" para dentro da vinícola. Até dia 23 de junho, na Galeria do Centenário (foto), estão expostas imagens da produção de chocolates Planalto, de Gramado, clicadas por Cibela Selbach.
  • A partir do dia 20 estará consolidada a parceria de Maison Forestier e Diego Andino Pâtisserie. Ou seja, a vinícola passará a ter um espaço para degustação, no mesmo ambiente em que Andino apresenta suas criações - rua Arthur Rocha, 795.
  • Seis júris, ao longo de 13 horas, avaliaram 611 amostras e premiaram 193, oito com medalhas Gran Ouro e 185 com Ouro. Foi a nona edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Dos 18 países representados, nove tiveram rótulos classificados, com destaque para Brasil, Chile e Portugal.
  • Dia 19 de junho, às 19h30, a Novo Milênio Zona Sul promove curso em comemoração aos seus 10 anos: o Bê a bá do vinho será desenvolvido pela sommelier Taíla Teloeken. Inscrições na loja - Av. Wenceslau Escobar, 2.655.