Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

coluna

- Publicada em 23 de Outubro de 2020 às 03:00

A gasolina zero & o esconderijo de 32 mil


arte de GERSON KAUER/EV sobre fotos de freepik/divulgação/JC
Outubro de 2000. Um senador - tratado pelo codinome de Vulcabrás - vai a São Paulo pegar propina de um empresário. Chega na empresa, conversa rapidamente, conta o dinheiro e, suado, levanta-se para sair. O empresário oferece um carro blindado para o percurso até o aeroporto. O visitante aceita.
Outubro de 2000. Um senador - tratado pelo codinome de Vulcabrás - vai a São Paulo pegar propina de um empresário. Chega na empresa, conversa rapidamente, conta o dinheiro e, suado, levanta-se para sair. O empresário oferece um carro blindado para o percurso até o aeroporto. O visitante aceita.
No meio do caminho para Guarulhos, o veículo emperra por falta de gasolina. Em dois minutos uma viatura da PM, com três policiais a bordo, estaciona ao lado do carrão. O senador - que imagina ter sido algo armado contra ele - se identifica e pede ajuda aos policiais.
- Pois não, excelência! - é a resposta solidária do sargento.
Os três PMs, então, empurram o carro - naturalmente pesado por causa da dupla blindagem - que carrega um senador de 80 quilos com uma mala preta cheia de dinheiro. Sorte de todos, há um posto de gasolina pouco mais de 100 metros à frente do local do imprevisto. Tanque reabastecido, o senador paga com duas cédulas de 50, segue o rumo do aeroporto, embarca na aeronave e pouco mais de uma hora e meia depois chega ao destino.
Funcionava assim no Senado. E já prescreveu.
Outubro de 2020. O flagrante dado pela Polícia Federal no senador Chico Rodrigues (DEM-RR) portando na cueca amarela R$ 32.250,00 (na maioria, cédulas de R$ 200, aquelas do lobo-guará) revela outro grotesco assalto ao contribuinte no meio político. Na semana seguinte, o pedido de licença de 121 dias feito pelo congressista (!) é uma manobra de evasão, para dar tempo a articulações que adiem o recebimento da denúncia. E também, na prática, é o jeitinho para tentar safar o político magano e encaixar o filho suplente como sucessor na bocarra.
A investigação revela a conexão no Congresso Nacional com a onda de corrupção em torno do dinheiro liberado pela União para enfrentar o vírus. Se os senadores não querem chancelar a safadeza, é a eles que cabe punir Rodrigues com a perda do mandato. À Justiça, cabe cuidar das demais punições.
Em tempo: até se borrar com a súbita visita da Polícia Federal em seu apartamento, Rodrigues fazia parte da comissão encarregada de fiscalizar os gastos na pandemia.
Funciona assim em Brasília. E ainda não prescreveu.
 

Saudável pujança

A propósito, a estatística da Ordem gaúcha desta quinta-feira revela a pujança da advocacia da melhor idade. No grupo etário a partir dos 60 de idade, 6.240 advogadas e 12.006 advogados estão com suas inscrições regulares.
Vigor e vidas longas para todos!

Todos saudáveis

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmou, na quarta-feira, a sentença que indeferiu a segurança pedida por 34 advogados gaúchos, em ação mandamental contra a OAB-RS e a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul. O objetivo dos impetrantes - que se declararam "pobres na acepção jurídica do termo" - era a liberação de auxílio emergencial de um salário-mínimo, independentemente de estarem adimplentes com suas anuidades. A expectativa do aporte financeiro era mensal "durante o estado de pandemia e até 30 dias após a normalização das atividades do Poder Judiciário, ou a declaração oficial do Governo Federal/Congresso Nacional que cesse o estado emergencial".
O julgado concluiu "não haver comprovação de que os impetrantes estão contaminados pelo coronavírus Covid-19, que é a situação que poderia justificar a existência de direito líquido e certo ao auxílio emergencial". Todos os 34 estão, felizmente, saudáveis. (Processo nº 5025580-37.2020.4.04.7100/RS).

Maganos ou honestos?

É verdade que não há democracia sem os políticos, mas a imagem deles no Brasil nunca foi boa e, há décadas, vem piorando. Ainda assim, a carreira política segue atraindo cada vez mais gente.
Os números atualíssimos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impressionam. No total, são 555.475 candidaturas em todo o País para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em 2016 tinham sido 496.927 candidatos. Agora são 58.548 interessados a mais. E a quantidade é 12% superior ao panorama de quatro anos atrás.
Patriotismo verde amarelo, para defender o povo sofrido - almeja-se! Sem expectativa de usar cuecas amarelas que escondam lobos-guarás...

O decano da advocacia

Alexandre Snel advogado dos mais antigo, 94 anos

Alexandre Snel advogado dos mais antigo, 94 anos


/ANA PAULA ZARDO/Divulgação/JC
Pertinentes adendos feitos pela Assessoria de Comunicação Social da OAB-RS e pela advogada Regina Abel (nº 22.942) a propósito de "Nostalgias do baú", aqui publicada na sexta-feira passada. Os advogados Emilio Rothfuchs Neto (nº 2.368) e Fernando Wunderlich (nº 2.803) não são os dois profissionais com inscrições mais antigas ainda exercendo plenamente suas atividades profissionais.
O advogado decano e com permanente atividade no Estado é Adalberto Alexandre Snel (nº 1.665). Aos 94 anos de idade, ele está trabalhando normalmente, em home office. Em Novo Hamburgo, onde reside, despacha diariamente - à distância - com os colegas com quem trabalha (Paulo Seibel e Estevão Trentz).

Também atrai...

O nome de parte poderosa de políticos do Nordeste para a vaga, em dezembro, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Maia, que se aposenta, é o do desembargador Cid Gurgel de Souza, do TRF da 5ª Região (Pernambuco).
O desembargador Ney Bello, do TRF-1 (Brasília) que também trabalha intensamente pela vaga, tem sido bombardeado por causa de suas próximas ligações com Flavio Dino, advogado, político, professor e ex-juiz federal brasileiro, filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). E também atual governador do Maranhão.

Aproveitando a brecha

Será na próxima terça-feira a votação do nome que a Câmara dos Deputados indicará para uma vaga no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O preferido é o advogado Mario Maia.
É filho do ministro do STJ Napoleão Nunes Maia.

O fiel...da balança

Com a aposentadoria de Celso de Mello no STF, Alexandre de Moraes desponta como o novo fiel... da balança na corte. A avaliação brasiliense é que o voto dele no plenário será decisivo em questões polêmicas - porque os ministros estão quase sempre divididos em dois grupos. Um deles é formado por Luiz Fux, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Carmen Lúcia. O outro, por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e, provavelmente - surpresa! - o novo ministro Kássio Marques.
A "rádio-corredor" da OAB de Brasília já irradiou que Marco Aurélio se manterá distante de Fux após o episódio do traficante André do Rap. E que "os próprios colegas de Alexandre Moraes reconhecem que ele é o ministro que hoje melhor transita entre os dois grupos".
Isso é muito bom para... - imaginem - o ex-presidente Michel Temer (MDB).

Ladainha política

A direção nacional do PT orientou os candidatos do partidos na eleição municipal de todo País a defenderem, no horário eleitoral da próxima terça-feira, a anulação da condenação de Lula pelo STF.
Nessa data, o líder petista completará 75 anos.