Em um cenário de pandemia do coronavírus (covid-19), o Laboratório Endocrimeta, especializado em exames de análises clínicas com sede em Porto Alegre e unidades de atendimento na capital e região metropolitana, voltou sua produção e capacidade instalada para manter os exames de rotina, mas, com ênfase em disponibilizar exames para a testagem do coronavírus.
Como a totalidade das empresas e domicílios, não foi diferente no Endocrimeta a instabilidade gerada pela pandemia. Como observa o diretor administrativo-financeiro da empresa, Carlos Alberto Lazzari, desde que surgiu a doença na China, "foi montado um plano de contingências organizacional e de gestão prevendo uma queda geral dos índices econômicos, obrigando-nos a preparar e executar minucioso planejamento estratégico para os dias difíceis".
Lazzari explica que o Endocrimeta precisou se reinventar. "O isolamento social exigido como forma de minimizar a velocidade do contágio, reduziu a nossa demanda por exames de rotina em mais de 55%, obrigando-nos a reestrutar horários de atendimento ao público, e de trabalho dos colaboradores, mas, evitando as demissões".
Enquanto a procura por exames de rotina diminuiu, o Endocrimeta alinhavou parcerias estratégicas para encontrar e ofertar os exames de testagem da covid-19. No momento, o Endocrimeta conta com o exame do tipo PCR que identifica se o paciente tem ou não o vírus, por isso, é orientado que seja feito só por pacientes que têm sintomas.
Daqui alguns dias o laboratório disponibilizará também o exame por sorologia que detecta os anticorpos IgG e IgM, ou seja: sabe-se se o paciente já desenvolveu anticorpos, a quantidade de anticorpos, indicando se a pessoa teve contato com o vírus e não desenvolveu sintomas, o chamado paciente assintomático.
Um terceiro tipo de exame também será oferecido - e em fase de implantação -, que é o teste rápido. O método detecta os anticorpos IgM e IgG por imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo), após a coleta de sangue do paciente que apresente os sintomas a partir de sete a 10 dias. Este terá seu resultado prometido em 24 horas após a coleta.
A capacidade instalada do Endocrimeta vai permitir a oferta de até 500 exames/mês pelo método PCR, e assim que iniciar os exames dos tipos sorológico e do teste rápido, serão ofertados até 1.200 exames/mês para cada tipo.
Lazzari diz que haverá reestruturação do laboratório para ofertar um número maior de exames dedicados a covid-19 e explica que todos os postos de trabalho serão mantidos após a pandemia.