Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 13 de julho de 2018.
Dia do Engenheiro de Saneamento e Dia Mundial do Rock.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 09/07/2018.
Alterada em 13/07 às 15h33min
COMENTAR | CORRIGIR

O significado dos números para os chineses

THIAGO COPETTI/ESPECIAL;/JC

Curiosidades numéricas
  • Os números estão muito presentes na vida dos chineses, e também nas superstições. O quatro, por exemplo, significa azar (pelo som ser parecido com o da palavra morte em mandarim). Para evitar a má sorte, hotéis costumam não ter o quarto andar, nem mesmo o 14º.
  • O número zero (foto) não existia para os chineses até o primeiro contato com os ocidentais. Até então, havia caracteres apenas para representar números a partir do um. Assim, a representação gráfica do número zero é o caracter mais "moderno", digamos assim, e o mais difícil também!
  • Já o 666 - que é conhecido, pelos ocidentais, como o número da "besta", do diabo -, para os chineses, é o auge da riqueza e da sorte. Na China, a pronúncia do número seis remete à fartura, o que leva à relação do número com os bons presságios.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o repórter está participando de um intercâmbio no gigante asiático. No blog Conexão China, apresentará, além de informações econômicas e políticas da segunda maior economia do mundo, também curiosidades culturais e gastronômicas, dicas de turismo e como é o cotidiano da vida em Pequim.