Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 07 de junho de 2018.
Dia da Liberdade de Imprensa.

Jornal do Com�rcio

06/06/2018 - 13h55min.
Alterada em 07/06 �s 14h11min
COMENTAR | CORRIGIR

Banheiros ocidentais x banheiros orientais

Banheiros de Pequim nem sempre contam com privadas sanit�rias,mas apenas latrinas, em alguns casos

Banheiros de Pequim nem sempre contam com privadas sanit�rias,mas apenas latrinas, em alguns casos


Thiago Copetti, Especial, JC
Pequim

Uma das coisas mais curiosas da China não é nenhum lugar histórico. É um espaço bastante íntimo, inclusive: o banheiro. Caso esteja pensando em conhecer a China, um alerta precisa ser feito. Você nem sempre encontrará banheiros com vaso sanitário, especialmente nas ruas. Em muitos lugares há apenas latrinas (um simples buraco sobre o qual terá que ficar agachado). Em alguns banheiros há barras laterais pra se segurar. Em outros, nem isso.
Caso seja necessário “fazer o número dois”, você pode ter dificuldade, mas com certeza será uma experiência antropológica. E poderá render boas risadas, e não apenas pela ausência do vaso. Os chineses são culturalmente desinibidos, digamos assim, na hora de fazer suas necessidades. Nem sempre fecham a porta, e em alguns banheiros nem mesmo há portas para fechar... Sim, são simplesmente latrinas ao lado de latrinas, onde os chineses executam o que precisa ser feito ao lado de quem quer que seja.
Neste final de semana, ao entrar em um banheiro público, dei um salto para trás quando me deparei com um chinês agachado, evacuando e ouvindo música em seu celular, tranquilamente. Pedi desculpas e rapidamente saí do banheiro. Mas me dei conta de que: 1) não havia nada em volta das três latrinas do pequeno banheiro, por isso não havia porta para ser fechada, 2) apenas eu tomei um susto, o chinês seguiu fazendo suas necessidades sem nenhum problema com a minha presença ali e, 3) eu precisa voltar (para o número 1, ressalto), porque estava muito apertado.
Encontrei na porta outra jornalista do grupo, e lhe disse que não havia consegui usar o banheiro e a razão. Ela riu (muito) da minha cara e entrou no banheiro feminino. Voltou com a mesma cara de espanto que eu... Uma senhora ali também evacuava alegremente enquanto olhava seu celular e ainda tentava conversar com ela em meio ao “trabalho” que estava sendo feito.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Ivo Brusa 06/06/2018 21h39min
N�o sei se ainda � assim mas no col�gio murialdo em Ana Rech . Caxias do Sul. RS. Brasil. Era esse tipo de sanit�rio.

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.