Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 24 de Outubro de 2021 às 20:35

A volta da Lotergs, criada por Bento Gonçalves e loteria mais antiga do Brasil

Piratini edita decreto nesta semana com os detalhes de como vai funcionar a loteria gaúcha

Piratini edita decreto nesta semana com os detalhes de como vai funcionar a loteria gaúcha


MARCELO G. RIBEIRO/JC
O governador do Estado recebe, nesta semana, a redação final do decreto que reativa a Lotergs, a mais antiga loteria do Brasil, gerando recursos importantes para as áreas de assistência social, cultura e desporto. Estudos preliminares apontam arrecadação anual para o Estado superior a R$ 150 milhões com as novas modalidades digitais disponíveis
O governador do Estado recebe, nesta semana, a redação final do decreto que reativa a Lotergs, a mais antiga loteria do Brasil, gerando recursos importantes para as áreas de assistência social, cultura e desporto. Estudos preliminares apontam arrecadação anual para o Estado superior a R$ 150 milhões com as novas modalidades digitais disponíveis
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/22/206x137/1_decreto_lotergs-9451290.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61732b92eed3e', 'cd_midia':9451290, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/10/22/decreto_lotergs-9451290.jpg', 'ds_midia': 'PG3- A volta de Bento Gonçalves I', 'ds_midia_credi': '/REPRODUÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'PG3- A volta de Bento Gonçalves I', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '546', 'cd_midia_h': '800', 'align': 'Left'}

A volta de Bento Gonçalves II

Em tempos de crise, Eduardo Leite tira a Lotergs da gaveta onde dormia desde 2004, quando foi suspensa por desleixo do operador. A loteria foi criada pelo então presidente da República Rio-Grandense general Bento Gonçalves da Silva em 1843, em Alegrete (reprodução ao lado), para atender demandas dos hospitais militares em tempos de guerra.

A volta do piquenique

Comum em décadas passadas, os piqueniques em áreas urbanas ensaiam uma volta, de preferência em locais abertos, mas aprazíveis e com algum movimento, para evitar estranhos com más intenções no ninho. E um bom lugar é o aprazível jardim da Hidráulica Moinhos de Vento. Junta a fome com vontade de comer, literalmente.

O exterminador do futuro

O lema do Positivismo criado por Auguste Comte é "os vivos serão cada vez mais e necessariamente governados pelos mortos". Nos anos 1950, o galhofeiro Barão do Itararé o parodiou com "os vivos serão cada vez mais e necessariamente governados pelos mais vivos". Hoje é "Os vivos serão cada vez mais e necessariamente governados pelas máquinas". O filme não é mais ficção.

O posto seja o que Deus quiser I

A diminuição do fluxo dos automóveis na Capital nos últimos dias é visível a olho nu. Há dois componentes neste fato, ambos antigos mas que agora adquirem maior vigor. Um deles é o fim do dinheiro do consumidor à medida que o fim do mês se aproxima, condição agora piorada pela perda de poder aquisitivo pela inflação e não reposição salarial.

O posto seja o que Deus quiser II

A reversão se dá (ou dava) quando na virada do cartão de crédito, mais a folha paga dia 5 pelas empresas privadas. O segundo fator é o dono de carro que está com o caixa mais baixo que barriga de cobra e não abastece por litros, diz ao frentista bota o 20 ou 30 pilas, três ou quatro litros que quebram o galho do dia e o outro seja o que Deus quiser.

O fim dos mocinhos

Fruto da retomada da economia mundial agravada pela proximidade do inverno no Hemisfério Norte, a alta do petróleo deve continuar sendo o catalisador da inflação mundial aqui e lá fora. O preço do diesel vai seguir pressionado e o preço dos caminhoneiros para não pagar se aproximará da chantagem. Somos, nós e o governo, reféns deles. Não existem mais mocinhos no Brasil.

Loucuras da Idade Média

A pancadaria na Câmara de Vereadores de Porto Alegre desencadeada por partidos e religiosos que não querem a carteira vacinal é mais uma prova da loucura geral. Ser contra um documento que em último caso evita a propagação de uma doença é uma postura medieval.

Erro duplo

Sempre se disse que os problemas fiscais do Brasil subiram como uma vela quando a presidente Dilma Rousseff (PT) gastou mais do que deveria, principalmente em 2014, ano em que se reelegeu. Agora, o presidente Jair Bolsonaro pode imitá-la. Dois erros não fazem um acerto.

A vida de Carla

O livro Vida simples, saudável e feliz: uma caminhada definitiva para construir bons hábitos e abandonar os ruins, de Carla Lubisco, ganha uma segunda edição revisada e ampliada. Entre os novos capítulos, uma abordagem sobre o cenário da pandemia da Covid e seu impacto. Lançamento no dia 9 de novembro. À venda nas farmácias Panvel.

Água no Baixo Jacuí

No painel virtual A Indústria de Agregados Minerais, a diretora executiva da Somar Mineradora, Veronica Della Mea, defendeu que a sociedade precisa conhecer melhor como a mineração de areia é monitorada pelas empresas e órgãos ambientais. Nos 150 estudos técnicos publicados pela empresa, é possível encontrar extensos relatórios sobre a qualidade da água do Baixo Jacuí e acompanhar o comportamento de marcos georeferenciais.

Câncer bucal

A saúde do Rio Grande do Sul terá um grande acréscimo. Hoje, Dia do Cirurgião-dentista, será lançado o Instituto Nacional do Câncer Bucal (INCB). Uma ação do Conselho Regional de Odontologia do RS (CRO/RS), a partir de uma ideia do presidente da instituição, Nelson Eguía. Os números da doença são significativos. Com isso, Porto Alegre terá o primeiro centro de atendimento referência para tratamento integral deste tipo de câncer.

A queda da indústria

A vice-presidente da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), Daniela Coutinho, destacou em audiência pública na Câmara dos Deputados que nos últimos 10 anos a indústria caiu cinco pontos percentuais na participação do PIB, cenário explicado pelos altos custos de energia para o setor produtivo e encargos setoriais, além de subsídios. A discussão foi proposta pelo deputado Otto Alencar (PSD-BA). 

Construção civil...

Caderno especial nesta edição mostra o avanço da construção vil no Rio Grande do Sul. De fato, mesmo durante a pandemia, o mercado imobiliário esteve aquecido. Ficando mais tempo em casa, muita gente viu novas necessidades, como um espaço para home office ou mesmo ambientes abertos ou mais amplos.

Taxa Selic

É chover no molhado dizer que o restante do ano e o próximo reservam fortes emoções em todas as áreas, especialmente no câmbio e mercado de capitais. A taxa Selic pode encostar nos dois dígitos.