Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 26 de Agosto de 2021 às 22:14

Ou tobogã, ou laguinho


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Esta cena da Rua da Praia é comum por toda a cidade. Calçamentos outrora impecáveis viraram tobogã e laguinhos em dia de chuva, com sucessivas instalações de encanamentos, fibras óticas e cabos outros sem reposição correta do leito deslocado. Quem abriu e fechou a obra deveria ser chamado nas travas para recompor a porcaria do trabalho que fez. Em muitos casos, a própria prefeitura foi ou é a responsável. O fazer bem feito foi extinto.
Esta cena da Rua da Praia é comum por toda a cidade. Calçamentos outrora impecáveis viraram tobogã e laguinhos em dia de chuva, com sucessivas instalações de encanamentos, fibras óticas e cabos outros sem reposição correta do leito deslocado. Quem abriu e fechou a obra deveria ser chamado nas travas para recompor a porcaria do trabalho que fez. Em muitos casos, a própria prefeitura foi ou é a responsável. O fazer bem feito foi extinto.

A volta dos que não foram I

Com a pandemia em queda, os hábitos de consumo estão voltando ao que eram, quando se pensava que tinham sido substituídos. Um deles é a compra física. Análise do Itaú mostra que no segundo trimestre deste ano, elas representaram quase 79%, contra 21% do online.

A volta dos que não foram II

É crença da página que a tendência do home office também pode ter menos entusiastas mais adiante. O homem é um animal gregário e saiu das cavernas para tomar um ar, caçar e se divertir com outros. O único freio é o empregador, que parece contente com a redução de custos.

Medalha Paulo Brossard

A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), instituiu em 2019, no segundo ano da gestão do presidente Leonardo Lamachia, a medalha Paulo Brossard, que foi um grande criador da raça Shorthorn. Neste ano, serão homenageados Lila Franco Tellechea, Paulo Gomes Moglia, Paulo Sérgio Pinto, Ricardo Barbosa Alfonsin, Valério Stumpf Trindade e Ranolfo Vieira Junior.

Novidades na Expointer

Aliando tecnologia com alta performance, a gaúcha Masal apresenta na 44ª Expointer a nova Plataforma de Descarga TMS90. O novo equipamento promete agilizar o processo de manejo de granéis, reduzindo consideravelmente as filas nas centrais de recebimento.

Vírus circulante

Os surtos da Covid em casas de longa permanência de idosos fazem todo o sentido. Além das novas variantes, tudo conspira para o aumento de casos. Eles ficam confinados-aglomerados em espaços reduzidos, e com este frio e umidade, as janelas fechadas ou semifechadas dificultam a renovação do ar. A idade avançada fecha o circuito.

Esqueceram de nós

Atribui-se a diminuição de casos de Covid à obediência às regras sanitárias como o uso de máscaras e fugir das aglomerações, norma apenas parcialmente obedecida. Mas ninguém fala nos banhos de álcool nas mãos e a diminuição drástica do aperto de mãos, grande responsável pela distribuição de germes e vírus.

Petit garçom

O veterano garçom Zezinho, do Restaurante Gambrinus do Mercado Público, é tão antigo no posto que as calças que usam mostram a marca máxima das enchentes do passado. De estatura baixa, ou melhor no politicamente correto, verticalmente prejudicado, tem a tez adquirida dos espanhóis, eis que é de cidade próxima de Bagé.
Certa feita estava ele no umbral do Gambrinus assistindo as gorjetas passando, olhar perdido no mundo a rolar, quando seu colega Vovô atendia um casal sentado na mesa em frente. A senhora olhava o cardápio.
- Vocês tem sobremesa?
- Temos, senhora.
- Quais?
- Só Petit Gateau.
E apontou o dedo para o Zezinho.

Cobra não perde veneno

Com o Talibã no poder no Afeganistão, abriram-se as portas do inferno, como mostraram os ataques do Estado Islâmico. Juras que serão mais moderados são da boca para fora. Não existe ex-terrorista.

De muda

Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, deixou o cargo "para buscar outras oportunidades". A General Motors confirmou a saída. Cidadão argentino/espanhol, havia assumido o posto em abril de 2019.

A lanterna de Diógenes

Conta-se que o filósofo grego Diógenes de Sinepo vagava pelas ruas de Atenas com uma lanterna procurando a verdade e um homem honesto. Mais de 2.300 anos depois, o Brasil procura um homem honesto para ser o caminho do meio nas eleições de 2022. Honesto e bom de voto.

As outras democracias

Está absolutamente correto o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, quando diz que os juízes precisam ter independência sob pena de "minoria sectária" afetar a democracia. Só que o Brasil está cheio de outras minorias sectárias que tomaram conta da democracia.

Ataque via Selic

Enquanto a inflação come solta e parte dos analistas pensam que ela pode chegar a dois dígitos até o final do ano, outra versão sustenta a tese de que o governo Bolsonaro está sofrendo um ataque especulativo. A pressão por uma alta bem mais acentuada na taxa Selic na próxima reunião do Copom faria parte desse ataque.

Club Cotillon

Tema da Reportagem Cultural desta edição, o Club Cotillon marcou época. Um dos nomes mais respeitados em Porto Alegre quando se trata de bom gosto e noite, o colunista Paulo Gasparotto não poupa elogios à casa. "Foi um dos símbolos do que Porto Alegre já teve de melhor", resume. O marchand Renato Rosa lembra o porteiro Lelé, "figura popular e ao mesmo tempo chique". Vale a pena ler o texto do jornalista Marcello Campos no caderno Viver.
 

Status de independência

A surpresa na votação da independência do Banco Central no STF não é a formação de maioria dos ministros pela condição. A surpresa é que ainda existam ministros que sejam contrários ao status de independência.