Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 19 de Agosto de 2021 às 22:06

Tudo junto incluído


ANDRESSA PUFAL/JC
Mais enrolados do que baile de cobra, os fios e cabos já se incorporaram ao poste. Se o tirarem do lugar, periga a estrutura ficar em pé mesmo assim. É dos mais antigos e sérios problemas da cidade. Para quem passa por ele ou seus irmãos com frequência, a aberração já faz parte da paisagem. E não há Cristo que resolva. A área competente nem precisa responder que vai dar um jeito, blablabla...
Mais enrolados do que baile de cobra, os fios e cabos já se incorporaram ao poste. Se o tirarem do lugar, periga a estrutura ficar em pé mesmo assim. É dos mais antigos e sérios problemas da cidade. Para quem passa por ele ou seus irmãos com frequência, a aberração já faz parte da paisagem. E não há Cristo que resolva. A área competente nem precisa responder que vai dar um jeito, blablabla...

O mercado e Lula...

O ex-ministro Delfim Neto se transformou em um poderoso cabo eleitoral de Lula (PT), ao dizer que, para o mercado, Jair Bolsonaro é risco maior do que Lula. Mas deixou claro que é preciso distinguir o governo Lula do governo Dilma Rousseff (PT). No mesmo sentido, de entendimento do mercado, erguem-se vozes como a do ex-presidente do BC, Affonso Celso Pastore.

...e o comedor de renda

Para Pastore, a economia vai ser afetada pela inflação em alta e o fim dos estímulos. Bancos como o Citi já projetam inflação de 7,4% para o ano que vem. Era com o dragão domado que Bolsonaro contava. O óbvio ululante é que o dragão é o maior comedor de renda que existe, já magrinha neste 2021. Somado à fraqueza crescente da economia mundial, o sonho acabou.

Perguntinha

Israel fez tudo direitinho desde o começo da pandemia, foi o primeiro país a vacinar em massa praticamente toda a população, fechou tudo bem fechado e agora enfrenta a quarta onda. O Brasil não fez tudo direitinho, começou a vacinação com atraso e está longe de ter metade do povo com a segunda dose, e mal e mal teve a terceira onda. Qual é a explicação?

Muro social

O governo de Cuba introduziu controles mais rígidos sobre o uso das redes sociais, incluindo a proibição de publicações que possam deteriorar "o prestígio do país". O Decreto 35 foi publicado no diário oficial na terça-feira. Nada de novo na ilha do Caribe.

Comércio e serviços

Em parceria com a Fecomércio-RS, a deputada estadual Patrícia Alba (MDB) lança, nesta sexta-feira, a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Bens e Serviços. A intenção é assegurar um plano de trabalho que fortaleça a competitividade do setor, que corresponde a 54% da geração de renda do Estado.

Os lugares de Brizola

Leonel Brizola foi prefeito de Porto Alegre e viveu boa parte de sua vida na capital gaúcha. O jornalista Cleber Dioni Tentardini mostra, na Reportagem Cultural desta edição, alguns lugares de Brizola na cidade. Inclusive da época da adolescência, quando o guri trabalhava como trocador de moedas na Galeria Chaves.
 

Silvio Santos, 40 anos

Ao substituir a TV Tupi em 1981, o SBT iniciou uma trajetória de ser plataforma para os negócios de Silvio Santos. Chegar aos 40 anos é um feito. E para marcar a meia idade, volta a investir em futebol, inclusive na Libertadores. Silvio esteve hospitalizado mas já está bem.

Seu Fernandes e o copo português

Anos 1960, segunda metade. Entro no Bar Montanhês na rua Marechal Floriano, pouco acima da Riachuelo, Centro Histórico de Porto Alegre. Mesas de mármore, uísques importados, caríssimos na época mesmo para quem ganhasse bem, lanches e tira-gostos com frios comprados no Armazém Riograndense, o top. Quase tudo não era para meu bico. Cansado de ser bancário ganhando uma merreca que não durava nem duas semanas, vivia um dia particularmente nefasto.
Os planetas se alinharam, algo do tipo. Ou alguém lá de riba enfrentou um desgosto cósmico e resolveu descarregar em mim, sei lá. A imobiliária me avisou que o aluguel subiu. Certo, eu era jovem, mas como todos os jovens não me dava conta de que essa condição deveria me deixar sorrindo 24 horas por dia. O doce pássaro da juventude só voa uma vez.
Peço um copo de Minuano Limão e o sanduíche mais barato que a casa oferecia, e me ponho a olhar gente feliz passando em frente. Vem o português Álvaro com um copo vazio na mão.
- Oi seu Fernandes!
Ele me chamava assim. Já tinha reclamado na boa e na má, mas não adiantava. Me apontou o fundo do copo e em seguida mostrou a boca.
- O que é que tem?
- Viste que copo estranho, seu Fernandes? Não tem boca nem fundo!
E desandou a rir como rico ri. Eu até ia dizer que essa piada já tinha sido contada por Pedro Álvares Cabral para o escrivão Pero Vaz de Caminha, mas desisti.
- Seu portuga, vai pro raio que te parta!
Minha cota de tolerância havia se esgotado.
 

Romualdo Skowronsky

A propaganda gaúcha perdeu Romualdo Skowronsky, um dos mais entusiasmados pelo setor que o colunista conheceu. Fica cristalizada essa imagem de comprometimento.

Homenagem a Bins Ely

Um grupo de amigos do falecido colunista do JC Eduardo Bins Ely fará uma feijoada beneficente para o instituto de educação infantil Construindo o Brasil de Amanhã. O evento será neste domingo na Associação Leopoldina Juvenil. Haverá sorteio de espumantes, vinhos, quadros, facas e outros artigos. São 150 lugares a
R$ 150,00 cada. Informações: (51) 98118.1704 ou 3222.3838.

Segura peão

A maioria dos passageiros não gosta do Aeroporto de Congonhas devido à sua pista curta, apenas 1.940 metros, e por causa de acidentes que mataram todos a bordo. Para evitar acidentes, será inaugurado em março de 2022 um sistema que consiste em blocos de concreto que se desintegram e seguram o avião caso ele ultrapasse o limite da pista. Custo: R$ 122,5 milhões.

O mapa da mina

Quando perguntaram a Willie Sutton, um assaltante de bancos nos anos 1920 e 30, por que ele assaltava bancos, ele respondeu: "porque é aí que está o dinheiro". A razão é a mesma para justificar porque os bandidos cibernéticos aumentaram seus ataques em geral e a instituições financeiras, como diz Ivan Marzariolli, da A10 Networks no Brasil. Direta ou indiretamente, através da chantagem, cabe aduzir.

Ataque guerrilheiro

O vírus agora age e contamina em bando. Lar de longa permanência de idosos em Nova Petrópolis teve surto com exame positivo para 19 moradores e 13 dos 41 funcionários, com um óbito e três hospitalizados. É guerrilha pura.