Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 08 de Agosto de 2021 às 22:29

Catedral centenária

PG3- Catedral

PG3- Catedral


/Acervo Cúria Metropolitana/divulgação/JC
A Arquidiocese de Porto Alegre celebrou, no sábado, os 100 anos da Pedra Fundamental da Catedral Metropolitana Madre de Deus, com lançamento do livro "Das Pedreiras às Torres em Carrancas: Uma Nova Catedral para Porto Alegre". A imagem mostra o encarregado das obras, monsenhor João Maria Balem, com o Guaíba ao fundo. O arquiteto foi o italiano Giovanni Battista Giovenale.
A Arquidiocese de Porto Alegre celebrou, no sábado, os 100 anos da Pedra Fundamental da Catedral Metropolitana Madre de Deus, com lançamento do livro "Das Pedreiras às Torres em Carrancas: Uma Nova Catedral para Porto Alegre". A imagem mostra o encarregado das obras, monsenhor João Maria Balem, com o Guaíba ao fundo. O arquiteto foi o italiano Giovanni Battista Giovenale.
 

Democracia partidária

Sem chances de ser aprovada, a PEC do chamado Distritão, que prevê o fim do voto de legenda e contempla os candidatos mais votados em uma determinada região, seria uma baita arejada no sistema eleitoral. Não faz o mínimo sentido os mais votados terem que dar lugar para outros com votações às vezes pífias. Chamem o sistema eleitoral atual de tudo, mas não de democracia representativa. É democracia partidária. Entre aspas.

Eleições religiosas

Se as eleições para a presidência da República - programadas para 2022 - fossem realizadas hoje, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os espíritas (54%) e entre os adeptos das religiões afro (78%), mas perderia nos católicos (21%). São números da mais recente pesquisa PoderData. Um detalhe: para metade dos evangélicos, o governo Bolsonaro é bom ou ótimo. A pouca aprovação entre católicos talvez seja porque na testa do presidente está escrito "evangélico".

Quase chegando

Embora reine um pouco de incerteza quanto à movimentação das estatísticas da pandemia, é sobremodo faceiro o fato de que Porto Alegre e outros municípios já estão vacinando pessoas com 26 anos. Quem diria isso há sete meses ou em 2020? É uma baita conquista e como tal deve ser comemorada.

O que falta explicar

Pipocam registros de aumento de casos de Covid com a variante Delta, mas um detalhe ainda não veio a lume: quantas das novas infecções se deram em pessoas devidamente vacinadas? Até agora, só sabemos que a Delta gosta dos não-vacinados, que são em número expressivo, variando de país a país.

Alinhamento dos planetas I

A sexta-feira foi um daqueles dias de alinhamento dos planetas. Fim de semana, dinheiro no bolso, cumprir tarefas para sair logo da cidade para curtir o calor prometido fora dela - e obras e serviços sendo realizadas em horas de rush, causando congestionamentos.

Alinhamento dos planetas II

Foi o caso de obra do Dmae na avenida Independência, cujo congestionamento contagiou outros bairros, e o pessoal da Cootravita, na sua faina, com colocação de cones no leito da via. Deveria haver protocolos nas secretarias levando esses fatores em conta.

Irritações irritantes

Porto Alegre já foi a capital das buzinadas em vão, mas aos poucos fomos nos tornando acusticamente civilizados. Só que nesta volta ao quase-normal, as buzinadas são mais prolongadas, o que mostra o aumento da irritação no trânsito e provavelmente fora dele também.

Carroças, a volta

A propósito do reaparecimento das carroças na Zona Norte de Porto Alegre, a EPTC dá números sobre a fiscalização que exerce sobre veículos de tração animal. Até julho deste ano, foram 210 recolhimentos de carroças e cavalos.

A liquidação dos Correios I

Nos anos 1970, os Correios sofreram cirurgia de porte, para torná-lo eficiente, deixando de ser um cabide de empregos desde os anos 1950. Havia muita gente que só batia o cartão, ou cumpria carga horária de poucas horas. Um capitão de fragata foi o escolhido para chefiá-lo, e foi muito bem. Éramos considerados o terceiro melhor do mundo.

A liquidação dos Correios II

Como o Brasil parece detestar eficiência, aos poucos esse selo mundial de qualidade foi apodrecendo devido às sucessivas nomeações políticas. O desfecho da ruindade se deu no governo Lula, quando o MDB mineiro pegou as rédeas dos Correios para infelicidade nossa. Teve diretor que de correio só sabia lamber selo. Isso mais o grevismo funcional, liquidada a fatura.

Um novo mundo

Por tudo que se sabe, as moedas digitais crescem mais do que fila de banco em dia de pagamento, mas também parece estar transformando o mundo bitcoin num imenso caixa-2.
 

Voto impresso

Apesar do sepultamento da ideia do voto impresso, o leitor Antonio A. d'Avila manda o seu recado sobre o assunto: "Confundem auditoria com investigação. O voto impresso pode ser investigado a partir de denúncias, mas em casos de milhões de dados, a auditoria só pode ser feita nos sistemas. No caso das urnas, o sistema é auditado na execução do lacre, e após não pode 'por vontade própria' adulterar os votos".