Coroamento do projeto Alpen Park, a Vila Alpina, em Canela, tem uma história curiosa, contada pelo diretor Renato Fensterseifer. Surgiu de um sonho de jovem camponês, cujo pai lhe deu um cadeado representando a união da família, amizade e amor. Certo dia, ele estava sentado debaixo de um plátano quando apareceu um filhote de São Bernardo. Foi adotado, ganhou o nome de Bart e o cadeado foi fixado na árvore, início do Alpen Park, conta o próprio camponês Renato. O cadeado está lá até hoje no mesmo plátano.
Presença garantida
O Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) contabiliza a inscrição de pelo menos 80 empresas para a 44ª Expointer. O presidente da entidade, Cláudio Bier, confirmou que a lista inclui a fabricante mundial John Deere.
Os sete odiados
A transferência de sete áses do Crime S.A. de presídios gaúchos para federais esfrega na nossa cara a dura realidade. Mesmo fora, nós é que estamos presos, encurralados e gradeados, pretensamente protegidos por salvaguardas eletrônicas. Livres mesmo são os odiados.
O dragão impiedoso
Alguns bancos estão convictos de que o Copom vai elevar a taxa Selic em 1 ponto porcentual no dia 3 de agosto, o que a elevaria a 5,25% a.a. O próprio Copom já havia sinalizado essa tendência. Em princípio, crê-se em 7,25% até o final do ano. A inflação não perdoa, especialmente a inflação dos alimentos.
Jogo do poder
Com a saída do senador Ciro Nogueira (PP-PI) do Congresso para chefiar a Casa Civil da presidência da República, o senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ), o primogênito do presidente, se torna membro suplente da CPI da Covid, ora em recesso. A indicação foi do bloco Patriota - Republicanos - MDB. Com isso, passa a ter acesso a documentos reservados e fazer requerimentos. Conclusão óbvia: munição para o pai.
Historinha do Guaíba
Nos anos 1950, o então prefeito paulistano Ademar de Barros visitou Porto Alegre pela primeira vez. Quando o avião que o transportava estava na reta final, Ademar olhou pela janela e disse a um assessor: "Ah, se eu tivesse um Guaíba em São Paulo...". Pois estava dando sopa.
Barcos ao lago!
Foi preciso um projeto do vereador de Porto Alegre Moisés Barboza (PSDB), sancionado ontem pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), para que a cidade acordasse para explorar o Guaíba com transporte fluvial. É errada a ideia de que o muro separa a cidade dele, o que faltava era política pública e empreendedores com visão.
Solidariedade no gelo
Cerca de 650 famílias em situação de vulnerabilidade vão conseguir enfrentar o frio desta semana um pouco mais aquecidas. A campanha de solidariedade promovida anualmente pela Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul resultou na compra dos cobertores, entregues para 13 instituições entre junho e julho.
Possantes no ar
Especialistas no assunto garantem que até 2030 teremos carros voadores. O tema é antigo e já foram construídos protótipos nas décadas de 1950 e 1960, mas ficou no sonho. Pode virar pesadelo se agora eles encherem os céus das cidades. Aliás, já temos carros voadores nas ruas, principalmente nas madrugadas.
Perguntinha
São carros voadores ou aviões terrestres?
E o dilúvio veio
Morreu aos 101 anos o ator Orlando Drummond, o Seu Perú da Escolinha do Professor Raimundo. Fico triste. Pode-se dizer que seu desaparecimento encerra o ciclo de ouro do humorismo contagiante da televisão brasileira. Como Luis XV, ele poderia dizer "après moi, le déluge", depois de mim, o dilúvio. Infeliz da nação que não tem um bom programa de humor na TV.
A luta
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), que é forte e tem altura, é perita na arte marcial israelense krav-magah. Seja lá o que tenha acontecido, perdeu.
Maluquice
Que ideia infeliz essa do governo federal - já tirada do ar - de saudar o Dia do Agricultor com uma foto de homem com arma no ombro. Mais do que isso, qual foi o gênio que associou roça com arma. Só se ele se inspirou no velho oeste do século XVIII dos Estados Unidos.


Facebook
Google
Twitter