Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 28 de março de 2021.
Dia do Diagramador. Dia do Revisor.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
domingo, 28 de março de 2021.

Alterada em 28/03 às 19h37min

Ressaca de aniversário

fabio pilger/divulgação/jc
Finda a semana de aniversário de Porto Alegre, agora é bom lembrar outras imagens recebidas para comemorar a data. De certa forma, esta é um resumo da situação que a Capital vive. O céu está plúmbeo, feio e carregado, mas a cidade aos seus pés insiste em mostrar seu lado colorido. Não há bem que não se acabe e nem mal que sempre dure.
Finda a semana de aniversário de Porto Alegre, agora é bom lembrar outras imagens recebidas para comemorar a data. De certa forma, esta é um resumo da situação que a Capital vive. O céu está plúmbeo, feio e carregado, mas a cidade aos seus pés insiste em mostrar seu lado colorido. Não há bem que não se acabe e nem mal que sempre dure.

Um país maluco I

Criança, jamais verás País como este. Os versos de Olavo Bilac o levariam à loucura se ele visse o Brasil de hoje. Com medo de buscas e até de prisão, procuradores da Lava Jato vão recorrer ao STF, o mesmo tribunal superior que começou a desmontagem da operação que levou corruptos em penca à prisão.

Um país maluco II

É uma notícia tão estrambólica e tão... tão maluca que, ao se saber dela, dá vontade de fazer como os antigos, que se beliscavam para ter certeza que não viviam um pesadelo e que estavam realmente acordados. Mas os culpados somos nós, que não atinamos que este é um país doido varrido - e encerado.

Paisagens da cidade

foto secundária

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Poucos negócios resistem sem oxigênio financeiro - quem não fechou está se arrastando, e quem não é dono do imóvel coloca o ponto à venda. Terá sorte quem encontrar interessados. É uma inexorabilidade dos dias que correm. Portas do balcão, a dor de tudo ter dado errado.
 

Historinhas da cidade

Depois de algumas interrupções, o prédio da antiga Companhia Riograndense de Laticínios e Correlatos (Corlac), na rua Carlos Von Koseritz, está finalmente está vindo abaixo para dar lugar a algum empreendimento. Extinta em 1993, a sucessora do Departamento Estadual de Leite (Deal) não escapou de ações de grupos que pretendiam sua inviável reativação. O auge foi a invasão dos sem-terra, que protestaram contra o baixo preço do leite pago aos produtores. Se não tinham terras, como produziriam leite?

Balanço da Globo

A Globo Comunicação e Participações registrou lucro líquido de R$ 167,8 milhões, valor 77,7% menor que o resultado de 2019, que alcançou R$ 752,5 milhões. Mas manteve todos os investimentos programados.

Estarão...

...no Tá na Mesa da Federasul desta quarta-feira dois pesos pesados do empreendedorismo brasileiro: José Galló, presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner, e Frederico Trajano, CEO da Magazine Luiza. Os dois poderão explicar como se tira leite de pedra em uma pandemia.

Sob mesma direção

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre empossou sua nova Mesa Administrativa e Conselho Fiscal para o triênio 2021-2024. Para a provedoria, foi reconduzido ao cargo o atual Provedor, Alfredo Englert, reeleito em assembleia em dezembro. Em time que está ganhando não se mexe.

O futuro na peneira...

Um grupo de empresários poderosos estaria articulando a escolha de um nome de centro para disputar a presidência do Brasil em 2022. Ao que o colunista lembre, deve ser a quarta ou quinta vez que se fala disso em ano e meio. Articulação civil fora do espectro político-partidário é como água benta e pretensão, não faz mal a ninguém. Historicamente, empresários querem alguém que os entenda, talvez um colega que eles imaginam que pegue esse pião na unha.

...com passado impecável

Pegue uma peneira e a encha com nomes que tenham pelo menos leves traços de densidade política fora do círculo (ou circo) partidário. Chacoalhe bem, atire para o alto, pegue uma lupa e veja se encontra alguém que preencha esses requisitos. Vai ser difícil achar um. Talvez seja melhor percorrer o caminho. Que é achar um político de centro em um partido palatável e construa uma imagem de homem certo no lugar certo. E verifiquem bem verificado seu passado. Duas vezes.

Conselho da Euro

A agência Euro lançou seu Conselho Consultivo, que tem na presidência Samir Salimen, e Arthur Lencina, CEO da Euro, na diretoria. O nome do Conselho é Salimen Jr., inesquecível homem de televisão e rádio, por anos colaborador do Jornal do Comércio. No comando da TV Difusora, hoje Band, foi pioneiro na transmissão a cores no Brasil.

Miúdas

  • ESTE país é tão burocratizado que até compra de vacinas por particulares pode dar cana.
  • CONCLUSÃO é melancólica. As regras valem mais que salvar vidas.
  • EXPOSIÇÃO dupla e até tripla. São pessoas que usam dois ou três transportes públicos.
  • PRIMEIRA dose, segunda dose, vacina contra a gripe. Nunca os braços foram tão furados.
  • TAMBÉM os bolsos nunca foram tão furados. O dinheiro entra e logo desaparece.
  • POR QUE parte dos camelôs não usa máscara? Camelô nacional usa.
  • PROFESSOR Gustavo Arossi assume como assessor institucional da Reitoria da Ulbra.
 

Doideira

"Quando lembramos que somos todos loucos, o mistério desaparece e a vida fica explicada." Mark Twain, escritor norte-americano.

Comentários CORRIGIR TEXTO
Fernando Albrecht
Fernando Albrecht
Informações exclusivas em notas curtas, objetivas e bem-humoradas. Bastidores da política, observações econômicas, causos do cotidiano e um olhar diferenciado sobre a vida urbana estão na coluna Começo de Conversa.