Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 07 de Março de 2021 às 21:04

A água que dança


Fábio Pilger/PMSS/DIVULGAÇÃO/JC
Parece que a irrigação de lavouras é exclusividade de zonas rurais afastadas, e só para grandes áreas. Negativo. Pequenas propriedades, como a de Verônica Thiel Radke, na Região Metropolitana de Porto Alegre, utilizam e muito a irrigação, garantia de fornecimento de hortaliças e frutas sempre nos trinques. Na água, a salvação da lavoura.
Parece que a irrigação de lavouras é exclusividade de zonas rurais afastadas, e só para grandes áreas. Negativo. Pequenas propriedades, como a de Verônica Thiel Radke, na Região Metropolitana de Porto Alegre, utilizam e muito a irrigação, garantia de fornecimento de hortaliças e frutas sempre nos trinques. Na água, a salvação da lavoura.

Por falar em lixo...

Vale ler a Reportagem Especial desta edição que trata exatamente da economia movimentada com a reciclagem de lixo. O texto do repórter Pedro Carrizo está no caderno Empresas & Negócios.

A roupa que ninguém tira

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia e salões de beleza fechados, as mulheres - e por que não os homens também? - não descuidam dos cuidados com a aparência, até por uma questão de autoestima. E as lives estão aí para ajudar, caso da Kur Cosméticos, que fará uma sequência delas com enfoque na oxigenação da pele. Aliás, a pele é o maior órgão do corpo humano.

Dia 8 de Março

No Dia Internacional da Mulher, a diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a professora da Faculdade de Medicina da Ufrgs e cardiologista Nadine Clausell, receberá a Comenda Porto do Sol. A distinção foi proposta pela vereadora de Porto Alegre Mônica Leal (PP). A cerimônia será às 11h.

Fechamento radical...

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) sugeriu o fechamento radical para conter o avanço do coronavírus. Isso significaria fechar literalmente tudo, incluindo supermercados e atividades essenciais? É fácil falar isso com despensa cheia, então, é preciso perguntar a ele como é que o povo vai comer, para ficar só nesse aspecto.

...revolta radical

Há outro perigo caso se feche tudo mesmo, a possibilidade de saques. É fácil imaginar o desespero da camada mais pobre - mas não só ela - ao ver a geladeira vazia. Além disso, com as ruas vazias, o Crime S.A. vai fazer gato e sapato nas cidades. Mais contidos no ano passado, o exército do crime está bem mais atrevidinho nesses dias de mais restrições das atividades.

Tudo em ordem

A Associação das Empresas Funerárias de Porto Alegre emitiu nota em que informa a normalidade do serviço. "O Serviço Funerário Municipal funciona muito bem", garante o presidente da entidade, Ary Bortolotto. Como hospitais estão usando contêineres para guardar mortos, passou-se a ideia equivocada de que as funerárias não estavam dando conta de atender a demanda, em meio à crise do coronavírus.

Pensamento único I

Voltamos à Santa Inquisição da Idade Média. É proibido descrer do pensamento único. Ai de quem colocar em dúvida qualquer pensamento contrário ao oficialismo no combate ao vírus. Ai dos médicos e especialistas que contestarem o status quo da peste e medidas de contenção.

Pensamento único II

Quem expor publicamente suas divergências será trucidado em praça pública e será queimado vivo virtualmente. O pensamento único é um dogma como a inabilidade papal. Eppur si muove (no entanto, se move), como falou Galileu, para não ser queimado vivo por dizer que a Terra gira em torno do Sol.

Esteio na frente

Só neste ano, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP), e equipe de secretários já receberam, seguindo as normas de distanciamento, gestores de 13 cidades gaúchas para compartilhar experiências positivas, programas e políticas públicas. O modelo de governança e gestão, por exemplo, é o primeiro no Rio Grande do Sul a ser instituído por lei.

BRDE e as mulheres

O BRDE promove de hoje até sexta-feira uma homenagem às mulheres. Uma live por dia, às 14h, no canal do YouTube do banco, com apresentação da presidente, Leany Lemos, e uma convidada especial, mulheres em destaque nas mais diferentes áreas.

É ruim

A partir de 2030, a Volvo passará a produzir somente carros elétricos, que serão vendidos apenas através de seus canais online, eliminando a figura da concessionária.

Miúdas

  • NO ano passado, a mídia cuidava mais da China do que da esquina.
  • NESTE ano, houve uma inversão: tudo sobre a esquina e nada sobre a China.
  • TÁ na Mesa da Federasul virtual, nesta quarta-feira, terá palestra do governador Eduardo Leite (PSDB).
  • TEMA central não será Covid-19, focará no serviço público e atração de investimentos.
  • NÚMERO de pedintes nas calçadas de Porto Alegre aumentou com a bandeira preta.
  • SUGESTÃO de "ranchinho" para eles: latas de sardinhas, que não requer refrigeração.
  • COM academias fechadas, lá se foi o preparo físico. Em casa não é a mesma coisa.

A segunda chance

Para efeitos de vacina, a população se divide em três. Os que a esperam com ansiedade, os que esperam imunizante de dose única, e os que preferem esperar um bom tempo com temor de efeitos perversos.

Falta fazer

A prefeitura de Porto Alegre estima que 252 toneladas/dia de lixo com potencial reciclável são descartadas indevidamente, junto com os orgânicos e rejeito. O custo total para enviar esses resíduos com potencial de reciclagem para o aterro em Minas do Leão é de, aproximadamente R$ 8,8 milhões por ano, valor que poderia ser investido em outras melhorias para a cidade.