Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 23 de Fevereiro de 2021 às 21:34

A vida continua


ALEX ROCHA/PMPA/DIVULGAÇÃO/JC
Esse beija-flor fez seu ninho na área do Posto Modelo da avenida João Pessoa, pertinho da tenda da Covid-19, em Porto Alegre. Enquanto os pássaros seguirem voando e botando ovos, há esperança.
Esse beija-flor fez seu ninho na área do Posto Modelo da avenida João Pessoa, pertinho da tenda da Covid-19, em Porto Alegre. Enquanto os pássaros seguirem voando e botando ovos, há esperança.

Duas perdas

Em um intervalo de poucos dias, o Rio Grande do Sul teve duas perdas de peso no mundo da ciência. Primeiro foi Iván Izquierdo, um dos maiores pesquisadores na área da memória no mundo. Ontem, faleceu Ludwig Buckup, professor da Ufrgs por décadas, fundador com o Padre Balduíno Rambo do Museu de Ciências Naturais, além de ter sido presidente da Fundação da Ospa.

A razão de cada um I

A carreata de protesto dos motoristas de aplicativos já era anunciada há mais dias. Eles têm razão quando se queixam do baixo preço recebido pelo quilômetro rodado, além de pagarem mico por promoções das empresas para fidelizar ou atrair clientes. Enquanto isso, o táxi comum tende a desaparecer. Parte é motorista veterano, que não se adapta ao sistema eletrônico.

A razão de cada um II

Dito isso, há que se enxergar o panorama visto da ponte. O colunista usa aplicativo duas ou mais vezes por dia, e em todas as viagens procura saber a real. Alguns dizem que os ganhos são razoáveis se trabalharem de sol a sol e mais um pouco, em torno de R$ 8 mil a R$ 10 mil mensais brutos. Outros se queixam da baixa margem e consequente pífia renda.

Os sem-voz

Entre tantas outras atividades artísticas, quem está na rua da amargura são as pessoas do canto e da voz, que sobreviviam fazendo shows intimistas em bares e restaurantes, sem ter a retaguarda dos famosos, e sem gordura financeira acumulada. Muito triste tudo isso.

O pior dos mundos

Diz uma das Leis de Murphy que nada está tão ruim que não possa piorar. É o caso de quem está internado ou espera vaga para cirurgias de outras doenças como câncer, coração e uma variedade enorme de outras morbidades. Essa história cruel com toda sua gravidade é abafada pelo barulho do coronavírus.

Protesto parcelado

O Primeiro Cartório de Protestos de Porto Alegre está possibilitando o pagamento de emolumentos notariais e títulos levados a protesto em até 12 parcelas mensais pelo cartão de débito ou crédito.

O elefante na loja I

As recentes decisões do presidente Jair Bolsonaro remetem à antiga imagem de um elefante em uma loja de cristais. Por menor que seja o movimento, o estrago é considerável, como é o caso da intromissão na Petrobras, quebradeira que mexeu profundamente com os investidores, agora mais do que nunca convencidos de que há forte insegurança jurídica para investir no Brasil.

O elefante na loja II

Dá até para ouvir de longe o que Bolsonaro deve estar respondendo ante as críticas, um audível "e daí?". E daí, presidente, que o senhor não é o dono da loja. A Petrobras é uma empresa de capital aberto e como tal tem acionistas-donos também. Ou seja, a loja não é só sua. Elefantes em lojas de cristal costumam derrubar paredes de lojas vizinhas, como foi o caso.

A força da emergência

A queda na aprovação do governo Bolsonaro é explicada por uma série de motivos, mas certamente o maior é a interrupção do auxílio emergencial. Os sem-dinheiro são a maior parcela da população, que não sabe e também não se importa com a briga do Capitão com os jornais. A parcela que realmente entende o conjunto da obra deve ser menor que 10%, e diminuindo. É a parcela que um deputado mineiro chamava de grande diretório nacional.

Miúdas

  • OS hospitais de campanha, onde estão logo agora com o esgotamento de vagas?
  • DE que adianta ter piscina no prédio se não pode tomar banho?
  • SAPATOS na porta de casa, hábito que deveria ser para sempre. Rua tem vírus e cacaca.
  • JAPONESES, entre outros povos, sabem disso há milênios.
  • CAPACHO tratado com desinfetante, outra prática que deveria ser comum.
  • BRABO mesmo vai ser para restaurantes que só funcionam à noite. Tudo de novo.

Polos viróticos

Os lugares de maior concentração de coronavírus são os cotovelos e a junta dos dedos da mão.