O Colégio Anchieta celebra 131 anos amanhã. Foi fundado em 1890, quando o Padre Francisco Trappe, com outros padres e irmãos jesuítas e leigos, iniciou um projeto educativo inspirado no legado de Santo Inácio de Loyola. Ao longo de décadas, ensinaram muitas gerações de alunos, chamados carinhosamente de "anchietanos".
Considerada a maior juventude partidária do Estado, a JMDB deu ontem mais uma demonstração de força. Com a posse de Beto Fantinel na Assembleia Legislativa, a bancada do MDB passará a contar com três ex-presidentes do núcleo estadual em sua composição de oito deputados no Parlamento gaúcho.
Todos os estados vão desencadear uma sucessão de concessões em todas as áreas, do saneamento básico a estradas estatais diversas. A obesidade mórbida das unidades da federação nunca fez sentido. Alagoas tem até um abatedouro, imagina. Concessões bem feitas melhoram serviços e botam dinheiro no caixa.
O pedido de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no apagar do seu mandato é movido pelo que nós conhecemos muito bem no Brasil: casuísmo. O presidente Richard Nixon teve que renunciar nos EUA porque mentiu sobre o grampo no edifício Watergate e porque era antipático e republicano. Bill Clinton pulou a cerca e mentiu, mas não sofreu impeachment porque era simpático e democrata.
Ambos cometeram o pecado maior da moral calvinista, a mentira. Diferentemente dos países católicos, onde você pode cometer o crime mais hediondo, mas se confessar para o padre vai para o mesmo céu que alguém que levou a vida sem nenhum pecadadilho. Aqui, mentira é pecado venial. Explica porque não saímos do lugar. Caetano Veloso já cantava que não existe pecado ao sul do Equador. À farra, pois.
Ora vejam só. Estamos acostumados a ler que surgem novas variantes do coronavírus em vários países da Europa, mas agora assoma nosso espírito de exportação. O Japão registra variantes do vírus em pessoas que vieram do Brasil.
Depois de lançadas no mercado, a guerra das vacinas agora foca a eficácia e abrangência, inclusive para as novas cepas. Pfizer e a BionTech pularam na frente, propagando que elas são eficazes para as variantes britânica e sul-africana, sabe-se lá quantas ainda virão.
Enquanto se desenrola a peça "Eu sou a melhor", o cidadão comum fica perdido no tiroteio, mal recebe uma informação e em seguida vem outra que sepulta ou confunde a outra. Ele espicha os braços esperando que alguém diga a velha frase gaudéria: te arremanga e vem.
Há muito tempo, os adoradores do frio que detestam a canícula elegeram São José dos Ausentes como a cidade dos sonhos. Compreensível. Hoje vai fazer 12 graus na região.
Quando cidade grande começa a esvaziar, o povo vai para a praia que começa a encher. Quando a praia começa a esvaziar, ele volta para a cidade grande que começa a encher.
Os camelôs e ambulantes que não ambulam no Centro de Porto Alegre vendem máscaras entre R$ 3 e R$ 5, muito mais baratas do que às vendidas nas farmácias. Uma dúvida me assalta: elas são confiáveis? Vieram de onde?