Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 17 de Dezembro de 2020 às 21:56

Papai Rena


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Exposto no 5ª Avenida Center, entrada pela 24 de Outubro, em Porto Alegre, este é tão legítimo quanto o outro, por assim dizer. Não é grande, mas é fofo. As renas são tudo na Lapônia, da qual se aproveita tudo e mais um pouco. Além de lixar trenó, a carne, o couro e até os chifres e cascos têm mil e uma utilidades. É a "boiada" dos países escandinavos.
Exposto no 5ª Avenida Center, entrada pela 24 de Outubro, em Porto Alegre, este é tão legítimo quanto o outro, por assim dizer. Não é grande, mas é fofo. As renas são tudo na Lapônia, da qual se aproveita tudo e mais um pouco. Além de lixar trenó, a carne, o couro e até os chifres e cascos têm mil e uma utilidades. É a "boiada" dos países escandinavos.

O sequestro do bonde

Na Porto Alegre dos anos 1960, ainda com ondas de pachorra conforme os ventos, não faltaram audazes feitos por pândegos, cujas proezas poderiam perfeitamente ser história para o cinema. Personagens cuja missão maior nesta vida era produzir o que hoje chamamos de pegadinhas, como o famoso Odone Greco. Uma das histórias quase desconhecidas dele me foi contada pela irmã, Iole Greco Soares.
Odone só começou a trabalhar mais para o fim da sua vida. Uma das coisas que ele conhecia bem era a regulagem de motores, e era muito bom nisso. Dona Iole narrou que ele abriu uma oficina jocosamente batizada de Reguladora Xavier, medicamento usado por mulheres com problemas de fluxo menstrual. Seu Odone ficou conhecido na época, muitos ficaram no anonimato, apesar de feitos memoráveis. Até, porque feitos em conjunto.
Foi o caso do sequestro do bonde. Depois de poucos comes e muitos bebes, um grupo que se abastecia nos bares do Centro Histórico até noite alta resolveu ter um bonde só para eles. Uma das linhas, o bonde Riachuelo, fazia uma parada na frente da padaria Paris, que existe até hoje, a poucos metros da Borges de Medeiros. O motorneiro e o cobrador faziam um lanche e deixaram o "elétrico" estacionado e entregue à mala suerte.
Os pândegos, meia dúzia deles, entraram e foram rumo à louca aventura pelas ruas da cidade. Dirigir bonde não era difícil, alavancas de freio e aceleração, uma roda que travava manualmente as rodas em caso de falta de energia, e deu. Assim foram à toa por vários bairros, movendo os trilhos em bifurcações com uma haste própria para este fim.
Ao se darem conta do acontecido, os desesperados tripulantes ligaram para a Carris. Até acionar socorro policial levou um tempão. Entrementes, os farristas fizeram o tour até que a prudência falou mais alto. Escafederam-se mas esqueceram um deles, um general da reserva que dormia no banco, que nem mesmo sabia o que se passava.
Quando a cana finalmente encontrou o bonde com o militar subitamente desperto, sem saber o que estava acontecendo, deixaram tudo por isso mesmo. Afinal, eram tempos da Revolução e bulir com um general, mesmo de pijama, não era uma boa ideia.

Alvíssaras no Mercado

Grandes novidades no Mercado Público de Porto Alegre em breve. Entre elas, a colocação de placas solares, a exausto do ar para baixar a temperatura interna e resolver um dos seus maiores problemas, destino para o lixo gerado. Em princípio, ele seria triturado e levado por túnel em área não tombada para destino final.

Itararé

Na Guerra do Paraguai, ficou famoso um episódio em que ambos os lados se prepararam para o que seria uma monstruosa batalha, a Batalha de Itararé. Só que não aconteceu. Agora, a Justiça negou recurso à Câmara de Vereadores e o impeachment do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) virou Impeachment de Itararé.

Bandeira própria

O prefeito eleito Sebastião Melo (MDB) reivindicou junto ao governador Eduardo Leite (PSDB) que Porto Alegre tenha bandeira própria. Ele também reconhece que quanto mais espichado o horário do comércio, menor é a aglomeração.

Prêmio ao chamamé

A televisão argentina deitou e rolou pelo fato de a Unesco ter reconhecido o chamamé como patrimônio mundial da humanidade, que alguns pretendiam ser coisa nossa. É música oriunda do litoral da Argentina. Tem muitos fãs aqui, é verdade.

Trio elétrico natalino

Projeto Natal Itinerante vai tomar as ruas de Caxias do Sul nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. Papai Noel, anjos, duendes, artistas e músicos percorrerão diversos bairros em um caminhão "trio elétrico" para contar a fábula "Um presente de Natal", encenada pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis, com patrocínio da empresa Prolar, que festeja 50 anos.

Melhores Comunicadores

O diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC, Daniel Ramos, foi eleito um dos melhores comunicadores do País pelo prêmio Aberje.

Os 90 do Country

O Porto Alegre Country Club lançou belo livro para comemorar seus 90 anos, também contando a história do golfe no Rio Grande do Sul. E ilustrado com fotos antigas da cidade. De primeira.

Menos gases

A PwC assumiu o compromisso global de neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa até 2030. Além disso, a firma assumiu o compromisso de apoiar os clientes a reduzir suas emissões, bem como as das operações e fornecedores do network PwC.

Miúdas

  • PRIMEIRO pedido de casamento no Skyglass de Canela foi nesta quinta. Podem apostar, vai virar moda.
  • OUTRO golaço da Polícia Civil e BM com apreensão de bugigangas contrabandeadas no Centro da Capital.
  • CASA da mãe Joana. Assim o comércio ilegal enxerga a cidade.
  • FURTO e roubo de celulares é um grande negócio para os fabricantes. As vítimas terão que comprar um novo.
  • QUEM compra carro sabendo que ao foi roubado tem caráter igual a quem o vende.
  • COBRAM a vacinação do governo Bolsonaro, mas nenhuma entrou com pedido de registro na Anvisa.
  • LIMINAR do STF autorizando pesca de arrasto na Metade Sul é um atentado ambiental.

Assim era o Brasil

Quando se contar a história da pandemia no futuro, certamente será destacado que, bem antes da vacinação, um ministro do STF obrigou o governo a marcar data para aplicar uma vacina até então inexistente.