Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 14 de Dezembro de 2020 às 22:11

Azul no vermelho


CLEITON THIELE/SERRA PRESS/DIVULGAÇÃO/JC
Se o Papai Noel é vermelho, o avião é um Cessna Gran Caravan da Azul. E foi nele que o Bom Velhinho embarcou para descer no aeroporto de Canela no voo inaugural. São três viagens semanais, que podem ser ampliadas porque a receptividade está sendo boa. E viajar de avião é seguro, posto que o ar é reciclado constantemente usando bactericida e descontaminantes. Leia mais sobre a aviação regional aqui.
Se o Papai Noel é vermelho, o avião é um Cessna Gran Caravan da Azul. E foi nele que o Bom Velhinho embarcou para descer no aeroporto de Canela no voo inaugural. São três viagens semanais, que podem ser ampliadas porque a receptividade está sendo boa. E viajar de avião é seguro, posto que o ar é reciclado constantemente usando bactericida e descontaminantes. Leia mais sobre a aviação regional aqui.

Historinhas da cidade

Rolava um papo sobre como enfrentar médicos e advogados em uma roda de empresários em cafeteria do bairro Moinhos de Vento. Um deles, liderança empresarial de peso, falou sobre os seus.
- Prefiro enfrentar os advogados. Pelo menos os enfrento de pé.

Seu Zeno


MDB/DIVULGAÇÃO/JC
Farroupilha registrou com um buzinaço, balões e cartazes os 89 anos de um dos fundadores do MDB na cidade, Zeno Pessin, ou seu Zeno como é conhecido. A homenagem contou com o apoio do prefeito e vice eleitos, Fabiano Feltrin (PP) e Jonas Tomazini (MDB).
 

Dizem por aí...

...que foram as aglomerações durante a campanha eleitoral as responsáveis, parcial ou totalmente, pelo rebote do vírus. Se assim foi, terão que explicar porque há uma segunda onda na maioria dos países, sem que eles tivessem eleições.

Primeiro movimento...

O primeiro se dará quando a população brasileira vacinada já mostrar uma massa crítica de imunização, e aumentando. A maior parte se desfalcará em regojizo pela salvação, ou pelo menos assim se espera. Parte até abandonará a máscara, parte seguirá com ela para sempre ou por alguns bons anos.

...segundo movimento

Com o passar do tempo, digamos um mês, se os casos novos diminuírem substancialmente, podemos esperar forte aumento de situações até agora inimagináveis, como eventos fechados de grande público. Será sólida a sensação de um enorme e coletivo "ufa". Se der errado, bem, nem é bom pensar.

Respeito ao consumidor

O respeito ao cliente e a consideração às críticas recebidas renderam à Panvel o Prêmio Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, concedido pela Consumidor Moderno em sua 18ª edição. É prêmio merecido para quem tem 50 anos de história e 465 lojas na Região Sul e em São Paulo.

Os de baixo e os de cima

Entra em vigor já neste Réveillon a proibição de fogos de artifício com barulho. Se já é difícil fiscalizar queima de fogos pessoa jurídica, flagrar as pessoas físicas é missão impossível. Na antiga moda do tráfico, largar foguetes para anunciar a chegada de drogas, nunca se conseguiu chegar a quem os largou. Flagrar os de baixo que causam estrondos lá em cima é boca braba,

Reconhecimento

A jornalista Bruna Suptitz foi reconhecida com o Prêmio CAU/RS 2020 na categoria Imprensa Pessoa Física, pelo trabalho na coluna Pensar a cidade, no Jornal do Comércio. O prêmio promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) destaca pessoas e iniciativas que valorizam a arquitetura e urbanismo no Estado. O vencedor do Destaque CAU/RS 2020 - Prêmio Briane Bicca será revelado em cerimônia online hoje.

O culpado de tudo I

Qualquer que seja a ação feita ou intentada pelo presidente Jair Bolsonaro, é seguida de um temporal de críticas gerais, incluindo o STF. Cometeu erros, é verdade, mas é culpado de tudo, até mesmo de unha encravada. Faz, leva chumbo; não faz, leva igual. Preso por ter cão, preso por não ter cão, como diz o ditado.

O culpado de tudo II

Se ele estiver assim tão errado, se suas ações são malévolas a esse ponto, certamente o povo pensa igual, certo? Errado. A última pesquisa Datafolha mostra que a avalição de bom e ótimo se mantém em 37% e o ruim/péssimo caiu de 34% para 32%, sem falar no "regular", que não significa condenação. Então qual é?

Carros elétricos

Quando forem milhões, os carros elétricos terão milhões de baterias que terão que ser descartadas. Onde?

Eventos astronômicos

Apesar do ano ruim, 2020 teve notáveis acontecimentos astronômicos. Ontem, houve eclipse parcial do sol para algumas cidades latinas. Em Porto Alegre, o ápice foi às 13h45min, mas o tempo não ajudou. Além dele, houve a menor distância entre Júpiter e Saturno desde a Idade Média, e a passagem de um cometa visível a olho nu. Há quem diga que não foi coincidência.

Miúdas

  • ENTREOUVIDO mais comum começa com "pela primeira vez na minha vida...". E nunca termina bem.
  • NOS últimos 10 anos, a União injetou R$ 182 bilhões em aportes de capital e subvenções em estatais.
  • COMISSÁRIOS de bordo chineses precisam usar fraldas descartáveis para não ir ao banheiro. Jesus.
  • APESAR da alta de quase 40% no PIB agropecuário gaúcho, houve quem noticiasse que o setor viveu uma crise.
  • SINGAPURA aprovou a criação e a venda de frango criado em laboratório. O ovo será só para comer.
  • MORREU aos 89 anos o ex-espião britânico e escritor de tramas de espionagem John Le Carré.

A vacina que veio do frio

Como clubes de futebol, vacinas tem suas próprias torcidas entre os médicos. Um deles, também professor, acha que a mais eficiente seria a da Pfizer, por usar o corpo inteiro do vírus na sua confecção. Perguntado se refrigeração em torno de 70 graus Celsius negativos seria um problema, ele minimizou. Explicou que as vacinas são acondicionadas em contêineres especiais que as mantém nesta condição por dias.