Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 08 de Dezembro de 2020 às 21:26

O perigo da inflação


DUDU LEAL/FIERGS/DIVULGAÇÃO/JC
A coletiva de fim de ano da Fiergs, nessa terça, foi virtual. Logo na abertura, o presidente da Federação das Indústrias, Gilberto Petry, lamentou a distância que impediu a confraternização de fim de ano com a imprensa, que tradicionalmente ocorre após a entrevista. Um dos aspectos destacados foi a alta da inflação, maior do que a prevista no início do ano.
A coletiva de fim de ano da Fiergs, nessa terça, foi virtual. Logo na abertura, o presidente da Federação das Indústrias, Gilberto Petry, lamentou a distância que impediu a confraternização de fim de ano com a imprensa, que tradicionalmente ocorre após a entrevista. Um dos aspectos destacados foi a alta da inflação, maior do que a prevista no início do ano.

Marcas de Quem Decide I

Na pesquisa para o Marcas De Quem Decide do JC, a Qualidata reporta dificuldade maior para agendar entrevistas com gestores de negócios em Porto Alegre, muita gente só em casa ou comparecendo poucas horas por dia em suas empresas. No Interior, os dirigentes estão no batente em suas sedes desde cedo até o fim do expediente.

Marcas de Quem Decide II

Análise preliminar dos números sugere que a pandemia afetou de forma distinta a performance das marcas. Em alguns setores bem mais que outros. Poderá haver "dança das cadeiras" no topo das mais de 70 categorias que a Qualidata está pesquisando. Deve ser assim em todo o País. O diabo da peste não perdoa.

Inovação

Ao completar 125 anos de história, a rede de Óptica Foernges, responsável pelo primeiro laboratório óptico do Rio Grande do Sul, acaba de adquirir a facetadora Mr. Blue. O equipamento francês, com tecnologia de ponta, oferece recursos para o recorte de lentes complexas para as mais diversas armações.

Do bolicho aos supermercados

É o título de interessante livro escrito pelo jornalista Fernando di Primio, contando a evolução deste tipo de negócio. A página lembra o primeiro súper criado nos anos 1950, o Campal de Porto Alegre, uma estatal.

Comes & Bebes

A primeira rede poderosa da Capital foi a Supermercados Real, com origem em Pelotas, que até criou o que hoje chamamos de loja de conveniência em 1974, a rede Comes & Bebes. Supermercados vendiam poucos produtos gelados. Estava à frente do seu tempo e não vingou.

Ponham-se no lugar...

...de uma pessoa comum, senhores das vacinas. Ou elas ficam bem abaixo da taxa de imunização razoável ou apresentam indicadores díspares, como a Oxford/AstraZeneca. É de cair butiá do bolso. Testes com voluntários mostraram 62% com uma dose e 90% com meia dose, seguida de dose inteira. Resultado final: desconfiança.

Guerra na surdina

Há uma guerra surda se travando entre lojistas e shoppings centers. Alguns são mais intransigentes do que outros, e a queixa dos lojistas é que dependendo do caso, o aluguel inviabiliza o negócio. Vale lembrar que a redução de até 50% em alguns terminou em dezembro. Agora é tempo de pega pra kaput.

Rei destronado

A força do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) era tanta que o mercado financeiro credita a ele o travamento das reformas fundamentais: diz que "era" porque o STF travou a reeleição do atual presidente da Câmara dos Deputados. Daí que desanuviou o ambiente em parte. Ok, destronado não quer dizer morto.

Mais do mesmo

Pesquisa do Procon mostra que o preço dos produtos mais consumidos no Natal se mantém igual ou superior aos levantamentos feitos em novembro. Até aí morreu Neves. A novidade seria se eles tivessem baixado de preço.

Muito difícil

Apesar do mau tempo e bandeira vermelha, visitantes lotaram Gramado no final de semana, com aglomerações na Rua Coberta. Ante a repercussão, abriu-se uma discussão sobre a proibição de aglomerações na praia versus cidades turísticas. No fundo, o episódio mostra como é difícil fiscalizar esses ajuntamentos de gente.

Lar, ex-doce lar

Oconceito de lar mudou. Parafraseando antiga expressão, agora é lar, ex-doce lar, porque nele se trabalha. Tem quem deteste. Se diz tanto trabalhar em casa quanto trabalhar de casa. Dá no mesmo.

Miúdas

  • MAIS uma vez o Interior mostra sua força, com a Rede Polo de Lajeado comprando a rede Dia.
  • TESE antiga desta página. Porto Alegre se acha, mas o dinheiro mesmo está fora dela.
  • GOL vive seu melhor momento, com crescimento de mais de 17%. Mas em relação a 2019 faltam 30%.
  • MAIOR rede de defensores do País é a rede é das reformas. Que avançam a passos de cágado.
  • O MELHOR dia foi ontem. (Lema dos SEALs da Marinha norte-americana).

Azar de bagrinho

O IPCA de novembro cravou 0,89%, um dos mais altos para este mês em anos anteriores. O efeito foi anular e até ser muito superior a qualquer investimento feito em renda fixa, como a poupança, e até em alguns fundos de renda variável. Em resumo, quase todos nós, bagrinhos, estamos perdendo dinheiro lenta e inexoravelmente rumo à aplicação zero.