Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 02 de Dezembro de 2020 às 21:26

A campeã


JOYCE ROCHA/JC
A rua Voluntários da Pátria é a única do Centro Histórico de Porto Alegre cujos imóveis não sofreram desvalorização. A Volunta, como é conhecida pelo povão, concentra comércio formal de rua e galerias, o grosso com produtos destinados às classes C, D, E. Antigamente se torcia o nariz, mas no conjunto, o dinheiro está ali pela escala. Não há imóveis vagos.
A rua Voluntários da Pátria é a única do Centro Histórico de Porto Alegre cujos imóveis não sofreram desvalorização. A Volunta, como é conhecida pelo povão, concentra comércio formal de rua e galerias, o grosso com produtos destinados às classes C, D, E. Antigamente se torcia o nariz, mas no conjunto, o dinheiro está ali pela escala. Não há imóveis vagos.

Mercado careca

Fala-se muito no poder de compra dos 60. No entanto, a chamada economia grisalha é mais robusta em relação aos jovens porque tem dinheiro, ponto. A paisagem vista do alto da cumeeira projeta um outro tipo de economia, a economia careca. Jovens começam a perder a cobertura capilar cada vez mais cedo.

Pix versus cartão I

Anuncia-se que as transações com o Pix já suplantam os cartões de débito, crédito e TED, entre outros meios de pagamento. Deve ser verdade em volume de dinheiro, mas em número de operações dificilmente suplanta o cartão de débito. Ok, tem a anuidade (absurda) dos cartões de crédito.

Pix versus cartão II

Usar celular para pequenas contas com cartão de débito é bem mais prático. Só o fascínio pelo brinquedo novo explica usar celulares cada vez maiores em vez do pequeno e prático cartão. Em termos de portabilidade e segurança, é difícil andar na rua com um trambolhão.

Posse no BRDE


MARCELO G. RIBEIRO/arquivo/JC
Cercada das melhores referências, a executiva Leany Lemos assume amanhã, às 12h, a presidência do BRDE. Luiz Noronha segue como diretor de Planejamento. Leany Barreiro de Souza Lemos comandou, até o mês de junho deste ano, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, onde atuou diretamente na aprovação do Reforma RS, conjunto de projetos que trouxe uma mudança estrutural nas carreiras do funcionalismo e que já vem apresentando resultados fiscais.

Historinhas da cidade

Um senhor idoso, baixo e atarracado, posta-se na frente de um sem-teto arranchado nas imediações da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Dirige algumas palavras em tom de voz normal e recebe a resposta também em baixo volume. Então, ele se afasta um pouco e desta vez aumenta os decibéis:
Mas que gaúcho que tu é, que nem conhece a história do Rio Grande do Sul!
Qual teria sido a pergunta, não se sabe. Mas de guerra dos farrapos o sem- teto deve saber tudo.

A era do Diabo

Vivemos várias eras: a da informação, da desinformação, do grenalismo, da peste parte II, mas nenhuma suplanta a era das falhas. Agora, vazaram dados de toda ordem de 200 milhões de brasileiros. Recentemente, o TSE foi hackeado. Quanto mais tecnologia, mais falhas.

Sonho realizado

"Se uma voz divina perguntasse se eu queria ser prefeito, governador ou presidente da República, não teria nenhuma dúvida: prefeito! Para devolver à cidade tudo que ela me deu!" Sebastião Melo em 2007, quando perguntado pelo jornalista Gilberto Jasper qual era o maior sonho dele na política. Melo nasceu em Piracanjuba (GO), famosa pelo leite e lácteos.

Me engana que eu gosto

"Achar que PSB e PDT são esquerda é praticar o autoengano. Márcio França, PSB de São Paulo, está tão à esquerda quanto Alckmin. João Campos, do Recife, é esquerda-mamãe. Ciro Gomes se diz de esquerda e há quem acredite." O comentário é de Carlos Brickmann (www.chumbogordo.com.br).

Miúdas

  • HOJE é o Dia Nacional do Samba. De algum tempo para cá temos sambado todos os dias.
  • DESDE sempre os hospitais estão lotados, observa uma leitora. Ok, mas o holofote Covid é poderoso.
  • MUNDO do dinheiro está líquido barbaridade. Estrangeiros botaram R$ 30 bilhões na bolsa em novembro.
  • ISSO que as vacinas apenas botaram a cabecinha fora. Imagina quando chegar no seu braço.
  • DE tanto receber álcool, as mãos viraram alcoólatras. Com direito à síndrome de abstinência.

Pista limpa

O trânsito da Capital fica bom durante o veraneio e agora, com o pessoal se mandando para fora da cidade por causa da peste, vai parecer freeway da China.