Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

coluna

- Publicada em 28 de Outubro de 2020 às 21:31

O rei da estrada


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
À primeira vista, o cidadão em tela parece ser um viajante global com sua poderosa moto, impressão reforçada pela bandeira do Brasil. Mas Raul Adegas explica que é só impressão mesmo. Comprou a moto há pouco e por enquanto, diz ele bem-humorado, "só viajei até Glorinha".
À primeira vista, o cidadão em tela parece ser um viajante global com sua poderosa moto, impressão reforçada pela bandeira do Brasil. Mas Raul Adegas explica que é só impressão mesmo. Comprou a moto há pouco e por enquanto, diz ele bem-humorado, "só viajei até Glorinha".

Como o diabo gosta

Ainda não se sabe se o que está aí é a segunda onda da Covid-19 ou se é o recrudescimento da primeira. Mas já se sente a segunda onda de pessimismo em todo o mundo. A União Europeia alerta que os 480 milhões de habitantes só esperam uma vacina em 2022, e que nem todos terão resposta imunológica. Como se dizia antigamente, é duro o beiço do burro.

Por falar em vacina...

...deve ser a primeira vez na história que uma vacina é comprada antes mesmo de ser criada e ter eficácia comprovada. Só os Estados Unidos compraram 1 bilhão de doses. Até no campo imunológico existe mercado futuro.

A colcha de retalhos I

Estava na cara que alguém iria aproveitar o plebiscito no Chile para sugerir um igual no Brasil. De qualquer maneira, a proposta do deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, mais dia menos dia deva ser levada a sério. A Carta de 1988 é uma colcha de retalhos e só prevê direitos sem deveres.

A colcha de retalhos II

Não é de hoje que se diz que a Constituição é uma proposta paternalista que tem sua parcela de culpa pelos males atuais do Brasil. Quando foi promulgada, o presidente José Sarney (MDB) disse que ela tornaria o Brasil "ingovernável". No à toa, de lá para cá, o corporativismo inchou e abatumou a governabilidade.

Soldado do partido

Com 90 anos, 65 deles dedicados à vida pública, o ex-senador Pedro Simon (MDB) segue exercendo o papel de soldado do partido que ajudou a fundar há mais de meio século. Se bem que, como líder máximo do MDB gaúcho, está mais para general. Nos últimos dias, cumpriu com disposição e bom humor uma maratona de gravações de apoio para os candidatos a prefeito da legenda no Rio Grande do Sul. Simon gravou para cerca de 150 candidatos.

Maomé

A Confeitaria Maomé, ao lado da Igreja Santa Teresinha, era referência na José Bonifácio muito antes de aquela região ter se tornado um polo de cafés e operações gastronômicas com mesas nas calçadas. Aliás, a Maomé funcionava ali há 43 anos, antes da criação do Brique da Redenção. Agora está de mudança, informa a repórter Adriana Lampert (matéria na página 6).

Melhora na sucata

Catadores de ferro e aço, geralmente pequenas oficinas, estão conseguindo melhores preços neste período. Entre março e julho, eles obtinham apenas entre 30 a 40 centavos de real o quilo. Agora, percebem 60 centavos. Melhorando...

Luz, mais luz no Interior

A iluminação do campo do F. C. Rio Pardinho, de Santa Cruz do Sul, foi concluída esta semana e o clube passa a ser uma referência, como o primeiro nesta região do interior gaúcho a contar com luminárias, apto a receber partidas de futebol à noite. Agora, só precisa o vírus colaborar.

De lá e de cá

A corretora África Seguros, de Porto Alegre, associou-se com o grupo empresarial catarinense, que tem entre suas operações a PAC LOG, maior empresa privada de logística aeroportuária do Brasil; e o Grupo GMO, referência nacional no setor de terceirização de mão de obra. A África Seguros muda de nome e passa a se chamar Hatteras.

Miúdas

  • NO Brasil se fala muito no pós-pandemia. Na geopolítica e na economia, se fala na pós-eleição dos EUA.
  • SE a eleição fosse hoje, Joe Biden venceria com a grande maioria dos votos. Se.
  • se abrevia a futura vacina como Coronavac. Convenhamos, é uma boa e eficiente redução.
  • CONVENIENTEMENTE, algumas prefeituras decretaram ponto facultativo na sexta-feira. Ou é ponto eleitoral?
  • MOVIMENTO nos cemitérios no Dia de Finados deve ser inferior ao de anos anteriores.
  • EMBORA tímida e perigosamente, estão voltando os dois beijinhos. Sem máscara.
  • RENÉ Descartes disse "Penso, logo existo". Atualizado, "Penso, logo existo. Provisoriamente".

Rei morto, rei posto

Quando pensou na plataforma de pagamentos Pix, o Banco Central pretendia arrefecer a concentração bancária, com quatro grandes instituições dominando o mercado. Só que não. Todos eles aderiram ao sistema. Se não podes vencer o inimigo, junte-se a ele.