Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

coluna

- Publicada em 21 de Outubro de 2020 às 21:26

A campanha de João Derly


Filipe Lederhos/DIVULGAÇÃO/JC
Candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos, João Derly, e seu vice, Delegado Fernando, estiveram na Esquina Democrática expondo suas propostas. Ele diz que é o único a propor a criação da Escola do Empreendedorismo, que irá ensinar como aplicar microcrédito aos interessados em abrir um negócio e prosperar na capital gaúcha.
Candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos, João Derly, e seu vice, Delegado Fernando, estiveram na Esquina Democrática expondo suas propostas. Ele diz que é o único a propor a criação da Escola do Empreendedorismo, que irá ensinar como aplicar microcrédito aos interessados em abrir um negócio e prosperar na capital gaúcha.

Serviço de sobra

É grande a quantidade de recursos que serão ajuizados ao longo da campanha eleitoral. Os advogados trabalharão muito mais que cabos eleitorais (os tradicionais), rivalizando apenas com os "artistas virtuais", responsáveis pelos vídeos, cards e outros produtos para redes sociais.

Eu prometo!

A petulante e estereotipada frase das eleições dos anos 1950 perdeu a forma, mas não o conteúdo. Está aí vivinha da Silva. Prometer vacina contra o coronavírus de graça, prometer subsídios a torto e a direto sem dizer de onde virá o dinheiro, tudo isso é anos 1950 piorado. Tem quem ache que grana cai do céu.

A ferrovia do mar

A multiplicação de prédios e condomínios fechados no Litoral levou um leitor a perguntar se não compensaria criar uma ferrovia ligando a Capital às cidades litorâneas com breves paradas. A ideia foi levantada no final dos anos 1990 pelo então deputado Paulo Azeredo (PDT) e prontamente arquivada pelo custo astronômico, incluindo desapropriações. O preço da passagem seria absurdo.

Samba enredado


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Alguém mais dedicado às artes plásticas poderia achar que essa árvore de fios derrubados dos seus locais de nascença de propósito ou por azares aéreos possa ser uma instalação. Quem sabe, de olho na Bienal.

No restaurante elétrico...

Há muito tempo, a CEEE cobra o ICMS e outros tributos do usuário, mas não recolhe a quem dá direito. Ponha esse dado na panela e reserve, como se diz em cozinhês. Os sucessíveis déficits vão se acumulando a tal ponto que a dívida se torna impagável. Bote ela num papelão sem tampa porque não cabe.

...a cozinha no vale nada

Quando o fogão da venda da CEEE for aceso, a panela e o panelão vão ser oferecidos aos interessados em comprar o restaurante. Eles serão convidados a visitar a cozinha, que fará parte do negócio, mas eles não querem essa bronca. Então, por que cobrar ICMS dos clientes se ele não vai para lugar nenhum?

Geração xis

O GeraçãoE de hoje fala de uma lancheria de Porto Alegre que lançou um xis do tamanho de uma pizza, com 30 cm de diâmetro. Dá para quatro pessoas. Sanduíches gigantes são comuns nos Estados Unidos, com uma diferença: americano gosta de comê-los sozinhos e não dividir com outros três.

Ofensiva contra o Google

O governo americano processa o Google por monopólio. Ok, o Google atravessa o samba, negocia dados pessoais de quem o acessa e faz toda uma série de irregularidades. De outro lado, digam qual site de buscas tem tamanha riqueza de informações. Quem tiver competência que se manifeste.

O rato que ruge

Nascido em 1920, o rato mais famoso do mundo pode ter direitos autorais liberados em 2023 nos EUA. A Disney conseguiu postergar esse direito sobre Mickey Mouse várias vezes. No Brasil, a legislação mantém direito autoral por toda a vida do autor mais 70 anos.

Miúdas

  • TENDÊNCIA de alta mesmo pós-pandemia: lojas autônomas pegue e leve. Ruim para os empregos.
  • ALÉM de imprudentes, alguns ciclistas de aplicativos passaram a ser desaforados.
  • PRÉDIO onde ficava o Café do Porto na rua Padre Chagas terá comida asiática.
  • ALGUMAS instituições financeiras estão cadastrando plataformas Pix sem autorização.

Solução caseira

O senador Chico Ferreira (DEM-RR), aquele do cofre-cueca, se licenciou do mandato por 121 dias. O 1 a mais que quatro meses faz toda a diferença, por que permite que seu suplente assuma o posto com todas as vantagens do cargo. O suplente vem a ser seu filho, Arthur Ferreira Rodrigues, também do DEM. Tudo na mais santa paz.