Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Agosto de 2020 às 21:39

De volta ao passado


Acervo Fernando Rohsig/DIVULGAÇÃO/JC
No distante ano de 1924, as carretas puxadas por bois das colônias alemãs no Rio Grande do Sul já tinham comando por voz. Para que os bois virassem para a esquerda, gritavava-se hoo; para a direita a ordem era har, ambos com o H aspirado. Para parar, usava-se a ordem universal para cavalos e bois de fração, hôôô. Para descer lombas, e como as havia, a carreta contava com freio de mão, especialmente quando tinha muita carga. A imagem mostra familiares do leitor Fernando Röhsig no interior de Estrela.
No distante ano de 1924, as carretas puxadas por bois das colônias alemãs no Rio Grande do Sul já tinham comando por voz. Para que os bois virassem para a esquerda, gritavava-se hoo; para a direita a ordem era har, ambos com o H aspirado. Para parar, usava-se a ordem universal para cavalos e bois de fração, hôôô. Para descer lombas, e como as havia, a carreta contava com freio de mão, especialmente quando tinha muita carga. A imagem mostra familiares do leitor Fernando Röhsig no interior de Estrela.

Historinha de sexta

Foi um crime demolirem o belo prédio do Banco do Brasil na Sete de Setembro em Porto Alegre, mesmo destino do Banco da Província, também na mesma rua. Na época, final dos anos 1950 início dos 60, vieram abaixo dezenas de edifícios no Centro, um mais bonito que o outro. Uma lástima.
A nova matriz do Banco do Brasil foi erguida na mesma rua, na esquina da rua Uruguai, no outro lado do novo Banco da Província, hoje Santander, todo de mármore. Fundado em 1858, o banco era apelidado pelos antigos funcionários de o Velho Jequitibá. Foi o primeiro edifício do Rio Grande do Sul a ter escada rolante e ar condicionado central. As enormes janelas do primeiro andar eram de vidro belga, caríssimo. No 11º andar havia um salão de festas com pista de dança, um luxo.
Já o Banco do Brasil era mais modernoso, com várias novidades tecnológicas. Entre elas, um elevador muito rápido para os padrões da época. Curiosos visitavam o prédio apenas para subir e descer de elevador. Pois um deles foi um pecuarista de Bagé, pouco acostumado com as maravilhas da cidade grande. Entrou no elevador, afastou as pernas para manter o equilíbrio e esperou a viagem, Quando começou a subir, ficou deslumbrado.
- A la pucha, seu!
Virou-se para um homem ao lado.
- Quantos funcionários usam para puxar a caixa?

No escurinho do cinema

Dava para namorar, mas só com o maior respeito. Os lanterninhas botavam moral na pensão, especialmente nos cinemas do Interior, onde todos se conheciam. Pagava-se um mico enorme quando ele iluminava um casal com as mãos onde não deveriam estar - na opinião dele. Por isso, no início, o drive-in foi criado mais para dar uns amassos do que para curtir a sétima arte. Agora, ele volta com força na Capital e no Interior, como mostra a Reportagem Cultural desta edição.

Lá e cá I

Mesmo com isolamento falho e tardio, as regiões Norte e Nordeste do Brasil já registravam queda do número de infecções há mais de duas semanas, idem São Paulo, que começou o isolamento um mês depois do nosso. No Paraná, os casos estão em queda. Em Curitiba são 835 óbitos.

Lá e cá II

As queixas dos shopping centers gaúchos encontram respaldo no gerenciamento da pandemia em Curitiba e Florianópolis, onde também as curvas estão em baixa. Na primeira, os shoppings estão abertos todos os dias das 12h às 22h; em Florianópolis, das 12h às 22h de segunda a sábado.

Mesmo com alta exposição...

Estudo inédito divulgado nesta semana avaliou a prevalência da Covid-19 entre PMs do Rio Grande do Sul - que compõem um grupo de profissionais com uma das maiores exposições ao coronavírus. Realizada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a pesquisa indicou uma prevalência de ao menos 3,3% entre os brigadianos.

...brigadianos têm menos casos

Mesmo sendo um percentual mais alto do que o da população geral, foi identificado um baixo índice de complicações da doença: apenas 6,7% dos casos redundou em hospitalização, enquanto nenhum óbito foi registrado. Ora, dá para dizer que isso é um assombro. Apesar de a maioria trabalhar na rua. Quem sabe, por isso mesmo.

Força total

A maior feira agropecuária da América Latina vai ser inovadora. Na Expointer Digital deste ano, as máquinas e implementos agrícolas vão estar na palma da mão. No site, será possível ver os produtos, conhecer os lançamentos e conversar com os vendedores através de um chat ou de uma sala de reunião por vídeo. Para participar, basta entrar em contato com o Simers pelo (51) 98126.3381.

Os Sem Noção

O princípio ativo do Congresso Nacional é a demagogia em todas as suas formas. Vide o veto do Senado no recente caso do aumento dos servidores públicos. Compromete até os auxílios emergenciais. Parlamentares de todas as latitudes não sabem que o dinheiro não se multiplica. E mesmo que soubessem, votam com olho no eleitorado. É assim que o Brasil não funciona.

Ampliação dos serviços

A OAB/RS segue trabalhando para a ampliação dos serviços do Poder Judiciário no Estado. Somando-se aos esforços feitos para que o trabalho possa acontecer de forma abrangente e plena em todas as regiões, o presidente da Ordem, Ricardo Breier, ingressou com uma proposição de avaliação acerca da ampliação das atividades também naquelas Comarcas com bandeira vermelha.

O futuro...

...a Deus pertence, dizia o ex- ministro Sepúlveda Pertence. Mas na educação já sabemos que não será bom. Começa com um ano perdido dentre um contexto de piora acentuada da educação brasileira. O senador João Calmon já repetia nos anos 1960 o mantra "Educação, vergonha nacional".

Feliz aniversário

A Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) celebra hoje seus 89 anos de fundação. A entidade organizou uma live com o grupo tradicionalista Os Gauchinhos. "O novo normal nos forçou a adaptarmos muitas ações neste 2020. Com o aniversário da Spaan não foi diferente", destaca o presidente da entidade, Gildásio de Oliveira.

Os fugitivos

Mesmo sendo a mídia de maior portabilidade, o radinho de pilha não é fácil de encontrar no comércio de Porto Alegre. Nunca foi, aliás, então, não é por causa da pandemia. As marcas disponíveis são de má qualidade na maioria. A salvação é o Camelódromo, onde se encontra o velho e bom radinho de pilha.

Não falte

Não falte ao trabalho, para que seu chefe não perceba que sua falta não faz falta. O conselho é especialmente útil nos tempos que correm, com as empresas e escritórios fazendo das tripas coração para cortar custos.