Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Julho de 2020 às 00:57

Álbum de família


Woof Pack Miami/DIVULGAÇÃO/JC
É um belo conjunto de cães de raças diferentes. O baixinho invocado da frente chama-se Benny, é um yorkpoo, mora em Miami como todos os seus companheiros de - adivinhem - creche. Na saída, todos eles posam para uma foto, praxe da casa. Estão tão acostumados que já sabem como se posicionar.
É um belo conjunto de cães de raças diferentes. O baixinho invocado da frente chama-se Benny, é um yorkpoo, mora em Miami como todos os seus companheiros de - adivinhem - creche. Na saída, todos eles posam para uma foto, praxe da casa. Estão tão acostumados que já sabem como se posicionar.

Resumo gaúcho

Se algum forasteiro ou turista pedir para que se defina o clima gaúcho, diga que pode ser assim resumido: aqui congela-se, afoga-se e torra-se. Não raro na mesma estação.

Primeiro mandamento

Qualquer reforma tributária visa aumentar a arrecadação, mesmo desonerando alguns setores, mas outra parte do universo de contribuintes vai pagar o pato. Não tem como ser diferente. Nunca o Estado, o ente Estado, faz uma reforma tributária para perder arrecadação.

Segundo mandamento

Para suavizar a pancada, o Estado acena com redução gradativa de um imposto que mais salta à vista, ICMS - ou IPI, no caso federal. Faz parte do segundo mandamento: criar um imposto que doa "menos" no bolso, a CMPF que muda de nome, mas não de propósito.

As raposas no galinheiro

Os falsários eletrônicos são mestres em dissimulação. Como a raposa que se veste de devorar vovozinha para comer criancinhas, criam artifícios para driblar a desconfiança. Está em voga e-mails enviados por nomes conhecidos com o alerta: esta mensagem pode ser perigosa; logo abaixo lê-se "denuncie aqui". Teclou? Parabéns. Abriste a porta dos teus dados.

O mundo é um moinho I

De forma surpreendente, uma das maiores se não a maior plataforma de compras on-line do mundo está abrindo lojas físicas, por enquanto só nos Estados Unidos. A Amazon já havia comprado rede de supermercados especializada principalmente em produtos orgânicos, a Whole Foods.

O mundo é um moinho II

A gigante também criou outra empresa, a Amazon Go, lojas de conveniência com carrinhos totalmente automatizados. O cliente chega no caixa e o valor é automaticamente debitado no cartão. Dá o que pensar. Aqui migramos para lojas virtuais e elas se voltam - também - para as físicas.

O avanço da agrofumaça I

Plantações de maconha em grandes extensões se espalham em vários estados do Nordeste do Brasil e até na Amazônia, segundo relatório obtido pelo Estadão. Pela presença constante do cheiro característico da cannabis no ar das ruas de Porto Alegre, é até surpresa que plantações maiores não surjam por aqui.

O avanço da agrofumaça II

Porta de entrada para drogas mais pesadas, o uso da erva pode ser considerado como algo "normal". Quem critica seu consumo é alvo da Patrulha da Erva. Mais: pode inclusive ser enquadrado como politicamente incorreto. Como em qualquer droga ilícita, a culpa é do usuário. O tráfico é mera consequência.

Desde Cabral

Em boa hora, o governo de Jair Bolsonaro proibiu as queimadas por 120 dias. Querer proibi-las eternamente é missão impossível. Em todo o caso, queimada não é invenção do homem branco. Os índios já as faziam costumeiramente, processo chamado coivara. Cinzas contém nutrientes que fertilizam o solo.

Saída pelos fundos

Mesmo diante do cenário de crise, os aportes extras nos planos administrados pela Fundação Família Previdência já somam mais de R$ 1,3 milhão em 2020. Com a Selic em baixa e a falta de atratividade da renda fixa, o valor do saque emergencial de contas ativas aparece como boa alternativa. Os fundos de renda fixa, hoje, pagam merreca de juros reais, quando pagam.

Do Hospital Alemão...

Uma parte da história da imigração alemã no Rio Grande do Sul está nos sobrenomes do Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento. O presidente é Eduardo Bier, enquanto o cargo de conselheiro líder é de Thomas Bier Herrmann. Dos antepassados germânicos, há muita inspiração para superar os desafios da pandemia e da crise.

...ao Moinhos de Vento

Reconduzida até 2022, a nominata tem um novo membro feminino em sua composição. A médica Maria Helena Itaqui Lopes, ex-diretora da Faculdade de Medicina da Pucrs, passa a integrar o grupo, que se completa com os empresários André Meyer da Silva, Carlos Fernando Couto de Oliveira Souto e Mateus Affonso Bandeira.