Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 26 de Abril de 2020 às 21:24

As voltas que o mundo dá


CHRISTIAN FREIRE ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
Houve tempo que a cidade grande era o sonho de consumo dos moradores do Interior. Quanto mais longe, maior a atração, como mariposas atraídas pela luz. Hoje, o sonho de consumo de muitos porto-alegrenses é viver no interior do Rio Grande do Sul. Em busca de paz. Sem falar que a natureza é muito mais bonita do que blocos de cimento.
Houve tempo que a cidade grande era o sonho de consumo dos moradores do Interior. Quanto mais longe, maior a atração, como mariposas atraídas pela luz. Hoje, o sonho de consumo de muitos porto-alegrenses é viver no interior do Rio Grande do Sul. Em busca de paz. Sem falar que a natureza é muito mais bonita do que blocos de cimento.

A exceção

Apenas uma das 22 pessoas que rodeavam o presidente Bolsonaro durante sua fala usava máscara. Obviamente, o tradutor de Libras não poderia usá-la sem prejudicar seu trabalho.

A ordem

Assustados, petrificados e receosos com o presente e o futuro, vivendo a mãe de todas as crises, o que agora surge é uma pergunta que nunca será respondida: quem deu a ordem de parar o mundo?

O lar de cada um

Nestes tempos de isolamento, é preciso diferenciar casa de lar. A casa pode ser fria e até insalubre, lar é algo reconfortante. Na casa, deixa-se o corpo; no lar, guarda-se a alma.

Direto da fonte

O hospital Santa Rita da Santa Casa, especializado em oncologia, comemora os investimentos em infraestrutura e equipamentos do bloco cirúrgico que serão realizados com um importante apoio da Fundação Eva Mayr-Stihl. A fundação sem fins lucrativos, foi criada em 1986 por Eva Mayr-Stihl e Robert Mayr, em Waiblingen, Alemanha. A doação, no valor de
R$ 1.065.751,00, veio diretamente da fundação alemã.

Esqueceram dela

Enquanto enfrentamos o coronavírus por cima e a crise política por baixo, o Estado está sem ver chuva significativa desde dezembro. O governador Eduardo Leite (PSDB) luta em três fronts ao mesmo tempo, é o pior dos infernos.

De molho...

Assim como os carros, as aeronaves também precisam ser acionadas enquanto as aéreas esperam tempos de céu de brigadeiro. Motores de carros precisam ser ligados para evitar que a bateria descarregue, e é bom tirá-los do lugar para evitar a quadratura do círculo.

...no deserto

Com aviões, o buraco é mais embaixo. O melhor lugar para estacioná-los é no deserto, porque o perigo maior é a umidade. Nos Estados Unidos, empresas e a Força Aérea os estacionaram no deserto do Moojave. Fora dele, o remédio é protegê-los com filmes especiais.

Dúvida

Qual foi o impacto do pronunciamento de Bolsonaro junto ao maior grupo do eleitorado brasileiro, o bloco do salário-mínimo, é questão em aberto.

Segredo de polichinelo...

Até as lâmpadas da sala do Capitão sabiam que ele nunca gostou dos holofotes que iluminavam Sérgio Moro. E até o criado-mudo do quarto do presidente sabia que ele se preocupava com os desdobramentos jurídicos dos feitos da sua prole. A saída de Moro do governo após a demissão do diretor da Polícia Federal foi a consequência lógica. Só que a emenda será pior que o soneto.

...e uma crise turbinada

É conhecido o episódio da travessia do Rio Rubicão. O imperador Júlio César relutou a atravessá-lo com seu exército, proferiu a famosa frase alea jacta est, a sorte está lançada. Com a demissão de Sérgio Moro, Bolsonaro atravessou o seu Rubicão, travessia sem volta. Queimou todas as pontes e esperança. É provável que também tenha queimado as relações com os militares que o apoiam.

As circunstâncias de cada um I

Me desculpem, mas o mantra de manter o isolamento é muito difícil para quem é pobre, está desempregado e sem dinheiro, vendo os filhos chorar de fome. Com a geladeira cheia, se consegue apenas racionalizar a tragédia, nunca senti-la.

As circunstâncias de cada um II

Por isso mesmo, o maior bem que se pode fazer é doar cestas básicas, de acordo com o número de filhos, especialmente as crianças. De preferência de forma anônima, que é a verdadeira doação. Uma ideia é reunir amigos e familiares.

Pensando bem...

O mundo é uma comédia para aqueles que pensam e uma tragédia para aqueles que sentem. Qualquer semelhança com a situação atual não será mera coincidência.