Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 13 de Abril de 2020 às 21:28

O verde da esperança


CID GUEDES FOTOGRAFIA/DIVULGAÇÃO/JC
Ficou especial, de primeira, a nova iluminação da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, a Catedral de Pedra de Canela. O verde não só simboliza a esperança, como também homenageia um exército de profissionais da saúde que arriscam suas vidas neste delicado momento.
Ficou especial, de primeira, a nova iluminação da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, a Catedral de Pedra de Canela. O verde não só simboliza a esperança, como também homenageia um exército de profissionais da saúde que arriscam suas vidas neste delicado momento.

Os mascarados I

Tudo bem, vamos todos usar máscaras, mas onde encontrá-las? As farmácias não as têm, e casas especializadas em equipamentos médicos estão fechadas. A informação é que todas as que chegam no Brasil, fabricadas na China, são imediatamente disponibilizadas para hospitais e clínicas. A saída são as máscaras caseiras.

Os mascarados II

É uma ironia o fato de que os chineses, presumivelmente os primeiros a aguentarem o rojão, agora, ganhem muito dinheiro exportando dezenas e talvez centenas de milhões de máscaras, sem falar nos kits de teste do vírus. Limonada oriental feita com limão ocidental.

Pioneirismo

A Unimed Vale das Antas, com origem no município de Casca, realizou assembleia geral ordinária em ambiente on-line, a primeira assembleia virtual do sistema em todo o País. O formato deve, agora, servir de modelo para as demais cooperativas do Sistema Unimed.

Na Justiça

O Sindilojas Caxias ingressou com uma ação declaratória com pedido de antecipação de tutela pedindo a reabertura do comércio de maneira gradual em Caxias do Sul, atuando, inicialmente, com 25% da força de trabalho.

Manutenção de empregos

O escritório de advocacia Lini & Pandolfi, que tem muita tradição na atuação de Direito Trabalhista, produziu um e-book para ajudar trabalhadores, clientes e parceiros a entenderem os termos da medida provisória que criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, do governo federal. Disponível no site do escritório.

Querida, espichei...

Internacionalmente, o malfeitor microscópico foi batizado como Covid-19, alusão ao ano. Na terra brasilis foi climatizado para coronavírus, e, logo em seguida, houve um recall. Ficou novo coronavírus, quase uma dessas palavras compridas alemãs. Melhor dizendo, mais longa que substantivos alemães.

...o novo coronavírus

Agora, chega o Sars Covid 2. Sars foi o nome dado para epidemia dos anos 2002. Dá a ideia que estão a imitar os governos brasileiros, que, a cada mudança do titular, aumentam os nomes já consagrados das pastas e secretarias, de tal forma que, para medi-los, é bom usar uma trena.

Sozinho aos milhares

Não é de hoje, mas, com o isolamento, é muito maior o número dos que postam mensagens ou vídeos (argh!) no inbox do Face, achando que só eles tiveram essa brilhante ideia. Resulta que tem mais postagens nele que no Face normal. Pior, a maioria é fake ou besteira.

Mapa mundi à brasileira

Comentaristas de uma nova rede de televisão redesenharam o planeta Terra. Para uma delas, o Chile não fica na América do Sul; para outra, a China tem 1 trilhão de habitantes e é menor que o Brasil. Nem é de se questionar o que aprenderam na faculdade, mas o que não aprenderam antes dela.

Parabéns pra você

O restaurante Barranco, uma das instituições da cidade - e quiçá do Estado - completou 50 anos no sábado. Não fosse esse bichinho nojento, que só sabe se meter na vida dos outros, haveria festa de arromba na casa. Fica para o ano que vem. E sem vírus.

Quadro a quadro

Até as 21h de domingo, quatro pacientes confirmados com coronavírus estavam internados no terceiro andar de Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa, e nenhum na UTI. Não tiveram nenhum caso positivo nos últimos dois dias. Ok, isso foi domingo e deve mudar, mas não custa dar algum ânimo, e não só números alarmantes.

Em leque

Empresas poderosas e com muita bala na agulha, de todo o mundo, estão deixando seu foco principal para pesquisar medicamentos para abater o vírus. Caso da japonesa Fujifilm.

O mundo além da bolha

Ir para o sítio de parentes ou conhecidos com toda a família nestes tempos de só ficar em casa é uma benção para crianças que nunca saíram da cidade. Ou seja, da bolha. Elas ficam maravilhadas ao ver animais, especialmente as galinhas. Para elas, não será mais aquela coisa branca e mole que a mamãe compra no supermercado.

Vem pra cá, vem

Depois da quase demissão, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, passou a arrostar o presidente Jair Bolsonaro publicamente, como se observa. No popular, chutou o pau da barraca. O ministro pode estar prevendo sua degola para dizer: "Eu avisei, chefia".