Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 12 de Abril de 2020 às 20:45

Abriu a porteira na Capital

Gradativamente, o movimento está aumentando nas ruas de Porto Alegre. Tanto de carros quanto de pedestres. Um exemplo é essa parada da avenida Osvaldo Aranha, na quinta-feira à tarde. O ponto de ônibus andava vazio nas últimas semanas e, de repente, parece que voltou a encher.
MARCO QUINTANA/JCGradativamente, o movimento está aumentando nas ruas de Porto Alegre. Tanto de carros quanto de pedestres. Um exemplo é essa parada da avenida Osvaldo Aranha, na quinta-feira à tarde. O ponto de ônibus andava vazio nas últimas semanas e, de repente, parece que voltou a encher.

Paciente zero I

Quando surge uma doença que vira pandemia, o esforço dos pesquisadores é sempre procurar onde tudo começou, quem foi o paciente zero. Mas quando é uma dúvida dos epidemiologistas.

Paciente zero II

Admite-se que foi bem antes de dezembro, talvez meses antes. Uma rede de pesquisadores foi atrás desse quando e alvitrou que a distribuição do vírus possa ter começado em junho, quando a China sediou jogos militares com representantes de vários países.

Paciente zero III

Há quem pense que essa discussão é inútil, mas não é. Se tivermos alguma comprovação de que foi em junho ou próximo dele, muda profundamente a curva do coronavírus, então, poderemos entender melhor como ele impacta e ainda impactará o mundo. Afinal, quando médicos chineses observaram que grassava uma pneumonia diferente, a Covid-19 já estava entre nós há mais tempo que o estimado.

Tanque cheio...

Hoje, a Opep mais a Rússia tem encontro marcado para falar do seu ganha pão, o petróleo. O corte na produção de 10% já foi decidido, mas não resolve muita coisa. O barril está na casa dos US$ 25, já esteve em US$ 20, mas não refrescou os produtores.

...é o problema

Acontece que todos os reservatórios, tanques, terminais estão arrolados até a borda. Não há mais onde estocá-lo. Atinge até o nosso biodiesel. Há reservas estocadas. Mas como entregá-las se não há demanda? Que sinuca de bico, credo!

Saio de casa...

Por mais que seja necessário ficar isolado, chega um momento em que a população fica entre a cruz e a caldeirinha. Ficar em casa imerso em tensões e, não raro, conflitos domésticos, começa a ficar insuportável.

...não saio

Sair para arejar a cabeça mais a obrigatoriedade de buscar dinheiro leva à possibilidade de um tête-à-tête com o vírus. Então, o conflito interno começa a afetar corações e mentes e uma combustão-explosão espontânea é inevitável.

Isolamento do isolamento

É esquisito constatar que o isolamento no Brasil já era uma realidade bem antes. As pessoas do BBB Brasil já estavam em um prédio sem ter a chave da porta.

Como se encontrar

Entre tantas coisas surreais desses dias está a dificuldade de se encontrar com alguém. Como tudo está fechado, vai marcar ponto de encontro onde? No meio da rua?

Por falar em encontro...

...parece mentira, mas até mesmo o cafezinho amigo na cafeteria da nossa preferência é coisa do passado. Quantos pequenos prazeres do cotidiano não podemos mais curtir. Tudo tão estranho...

Gramado dá exemplo...

PG3 1 Gramado vazia

PG3 1 Gramado vazia


/MIRON NETO/DIVULGAÇÃO/JC
Os pórticos estão fechados, a população está em isolamento social, mas o chamado trade turístico de Gramado não para. Vinte e quatro lideranças empresariais locais, mais o secretário de Turismo, Rafael de Almeida, estiveram reunidos (virtualmente, é claro) para definir os passos para a retomada.

...e prepara retomada

Todos foram unânimes em afirmar que a retomada acontecerá com os eventos no segundo semestre, que incluem o tradicional Festival de Cinema e o Natal Luz. Na área de eventos profissionais, 37 estão sendo remanejados. Um congresso sobre o cérebro, que vai reunir 4 mil médicos, foi transferido de junho para novembro.

Oração por decreto

Por decreto municipal, o prefeito de Sarandi, no norte do Estado, determinou que a população orasse por sete dias a Jesus Cristo para proteger os munícipes do coronavírus. No texto do decreto, o prefeito Leonir Cardozo pede que "Ele nos traga livramento e nos conduza em tudo para vencer a pandemia".