Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 30 de Março de 2020 às 21:48

Quando a solidão é bem-vinda


/MARINA TAZÓN VOLPI/DIVULGAÇÃO/JC
Quem tem casa na praia é um felizardo. Pode curtir o isolamento com mais flexibilidade, especialmente se a cidade for pequena e até de porte médio, caso de Cidreira (foto). Agora, se for cidade grande do Litoral, não tem muita graça. É trocar seis por meia dúzia.
Quem tem casa na praia é um felizardo. Pode curtir o isolamento com mais flexibilidade, especialmente se a cidade for pequena e até de porte médio, caso de Cidreira (foto). Agora, se for cidade grande do Litoral, não tem muita graça. É trocar seis por meia dúzia.

Duas falências

Tão ou até mais grave que a falência das pessoas jurídicas será a falência das pessoas físicas. E acenar com juros muito baixos não esconde o fato de que a conta tem que ser paga mais adiante.

Na média, os extremos

A taxa de letalidade do coronavírus no mundo tem se mantido em torno de 5%, pelo menos até ontem. Mas é aquela coisa de média, como no exemplo clássico do sujeito que está com os pés no forno e a cabeça na geladeira.

Expectativa

Durante a gripe H1N1, a salvação parcial da lavoura foi o Tamiflu. Desta vez, os laboratórios ainda não conseguiram elaborar algo parecido. Salvo o uso de medicamentos criados para outras moléstias que podem ser eficazes nesta. Mas há muitas controvérsias.

Parou, parou por quê?

Porque a arrecadação de impostos parou. Por isso, o painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo foi desligado.

Além do vírus

A Santa Casa dará continuidade à assistência de doentes que não podem esperar o fim da pandemia. Com o ok da Secretaria da Saúde, estão abertas agendas para alguns casos, como oncologia, transplantes, cardiologia, pré-natal, pneumologia, traumatologia e pós-operatório. Para outros casos, as agendas são parciais.

Na frigideira I

Será muito difícil o presidente Jair Bolsonaro escapar de processos de impedimento quando a situação melhorar. Também será muito difícil para manter as bases de apoio nas duas Casas do Congresso Nacional. Mesmo que não queiram, a pressão em contrário será formidável.

Na frigideira II

O Capitão só pode contar com milagre desses de primeira grandeza e ao cubo se a curva de infecções do coronavírus cair de forma constante e acentuada. Fora disso, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) pode começar a pensar em tirar seu melhor terno do guarda-roupa.

Do limão...

A par do avanço do vírus, a indústria está fazendo limonada do limão, mudando radicalmente sua planta. Cervejarias artesanais estão produzindo álcool gel, e indústrias de calçados e têxteis estão fabricando máscaras, casos da Rasen, de Gramado, e da Alpargatas.

...limonada

As usinas de açúcar e álcool podem fabricar um ou outro sem maiores complicações. Como se diz nesse segmento, basta virar a chave. Talvez seja essa uma tendência, empresas de "virar a chave", empresas multifuncionais dependendo da sua vocação inicial.

Outra direção

Não deixa de ser irônico: a humanidade descobriu maravilhas no espaço sideral com o telescópio Hubble, mas é refém de seres microscópicos.

Chegou a hora?

Em julho de 1944, faltando um ano para terminar a guerra que já se sabia que seria vencida pelos aliados, a cidade americana de Bretton Woods sediou um encontro com as potências mundiais para estabelecer um gerenciamento econômico mundial das relações comerciais e financeiras para o pós-guerrra. Foi o berço do FMI. Tem gente achando necessário um novo Bretton Woods.

Cipoal de informações

Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT) decidiu não congelar totalmente as atividades econômicas do município, em caráter provisório, após reunião com o Gabinete da Crise. Justificativa: a todo momento somos surpreendidos com notícias da área da saúde que provocam mudanças nas decisões. A maior parte sente-se como Fedoca: são tantas as informações oficiais que não dá para saber em quem acreditar.

Prorrogações

Prevendo a aplicação do factum principis (fato do príncipe) pelo fechamento das empresas, por ordem do poder público, o deputado estadual Eric Lins (DEM), que é procurador do Estado, encaminhou dois ofícios ao Executivo. Um sugere a suspensão por 60 dias da parte estadual do simples nacional e o outro a suspensão do vencimento dos parcelamentos das dívidas fiscais de tributos estaduais.

Todo mundo junto

Entre outras tantas iniciativas solidárias, há um portal onde se exibem todas as notícias oficiais sobre o vírus, sem fake news, e que ainda permite que as pessoas se conectem com profissionais da saúde de forma on-line, tudo gratuito e sem fins lucrativos: covid.pling.net.br.

Chuchu em cerca I

É impressionante a ingenuidade dos que acreditam nas informações falsas, mesmo absurdas. Uma criança com boa escolaridade não cairia em algumas dessas arapucas. É por isso que o Brasil tem tantos vigaristas. Os sem-noção dão mais que chuchu em cerca.

Chuchu em cerca II

O pior é que o envio de mensagens inbox contamina mais que postagens do Face comum. Já começa aí a ingenuidade, porque pensam que só eles têm essa "brilhante" ideia. Quando começa com "repassem sem dó", fuja, porque é fake, especialmente vídeos.

De pato a ganso

O Congresso Nacional quer se meter e até bloquear medidas do Banco Central. Aí que mora o perigo. A maior parte das Suas Excelências não sabem nem trabalhar juros compostos, o que dirá entender de política monetária. Seria o caos em dobro.