Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 16 de Março de 2020 às 21:29

Céu, sol, sal


/GIOVANNI TUMELERO/ESPECIAL/JC
Onde começa o céu e onde começa a água? Na realidade, essa é uma imagem do Salar de Uyuni, na Bolívia, a 3,6 mil metros acima do nível do mar. Sal a essa altitude pressupõe que em priscas eras tudo isso já foi mar. Com 150 quilômetros de diâmetro, é o maior depósito de sal do mundo. O reflexo se dá porque, por cima do sal, existe uma fina camada de água, que vem do degelo da Cordilheira dos Andes, cerca de mil metros acima.
Onde começa o céu e onde começa a água? Na realidade, essa é uma imagem do Salar de Uyuni, na Bolívia, a 3,6 mil metros acima do nível do mar. Sal a essa altitude pressupõe que em priscas eras tudo isso já foi mar. Com 150 quilômetros de diâmetro, é o maior depósito de sal do mundo. O reflexo se dá porque, por cima do sal, existe uma fina camada de água, que vem do degelo da Cordilheira dos Andes, cerca de mil metros acima.

O caso como ele é

Todo o esforço de contenção do coronavírus - incluindo ficar em casa e fechar tudo que aglomerar gente - pode parecer inócuo, porque, mais dia, menos dia, ele atacará. Não é bem assim. O objetivo é evitar a explosão de novos casos para não sobrecarregar o sistema de saúde, que implodiria sem essas medidas. É uma questão de tempo para a pandemia chegar no pico e depois cair, porque o vírus já terá se adaptado ao corpo humano. A grande incógnita é em quanto tempo isso acontecerá.

Massa bruta I

Se tem uma torcida que conseguiu recorde de acertos em tiros no pé é a de Bolsonaro. Ele incluído. O País oscila entre o medo e o pânico com recheio de pessimismo, e ele e sua militância vão às ruas numa mostra de total insensibilidade e até como fazer a esquerda voltar. Gerou uma enorme reação contrária, até mesmo nos fiéis seguidores. Poderiam ter feito algo criativo, mas não.

Massa bruta II

E como desgraça pouca é bobagem, justo quando o presidente deveria manter serenidade e transmitir confiança, em um momento sem par na história brasileira, o que ele faz? Cria mais uma crise política com o Congresso. Definitivamente, ele não se ajuda e, definitivamente, vive em um mundo completamente diferente do mundo real. E também, definitivamente, ele parece não ter simancol.

O desejável e o impossível


/JULIO SOARES/OBJETIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Convidado para falar sobre a Lei da Liberdade Econômica na reunião-almoço da CIC Caxias do Sul, o deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen (PP) enfatizou que "os Três Poderes precisam fazer um pacto de pacificação e união nacional. A disputa política precisa cessar", defendeu. O parlamentar gaúcho tem toda a razão, mas daí a acontecer esse milagre vai uma longa distância. O Brasil tem essa coisa de time de futebol que vai mal. Em vez de se unir, surge uma luta fratricida que afunda ainda mais o clube.
 

A gripe de janeiro

Em janeiro, parte da população foi acometida por uma virose - na falta de melhor definição - que derrubou e deixou de cama até quem costumava resistir bravamente sem capitular. Os sintomas eram iguais ou parecidos: tosse seca, sensação de febre sem tê-la, dor no corpo etc. Se não foi o coronavírus, foi o batalhão precursor.

Um longo caminho

O afundamento das bolsas certamente será revertido em algum ponto futuro, mas será por etapas, porque o estrago já feito na economia vai exigir um longo trabalho de recuperação. No trajeto, ficarão cacos de empresas que não conseguiram aguentar os efeitos da crise. Também será preciso restaurar a confiança do aplicado.

Depois da tempestade

Uma curiosidade será o comportamento do povo brasileiro no período após a pandemia. Uma vez normalizado o quadro, certamente parte tenderá à religiosidade, outra ao hedonismo pela consciência de recuperar a vida e seus prazeres interrompidos, e uma terceira parte não mudará em nada. Pelo simples fato de não ter a consciência da realidade. Paradoxalmente, estes serão os que terão menos prejuízos psicológicos, por assim dizer.

Má ideia

O acidente com dois mortos na Estrada do Mar mostra, mais uma vez, como não se levou em conta na época da sua construção que ela deveria ter nascido duplicada. Faltavam apenas dois metros se tanto para que isso acontecesse.

O perigo da falsidade

O grande perigo, agora, são os charlatões e os remédios caseiros ou industrializados "milagrosos". Parte dos produtos milagrosos piora o quadro. Espertalhões faturam até com a tragédia. E como os há.

Miúdas

  • A JULGAR pelo ir e vir das pessoas em Porto Alegre e do trânsito, voltamos ao início de fevereiro.
  • SABEM o que diz o povão sobre a crise desencadeada pelo vírus? Puxa, tudo isso por causa de uma gripe.
  • HÁ outros serial killers agindo. A dengue já matou 20 pessoas neste ano.
  • NA Argentina, para quem tem mais de 75 anos, a quarentena é obrigatória.
  • APESAR de tudo, nas rodas de papo e ambientes corporativos, ainda se consegue rir com o vírus e seus estragos.
  • POIS não somos o país campeão em contar anedota em velório?
  • SE não fosse a pandemia, a manchete seria a volta da chuva após longa e tenebrosa ausência.
  • PREÇO do petróleo está caindo tanto que, algum dia, poderá custar menos que álcool gel.
 

Finais

COM foco no marketing político e eleitoral, a consultoria Confirma Brasil inicia atividades. No comando, os jornalistas Isara Marques, Anilson Costa e Gabriela Mendonça. DELL lança aplicativo que facilita o contato dos consultores com o programa de relacionamento da empresa. BOA opção para canal de notícias na TV paga: a CNN Brasil já está no ar com um bom time.