Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 09 de Março de 2020 às 21:25

No início era assim...


/GK/ESPECIAL/JC
As praias do litoral gaúcho eram um santuário de placidez e de sossego, e, como tal, eram muito procuradas - Torres inclusive. Chalés de madeira, aqui e acolá de alvenaria, nenhum prédio além de dois andares e, quando a construção era um pouco maior, tratava-se de um hotel. Música noturna a cargo de sapos, grilos e famílias curtindo a tranquilidade e a brisa do mar. Em alguns anos, acabou-se o que era doce. E os chalés foram dando lugar a espigões em boa parte das praias.
As praias do litoral gaúcho eram um santuário de placidez e de sossego, e, como tal, eram muito procuradas - Torres inclusive. Chalés de madeira, aqui e acolá de alvenaria, nenhum prédio além de dois andares e, quando a construção era um pouco maior, tratava-se de um hotel. Música noturna a cargo de sapos, grilos e famílias curtindo a tranquilidade e a brisa do mar. Em alguns anos, acabou-se o que era doce. E os chalés foram dando lugar a espigões em boa parte das praias.

...depois ficou assim


/GK/ESPECIAL/JC
De fato, a construção civil está em alta no Litoral Norte. Em Torres, na Praia Grande, os prédios mais altos, com cerca de 20 andares, podem ser construídos a partir de uma linha, a quatro quadras do mar. Basta andar algumas quarteirões para ver mais de 10 edifícios altos quase prontos, em construção ou em vias de. Nas quadras mais próximas ao mar, a altura máxima permitida é mais baixa. Uma mudança gradual. O perigo é Torres virar um paliteiro como Balneário Camboriú.
 

O furo é mais embaixo

Em reunião feita na sexta-feira, na Expodireto, reunindo todas entidades do agro gaúcho mais autoridades e parlamentares, houve forte crítica às projeções de quebra de safra divulgadas na semana passada pela Emater. Já se sabia, então, que a quebra era muito maior do que o divulgado. A Brasoja estimou safra de, no máximo, 12 milhões de toneladas, mesmo número calculado pelo USDA e referendado pelo presidente da Fecoagro, Paulo Pires. É um prejuízo de R$ 20 bilhões, contra os R$ 5 bilhões estimados pela Emater.

Crônica do derretimento...

Como sói acontecer nesses cataclismos mundiais, fortunas se perdem e fortunas se criam quando a normalidade voltar. Afinal, não há mal que sempre dure e bem que nunca acabe. E seria um desastre se o bem nunca acabasse, com ou sem circuit breaker. As bolsas e o preço das commodities não podem subir para sempre. O primeiro efeito é a criação de bolhas, com consequências perversas para a economia. Não faz muito, dizia-se que a bolsa brasileira podia ser uma. E das grandes.

...o que vou dizer lá em casa?

Esse temor, pelo menos, consola um pouco. Com a Selic que não chega perto da inflação projetada, os fundos de renda fixa e a caderneta de poupança trazem prejuízo para os aplicadores, salvo para grandes volumes. Então, parte desse pessoal migrou para a bolsa e deve estar arrependida se pensava que ganharia dinheiro no curto e médio prazos. Por isso que as previsões de fim de ano não devem ser consideradas como verdades definitivas. Especialmente o câmbio.

O fermento de Bento

Mais de 2 mil empresas foram abertas em Bento Gonçalves no ano passado. O último registro contabiliza 16.733 CNPJs ativos, representando um negócio para cada sete habitantes. O boom do turismo aumentou em 150% o número de visitantes nos últimos sete anos. Na companhia de Paulo Uebel, secretário especial do Ministério da Economia, o prefeito Guilherme Pasin (PP) agradeceu a criação da Lei de Liberdade Econômica - que ganhou uma versão municipal em Bento Gonçalves.

A chuva inventada

A Arábia Saudita investe muito nas chuvas artificiais, bombardeando produtos químicos por aviões. Não é coisa nova. Nos anos 1960, o Brasil importou essa técnica para fazer chover no Nordeste lançando produto à base de prata de avião. O problema é que precisa ter nuvens carregadas. Ou seja, acelera a precipitação, mas não cria nuvens de chuva.

Milagre da conversão

A Advocacia-Geral da União obteve decisão favorável da Justiça Federal do Distrito Federal, que negou pedido de liminar para proibir a União de custear viagens de autoridades públicas a cerimônias de cunho religioso. A ação civil pública foi ajuizada pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea). Se não por esse motivo, porque em ano eleitoral acontece o milagre da conversão. Quem passava longe desses eventos subitamente é devoto desde criancinha.

Por falar em devoção...

...informalmente, existe até um ranking de eventos religiosos preparados por assessores em que recomendam ao chefe que ele precisa ir neste ou naquele. Em Porto Alegre, a festa e procissão de Navegantes é obrigatória. Se não pegasse mal, alguns políticos até colocariam asinhas de anjo e subiriam a escadaria da igreja de joelhos, desde que houvesse câmeras por perto.

Briga de cachorro grande

Agora, não é mais o coronavírus por si só. É a queda de braço entre sauditas e russos, que detonou o preço do barril de petróleo. Pode parecer paradoxal, mas petróleo baixo é ruim para todo mundo. A não ser que se raciocine apenas quanto custa encher o tanque do automóvel.

Miúdas

  • QUE coisa esta segunda-feira. Parecia que estávamos em pleno veraneio, com o trânsito tranquilo como água de poço.
  • OCUPAÇÃO do prédio do Incra pelo MST tem cerca de uma centena de pessoas. Como de hábito, crianças são o escudo.
  • QUANTO mais pessoas pegarem o coronavírus, mais ele enfraquece pelo aumento da imunidade.
  • MINISTRO Paulo Guedes diz que o governo está sereno com as consequências do Covid-19. Tradução: ele está muito preocupado.
  • JOGADOR paulista Cicinho admitiu seu alcoolismo. Disse, em entrevista ao Estadão, que bebia 10 cervejas por dia. Começou a beber na adolescência.
  • MORREU, aos 90 anos, o talentoso ator sueco Max von Sydow. Merecia até mais que a fama que obteve.
 

Finais

BANRISUL disponibiliza linha de crédito para antecipar a restituição do Imposto de Renda 2020. CARLA Lubisco lança Be Healthy Carla Lubisco, um mix de suplementos assinado pela mentora em Mudança de Hábito. IMOBILIÁRIA Farrapos completa 67 anos. Para os tempos que correm, é uma façanha.