Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Março de 2020 às 21:24

De volta ao passado


/ACERVO FERNANDO ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
A imagem mostra uma típica ferraria entre os anos 1930 e 1940 na localidade de Santa Teresinha, Bom Princípio, no Vale do Caí. Os ferreiros forjavam instrumentos agrícolas de largo uso, como enxadas, foices e gadanhos, entre outros. Como se usava muito o cavalo naqueles tempos de estradas ruins, os ferreiros faziam ou "reformavam" ferraduras. No auge do verão, o calor era insuportável do lado da forja. A localidade também abrigou os primeiros da família Selbach, que vieram da Alemanha.
A imagem mostra uma típica ferraria entre os anos 1930 e 1940 na localidade de Santa Teresinha, Bom Princípio, no Vale do Caí. Os ferreiros forjavam instrumentos agrícolas de largo uso, como enxadas, foices e gadanhos, entre outros. Como se usava muito o cavalo naqueles tempos de estradas ruins, os ferreiros faziam ou "reformavam" ferraduras. No auge do verão, o calor era insuportável do lado da forja. A localidade também abrigou os primeiros da família Selbach, que vieram da Alemanha.

Historinha de sexta

- Mataram meu Santinho, meu Deus do céu, mataram meu Santinho!
A frase ecoou por entre as paredes, mesas e cadeiras da casa de madeira, deixando os fregueses ainda mais alarmados. A dona do alarme foi a dona do cabaré quase às margens da BR-290, na altura de São Gabriel, proferida logo depois de um tiroteio danado, iniciado por algum bêbado porque alguém olhou um segundo a mais para sua amante. Quase todos se atiraram no chão, derrubando copos e garrafas no caminho. No ar, o cheiro acre de pólvora, fumaça de cigarro, cerveja e perfume barato chegava a ser palpável.
Quem ficou mais alarmado foi o amigo do Santinho, que compartilhou a dor da dona do cabaré, em cuja porta havia um cartaz onde se lia que o show era por conta de "Conchita de Los Rios, Completamente Seminua". Eram os anos 1970, havia mais respeito. Mesmo na zona.
O início desse drama sangrento se deu horas antes em Uruguaiana. Dois porto-alegrenses que cumpriam uma tarefa para uma empresa de comunicação voltaram para a Capital. Já era madrugada, bateu a fome, onde encontrar algo aberto? Na zona. A zona sempre tem à la minuta. É lei. Todo mundo sabe onde fica a zona, então foram para lá. Entraram, fizeram o pedido. Estavam os dois comendo, bebendo cerveja e conversando com quem quisesse conversar - e sempre tem. Um deles se deu conta que o amigo não era visível no radar, mas não se preocupou. Até a hora do tiroteio. Porque seu amigo era conhecido como Santinho. Foi a vez dele dizer "Meu Deus"! Felizmente, a história terminou bem. O Santinho era outro.
Todo cabaré que se prezasse naqueles tempos sempre tinha na parede uma imagem ou estatueta de São Jorge, iluminada pela chama de um pavio embebido em óleo de capincho, gordura de capivara. Pois foi em São Jorge que a bala acertou. Não só acertou, como espatifou, daí o desespero da dona do cabaré. Entre mortos e feridos, salvaram-se todos.
Menos o santinho da parede. Jazia no chão em pedaços, velado por Conchita de Los Rios.

Devagar não se vai longe

Verdade, foi um PIB minúsculo. A culpa é do governo, bradam os que detestam Jair Bolsonaro. Mas tem linguiça embaixo desse pirão. Governos podem induzir ao crescimento, mas não tem como anabolizar o PIB por si só. Quem faz isso é o conjunto da iniciativa privada. Para piorar, ano após ano, houve o achatamento salarial também na iniciativa privada.

Coisas que irritam I

Quando você para e reflete, a mensalidade das TVs por assinatura é o dinheiro mais posto fora que existe. No caso da Sky - com as outras não será muito diferente - o pacote cheio custa mais de R$ 400,00 por mês. É muito dinheiro para só ver reprises de filmes e documentários, alguns rodando há anos e anos.

Coisas que irritam II

Com a devida licença do colega Pires de Miranda, mas há algo estranho acontecendo nas pizzarias de Porto Alegre. Quando se pede uma que venha com azeitona, a rapaziada esvazia um vidro inteiro nelas. E como são em conserva, Porto Alegre deve ser a única cidade do mundo que oferece pizza sabor vinagre.

Ano do dragão

Na China tudo começou, na China tudo mudou. Há sinais claros de que o coronavírus já não é mais tão contagioso como no início. Os cientistas e infectologistas não sabem a causa ou as causas, mas desconfia-se que os humanos comecem a ter imunidade ou, pelo menos, a não ser mais tão vulneráveis como no início. Resta um assunto que ainda não foi devidamente explicado: por que na Itália o Covid-19 avança tão rápido e mata mais que em outros países?

Eu não sabia

Ronaldinho Gaúcho disse que recebeu o passaporte por achar que era cortesia do empresário. Sim, os meninos nascem de um repolho e as meninas, de uma rosa. Os manos não tinham uma versão mais verossímil? Não são marinheiros de primeira viagem para o exterior.

Miúdas

  • ASSIM como em Porto Alegre, o PT paulistano também não tem nomes para disputar a prefeitura. Fernando Haddad reluta.
  • DEPOIS de ser candidato a presidente, Haddad até que está certo. Se aceitar, é a famosa carreira retroativa.
  • ESTÁ certo quem usa roupas pretas no verão. Esta cor é a que mais rapidamente dissipa o calor.
  • DEEM licença para os Joãozinhos de passo certo: o mundo tem 7,8 bilhões de almas e 95 mil casos de coronavírus, precisa mesmo desse escarcéu?
  • POR QUE nos convites da Câmara Municipal de Porto Alegre os nomes dos vereadores vêm sem seu partido?
  • AINDA sobre o falecimento do jornalista Celso Pinto, criador do jornal Valor Econômico. Devia ser proibido morrer com 67 anos.