Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 10 de Fevereiro de 2020 às 21:37

O fim das casas da praia...


CHRISTIAN ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
Desde que as cidades do Litoral Norte passaram a ser opção de moradia definitiva para aposentados, os prédios começaram a reagir como fermento em massa de pão, para cima e para os lados. O ruim é que o microclima no entorno é afetado. Na primeira imagem, aparece o histórico Hotel Siri de Tramandaí, e, colado a ele, o mais antigo condomínio do Litoral, o Condomínio Edifício Tramandaí. Foram os condôminos que doaram o espaço para uma praça à direita da foto, na condição de que nunca fosse erigido prédio nenhum ali.
Desde que as cidades do Litoral Norte passaram a ser opção de moradia definitiva para aposentados, os prédios começaram a reagir como fermento em massa de pão, para cima e para os lados. O ruim é que o microclima no entorno é afetado. Na primeira imagem, aparece o histórico Hotel Siri de Tramandaí, e, colado a ele, o mais antigo condomínio do Litoral, o Condomínio Edifício Tramandaí. Foram os condôminos que doaram o espaço para uma praça à direita da foto, na condição de que nunca fosse erigido prédio nenhum ali.

...rumo à verticalização total


CHRISTIAN ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Passam-se as décadas e o Siri veio abaixo e no terreno construíram estes dois espigões de 18 andares. É claro que atacam o nordestão que refresca bairros vizinhos, sem falar na iluminação natural. O risco de Tramandaí é virar um Balneário Camboriu, em Santa Catarina, que parece um paliteiro. Chegaram ao ponto de alargar a faixa de areia da praia para erguer mais prédios. Os prefeitos e as Câmaras de Vereadores sempre são seduzidos pelo aumento da arrecadação via IPTU. Mesmo às custas da paisagem, que nunca mais será a mesma.
 

Por falar em praia...

...um dos problemas em construir prédios em cidades do Litoral é que as garagens não podem ser subterrâneas, porque o lençol freático está praticamente na superfície. Mesma coisa que as piscinas. Nos prédios, usam os primeiros andares e as piscinas tem que ter aterro prévio.

A moto que ninguém busca

Situação invulgar vive o globtrotter Flávio Del Mese. No temporal de terça-feira passada, um galho de árvore caiu na avenida Jacuí, ou Lomba do Asseio, e atingiu um tripulante de uma moto. Ele se machucou bastante e foi chamada a Samu. A moto ficou estirada no chão, do outro lado da rua, que não tem calçada. Del Mese então a deslocou para frente da sua casa. Para evitar que fosse furtada, ele colocou cadeado e corrente nela. A EPTC sabe do caso, mas até hoje não providenciou a remoção. Do dono, nem sinal.

Uma família que deu certo

Na edição de sábado do RBS Notícias, mostrando a diferença de preços dos materiais escolares, o repórter entrevistou mãe e filha, esta com 13 anos. Em determinado momento, a menina falou que iria estudar bastante para "ajudar a mãe". Nos dias de hoje, essa mãe deve se orgulhar da filha. A fruta não cai longe do pé.

Os números do coronavírus I

Embora todo o noticiário em torno do coronavírus, o avanço da doença não é tão grande quanto o projetado. O melhor, a letalidade, até aqui, não acompanha o avanço no número de casos. Ontem, o mapa on-line da Johns Hopkins mostrava que havia em todo o mundo 40.787 pessoas que contraíram a doença e o número de mortos passou para 910. Portanto, a taxa de mortalidade era de 2,23%.

Os números do coronavírus II

Temível mesmo é o vírus ebola, que mata entre 25% a 90% dos infectados. O alarido feito com o coronavírus gerou pânico desproporcional ao perigo. Tudo bem, não vamos facilitar, mas não se pinta o diabo mais feio do que ele é. Como na China o número de casos estabilizou, significa não só que o país fez um extraordinário esforço de contenção como o bicho não era tão feio, atingindo mais quem já está fragilizado por outra doença.

Pequeninas, mas incomodam I

Dotadas de pequenos pelinhos ultrassensíveis, as antenas captam odores e podem, dependendo da espécie, detectar a presença de água, álcool ou açúcar nas proximidades. Respiram por 20 aberturas laterais chamadas espiráculos, que levam o ar para o corpo todo. Assim, podem ficar horas sem oxigênio.

Pequeninas, mas incomodam II

Espinhos no traseiro dão informações detalhadas sobre ameaças: percebem movimentos sutis do ar e captam informações sobre ameaças, como localização, tamanho e velocidade. Estamos falando de baratas, aqueles bichinhos nojentos. As pequenininhas são a praga do verão. Estão em toda casa.

Pobre, mas feliz

Entreouvido em uma lanchonete do Mercado Público.
- Como é, teu salário vai ser parcelado?
- Não, eu ganho menos de R$ 2 mil.
Bebericou seu café. Segundos depois falou.
- É a vantagem de ganhar pouco.
Não deu para perceber se era ironia ou as famosas palavras que consolam.

Socorro ao Pronto Socorro

O HPS acaba de ser contemplado com a maior emenda individual já recebida: R$ 2,5 milhões destinados pelo senador Lasier Martins (Pode). Os recursos foram entregues oficialmente ontem ao prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O valor será utilizado na criação de uma nova UTI pediátrica com 20 leitos.

O ano do camarão

A safra de camarão desta temporada está sendo avaliada como a melhor em muitos anos. Nenhuma surpresa. Com a estiagem, o nível dos rios fica baixo e a água salgada invade a Lagoa dos Patos, que é tudo que o crustáceo quer. Já o preço...

Miúdas

  • ABRE no início de março o Z Café na rua Padre Chagas, colado ao Café do Porto e em frente a onde tudo começou.
  • HÁ 51 anos nascia o 747 da Boeing, um dos mais vendidos e confiáveis aeronaves jumbo.
  • PIZZAS tamanho família só na embalagem em algumas pizzarias. Dentro dela, elas ficam dançando e batendo nas laterais.
  • CNH no celular é bom até por aí. Tem que carregar o trambolho com de até 1cm de largura entre 100 e 200 gramas.
  • CARTEIRA de papel tem 1mm de espessura, pesa quase nada e é dobrável. Celular não é.
 

Finais

BALANÇO financeiro de 2019 do Banrisul será divulgado hoje às 10h na sede da instituição. A apresentação dos resultados será seguida de entrevista coletiva do presidente Cláudio Coutinho. FUNDAÇÃO Escola Superior do Ministério Público receberá homenagem no Grande Expediente de hoje, proposição do deputado Dr. Thiago Duarte (DEM). 40ª Home & Gift e 9ª Têxtil & Home começa dia 14 na São Paulo Expo, iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes.