Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 30 de Janeiro de 2020 às 21:52

De volta ao passado


GUSTAVO WERNER/DIVULGAÇÃO/JC
Tudo era mais lento nos idos de 1960. A avenida Independência ainda tinha as mansões cuja arquitetura deslumbrava os passantes, o barulho das rodas de ferro dos bondes servia como despertador cedo de manhã, um canteiro arborizado limpava o ar ainda puro, a frota de automóveis não passava de 25/30 mil. A vida era mais calma e sem casais vis-à-vis conversando pelo smartphone como fantoches virtuais.
Tudo era mais lento nos idos de 1960. A avenida Independência ainda tinha as mansões cuja arquitetura deslumbrava os passantes, o barulho das rodas de ferro dos bondes servia como despertador cedo de manhã, um canteiro arborizado limpava o ar ainda puro, a frota de automóveis não passava de 25/30 mil. A vida era mais calma e sem casais vis-à-vis conversando pelo smartphone como fantoches virtuais.

Boa desculpa

Espalhada pelos fazendeiros com grande número de escravos, a crença de que uva com melancia ou manga com leite fazia mal encontrou uma forma profilática na tradição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. O antídoto é o seguinte: coma o quanto quiser, mas tome uma cachacinha depois para evitar cogestã. Boa desculpa.

De volta aos pagos

Gaúcho que está na China há 10 anos, cujo nome omitimos por razões óbvias, conta que está em Hong Kong para embarcar seus filhos para o Brasil. "Apesar da incrível eficiência do governo chinês, é difícil conter a propagação deste vírus num país com 1,4 bilhão de habitantes. O governo prorrogou por mais 17 dias o feriado do Ano-Novo Lunar e a volta às aulas", conta. Pelo tempo de incubação, o vírus deve ter picos a partir da semana que vem.

Simon, o Rei do Mar

Embora tenha casa em Rainha do Mar, Pedro Simon, mais o MDB e mais a família vão festejar os 90 anos do eterno senador em Capão da Canoa, evento organizado pela Storia Eventos e Projetos. Capão, que já congestiona no inverno, vai parar para a festa no Mariscão. São esperadas lideranças nacionais dos Três Poderes. Um aviso para os piratas do boca livre: não vai ter boia no mole.

Os matadores I

Também transmitida por um coronavírus, a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) apresentou uma taxa de mortalidade de quase 35% dos infectados entre 2012 e 2013. Mesmo com altos índices de transmissão, o novo coronavírus está com letalidade menor que a SAARS de 2002/2003. A questão é a dimensão que se dá. Por exemplo, em 2018, morreram 839 pessoas no Brasil atingidas pelo vírus H1N1, e não teve todo esse impacto. E olha que faz dois anos.

Os matadores II

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de 2003 matou 13,3% dos infectados, enquanto as mortes do novo coronavírus atingiram 2% dos afetados até agora. Mas ninguém ganha da gripe espanhola (influenza), de 1918-1920, que atingiu metade da população mundial, estimada em menos de 2 bilhões na época. Oficialmente, foram 50 milhões de mortes, mas, com a precariedade dos meios de comunicação, certamente foram muito mais. Só a Índia perdeu 16 milhões de vidas.

Troco Amigo

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre recebe, nesta sexta-feira, às 11h, o cheque da campanha Troco Amigo, da Panvel. O valor para a instituição será revelado somente no encontro entre diretores das duas organizações. Esta será a primeira entrega da campanha em 2020.

Historinha de sexta...

O marechal Eurico Dutra, ministro da Guerra da ditadura Getúlio Vargas, ajudou a depô-lo e, com seu apoio, elegeu-se presidente no dia 2 de dezembro de 1945, derrotando um forte adversário, o brigadeiro Eduardo Gomes.
Passados mais de 10 anos, o marechal Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra de Juscelino Kubitschek, saiu candidato à presidência, e foi visitar o marechal. Conversaram, e Dutra profetizou, com sua péssima dicção:
- Oxê num vai ganhá. Oxê num xabe falá.
Lott rebateu:
- O senhor se elegeu e não sabe falar.
Dutra completou:
- Xim, xó que eu num falava.

Miúdas

  • QUASE todos os países asiáticos têm em comum a inexistência de saneamento básico. E vem de lá a maioria dos sustos.
  • ATÉ agora, a preocupação do porto-alegrense com o coronavírus não está nas ruas, mas pais de crianças estão muito preocupados.
  • QUEM está muito preocupado são os aplicadores de fundos de renda variável. Os tombos da bolsa explicam.
  • PCC não é um problema só paraguaio, diz a ministra da Justiça Cecília Perez. Ela defende uma frente com Estados Unidos e Brasil para combatê-lo.
  • TERMINOU o tempo em que smartphone dava status. Hoje, não dá status nem para presidiário.
 

FINAIS

GERALDO Druck Sant'Anna e Joel Lavinsky, do corpo clínico da Santa Casa de Porto Alegre, tomaram posse na diretoria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. FECOMÉRCIO lançou seu primeiro podcast, Faz a Conta, trazendo dicas e informações aos empresários.