Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 22 de Janeiro de 2020 às 23:33

A Ilha das Pedras Brancas...


DENISE SILVEIRA/DIVULGAÇÃO/JC
Estão abertas as inscrições para o próximo passeio à Ilha das Pedras Brancas - WhatsApp (51) 98013-2008, também conhecida como Ilha do Presídio, que abrigou presos comuns e depois políticos nos anos 1970. A atividade será realizada no domingo, dia 26 de janeiro. A coordenação é da professora Denise Silveira. A realização é da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) de Guaíba, e o transporte é realizado em parceria com o BarCo.Tur. 
Estão abertas as inscrições para o próximo passeio à Ilha das Pedras Brancas - WhatsApp (51) 98013-2008, também conhecida como Ilha do Presídio, que abrigou presos comuns e depois políticos nos anos 1970. A atividade será realizada no domingo, dia 26 de janeiro. A coordenação é da professora Denise Silveira. A realização é da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) de Guaíba, e o transporte é realizado em parceria com o BarCo.Tur

...e os cães do Candelária

Há um sem número de histórias envolvendo a então Ilha do Presídio, a Alcatraz porto-alegrense. O guarda da prisão chamava-se Candelária, que sempre tinha dois cães a acompanhá-lo. No início dos anos 1970, os presos políticos fizeram uma grande discussão para deliberar se os cachorros do Candelária eram apenas cachorros ou agentes da repressão. Adivinhem no que deu a votação. 

Missão Saúde

A educação em direitos e a orientação jurídica na área da saúde motivaram o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul e o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado a firmar convênio, que será assinado pelo presidente Eduardo Neubarth Trindade e pelo defensor Enir Madruga de Ávila. O Missão Saúde será assinado hoje, às 13h30min, na sede da entidade. 

Lado A

A prefeitura de São Paulo proibiu a distribuição de folhetos, panfletos ou qualquer tipo de material impresso veiculando mensagens publicitárias, entregues manualmente, lançados de veículos, aeronaves ou edificações, ou oferecidos em mostruários. Se a medida fosse aplicada em Porto Alegre, certamente atingiria centenas de pessoas que se postam nas esquinas ou em ruas movimentadas para distribuir inutilidades, pelo menos para a maior parte da população.
 

Lado B

E por que as pessoas as apanham? Porque é de graça. O efeito perverso é que isso tiraria uns bons trocados para toda essa gente, desempregados ou que aproveitam parte do dia para ganhar algum. Um bico. Por sua vez, as empresas que os contratam teriam que pensar em outra forma de propaganda gráfica. Pelo lado da propaganda política, que será o caso deste ano, os candidatos e seus partidos teriam problemas sérios. 

Caminho sem volta

'Alea jacta est'. A sorte está lançada, disse o imperador Júlio César ao atravessar o rio Rubicão. Os britânicos já decidiram que, dia 31 de janeiro, atravessam o seu. Não tem mais volta. Nove em cada 10 analistas conceituados acham que o Brexit vai ser ruim para os ingleses. A Escócia, por exemplo, repele o novos status e pode se separar da Grã-Bretanha, ela e seus valiosos estaleiros civis e militares. Mas a perda maior será a saída da City londrina, o centro financeiro da Europa.
 

Por falar em Brexit...

...embora a saída da União Europeia já fosse cogitada há muito tempo - a prova é que a libra permaneceu como moeda em detrimento do euro -, há quem garanta que o "habite-se" mesmo foi dado pela Rainha Elizabeth, talvez saudosa do império onde o sol nunca se punha da Rainha Vitória. Glórias passadas nunca voltam, a não ser como remorso. 

Força acadêmica

O Grupo Oncoclínicas, de Porto Alegre, conta com forte atuação de seus profissionais como docentes e pesquisadores no meio acadêmico brasileiro. No final de 2019, o oncologista gaúcho Rafael Vargas foi empossado como professor adjunto no curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, repetindo o feito de Sérgio Azevedo, que leciona desde 1989 na Ufrgs, e de Gabriel Prolla e André Fay, professores da Pucrs.

Miúdas

ORA, vejam só. A aprovação do governo Jair Bolsonaro subiu de 29,4% para 34,5% e a pessoal, de 41% para 47,8%, segundo pesquisa da CNA/MDA.
SE a economia melhorar e o desemprego diminuir, a aprovação de Bolsonaro deve subir ainda mais. A desaprovação caiu para 18,1%.
COMO pode uma parcela da humanidade acreditar que a Terra não é plana? Deve ser alguma coisa que botaram na água. Ou é de nascença.
DEPOIS de alguns dias com a cidade mais cheia, de segunda-feira para cá, o esvaziamento é nítido a qualquer hora.
CÔNSUL do Japão Takashi Kondo está se despedindo de Porto Alegre para assumir outro posto.
CORONAVÍRUS, você ainda pode ter um. Reze para que seja dos fracotes.