Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Janeiro de 2020 às 22:49

Ideia fixa


BETO RODRIGUES/divulgação/jc
O gaúcho se amarra tanto ao sol que nem mesmo uma furiosa ressaca no litoral o intimida. Finca o guarda-sol no exíguo espeço entre o fim da onda mais comprida e o início das dunas. Isso feito, estende a esteira, com lanches e salgados recheados com areia trazida pelo vento. Só falta o caniço e o samburá.
O gaúcho se amarra tanto ao sol que nem mesmo uma furiosa ressaca no litoral o intimida. Finca o guarda-sol no exíguo espeço entre o fim da onda mais comprida e o início das dunas. Isso feito, estende a esteira, com lanches e salgados recheados com areia trazida pelo vento. Só falta o caniço e o samburá.

Azar nosso

Entre tantas outras desaparições, a calçadeira não é mais encontrável nas lojas de calçados. Atendentes até fazem cara de espanto quando se pede uma. É mais uma extinção que castiga o consumidor.

Freud já explicou

Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos.

Expectativa reinante

Além dos desempregados, o mercado aguarda com grande expectativa o anúncio, nesta semana, dos índices de inflação e desemprego. A bolsa está de prontidão. Se o arauto for o ministro Paulo Guedes, em princípio, os indicadores serão bons.

Balança, balança

Líder da oposição venezuelana Juan Guaidó profere uma conferência de imprensa

Líder da oposição venezuelana Juan Guaidó profere uma conferência de imprensa


/Raul ARBOLEDA/AFP/jc
O fato de Nicolás Maduro pedir arreglo para os Estados Unidos no fim de semana, pleito mascarado por linguagem para não espantar em demasia o povo venezuelano, é a grande notícia deste 2020. Descasando as várias camadas de apelos revolucionários que recobrem a cebola em que se transformou a Venezuela, no popular, Maduro jogou a toalha.
...mas não cai
Entrementes, o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó profere uma conferência de imprensa durante a Conferência de Luta contra o Terrorismo, em Bogotá. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pediu, ontem, cooperação na luta para remover o presidente Nicolás Maduro do cargo.

Nós, os apenados I

Paula Gemelli e Bárbara Pozzebon acompanharam os lançamentos

Paula Gemelli e Bárbara Pozzebon acompanharam os lançamentos


EDUARDO BINS ELY/ESPECIAL/JC
A fuga de 76 presos ligados ao PCC de presídio paraguaio mostra, mais uma vez - se é que é preciso ainda mostrar - que o Crime S.A. é o poder paralelo que ameaça o poder real. É o Estado dentro do Estado que tanto se temia e que, agora, é praticamente uma realidade.
Nós, os apenados II
Quem está presa é a sociedade. Eles, a rigor, nunca estiveram. As forças da lei fazem o que podem e se desesperam pela brandura da legislação penal. Há tímidas tentativas para melhorá-la, e só. Estamos perdendo batalha em cima de batalha e em vias de perder a guerra.

Um caso perdido I

A rua Lima e Silva é um caso perdido. Quem pensa em curtir uma noite agradável em um dos vários bares da Cidade Baixa logo se arrepende. Por alguns momentos, parece que reina a paz, até que, subitamente, a rua começa a se encher de gente de copo na mão ouvindo um som portátil infernal. Acionada, a Brigada Militar vai lá conferir, mas as caixas de som são escondidas e a via é parcialmente liberada para os carros. A turba se dispersa, mas para voltar quando a viatura vai embora.

Um caso perdido II

Nem mesmo os bares lucram com essa esculhambação, posto que os festeiros à custa do sossego alheio costumam trazer bebidas de casa. Não precisa nem ter imaginação para saber o quanto isso inferniza a vida dos moradores. É até o caso de eles pensarem em entrar com uma ação (popular?) pleiteando a isenção do todo ou de parte do IPTU, devido à perda de sossego somada ao estresse e à irritação por ter que aguentar o barulho do inferno.

Base móvel

Durante o recesso parlamentar, os deputados sempre repetiram que aproveitavam esse interregno para consultar as bases. O curioso é que a maior parte das bases está no litoral. Então está faltando uma praia com moradores específicos e seus representantes no Parlamento, a Praia das Bases.

Contagem regressiva

A Lei Geral de Proteção de Dados deve entrar em vigor em agosto deste ano, adverte o advogado Paulo Cunha. Para as empresas brasileiras, o principal obstáculo é o curto tempo de adaptação, principalmente para desenvolver uma estrutura de segurança contra vazamentos, evitando, assim, um aumento do passivo judicial.

Miúdas

PLACAS do Mercosul passam a ser obrigatórias a partir do dia 31 de janeiro. Infelizmente.
ALÉM de não ter o nome da cidade, quem foi o gênio que enfileirou uma sequência de letras e números sem separação?
UM bocado de gente querendo ser da realeza, e o príncipe Harry descartando o título.
INDÚSTRIA do cimento espera vender 3,6% a mais neste ano, mesmo crescimento de 2019.
ESTETICISTAS comemoraram seu dia no sábado passado. O Brasil é o terceiro maior mercado do mundo nesta área.
CORRUPTO, quando morre, vai para o paraíso fiscal.
QUEM pinta o sorriso de amarelo? 

Finais

ENCONTRO de Empresas Familiares (Enef 2020), que acontece entre 15 e 17 de abril, em Gramado, terá abertura a cargo de presidente da Kärcher (fabricação de lavadoras de alta pressão), Johannes Kärcher. NOS 69 anos do Hospital Sanatório Partenon, dia 27, haverá gincana com três equipes formadas por profissionais e pacientes da instituição.