Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 02 de Janeiro de 2020 às 22:14

Sua majestade, o flamboyant

Porto Alegre, RS - 02/01/2020: A îrvore do Mês é o Flamboyant (Delonix regia). Foto: Sérgio Louruz/Smams PMPA

Porto Alegre, RS - 02/01/2020: A îrvore do Mês é o Flamboyant (Delonix regia). Foto: Sérgio Louruz/Smams PMPA


SERGIO LOURUZ/PMPA/JC
Uma das árvores estrangeiras mais bonitas que se observa em Porto Alegre é o flamboyant. Sua certidão de nascimento indica que ela é originária da África e veio para o Brasil há mais de 100 anos. Como toda boniteza que se preze, não obedece à convenção que diz que ela deve florir na primavera. Mostra todo o seu esplendor a partir de dezembro. Por isso mesmo reina absoluta. 
Uma das árvores estrangeiras mais bonitas que se observa em Porto Alegre é o flamboyant. Sua certidão de nascimento indica que ela é originária da África e veio para o Brasil há mais de 100 anos. Como toda boniteza que se preze, não obedece à convenção que diz que ela deve florir na primavera. Mostra todo o seu esplendor a partir de dezembro. Por isso mesmo reina absoluta. 

A dança da chuva lo nota capitulada

Já faz alguns dias que nuvens já chovidas deslizam e dançam pelo céu à procura de umidade para se reabastecer e deixar cair. Inútil. Provisoriamente.
 

Deus dá a água....

Gramado vive uma situação muito difícil por conta da falta de água nos picos de consumo, já que a Corsan não consegue abastecer a cidade e traz o precioso líquido de Três Coroas com uma frota de 12 caminhões-pipa, à razão de 1,5 milhão/litros por dia. Até a hotelaria foi atingida no final do ano. É um problema crônico que só deve ser resolvido ou atenuado em 2022, informa o jornalista Miron Neto no seu blog. 

...mas não em torneira

Não só a Região das Hortênsias vive esse drama. Em Três Coroas e Nova Petrópolis, indústrias que consomem muita água a extraem do Aquífero Guarani, com poços que chegam a 1,5 mil metros de profundidade. O aviso desse problema já foi dado por um grupo de alemães que analisaram a Região Metropolitana, isso em 1967. Prevendo sua falta, recomendaram a construção de pequenas barragens em toda a região. Obviamente, nada foi feito. 

Por falar em Gramado...

...a cidade precisa se reinventar. A hotelaria começa a sofrer de concorrência predatória mesmo com preços de Nova Iorque: a cidade fica entupida com ônibus de turismo, não há vagas para estacionar nas ruas e os estacionamentos pagos inexistem. 

Nova direção

A Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) apresenta o novo Conselho Diretor da entidade para gestão 2020/2021. Como presidente, assume o empresário Sergio Galbinski. Compõem o grupo, como vice-presidentes: Marli Rigo (Santa Maria), Roberto Estivallet (Passo Fundo), Gilberto Sequeira (Rio Grande), Heinz Rockenbach (Lajeado), Ênio Lopes (Pelotas) e Everton Netto (Canoas). 

Historinha de sexta

Quase morrer duas vezes num dia só é daqueles acontecimentos que deixam arrepiado até quem ouve o causo. Bar Pelotense, na rua Riachuelo, metade dos anos 1970. Mesas com armação de ferro finamente trabalhado, tampos de mármore de Carrara já gastos de tanto os garçons passarem o pano neles. Acima delas, ventiladores de teto encardidos pelo tempo e pela fumaça de cigarro e gordura que emanava dos pratos. Ventiladores de teto esfriam a comida e esquentam o chope, vocês sabem.
Era meio-dia de um sábado quando entraram dois senhores e sentaram numa mesa bem abaixo de um desses ventiladores de teto. Solicitaram chopes ao garçom Elpídio e pediram pressa. Quando vieram os chopes, as bolachas nem chegaram a esfriar, porque a dupla levantou os copos em velocidade como se de sede estivessem morrendo. O líquido desceu rápido, medido em GLU GLU GLU, apenas três deles. Ato contínuo, depositaram os copos na mesa.
Neste preciso momento, o ventilador se divorciou do teto e veio abaixo. As pás de metal, que cortaram o ar durante dezenas de anos, bateram na mesa de mármore, quebrando-a. Incrivelmente, a centímetros dos dois. Ficaram na posição Mandrake, estáticos, rodeados de cacos do tampo. Após algum tempo de estresse pós-traumático, um deles se virou para quem estava no bar. Contou que saíram de Camaquã e que, na entrada da BR, veio uma carreta desgovernada e arrastou o Opala em que estavam até prensá-lo contra o muro de uma casa, destruindo-o. Ficaram a centímetros da morte. O motor rachou ao meio.
- Então - falou o outro - resolvemos comemorar a nossa sobrevivência no Pelotense, quando vem mais essa. Depois de fazer o sinal da cruz, Elpídio pegou vassoura e pá para recolher os restos mortais do infeliz mármore e do seu assassino. Foi então que doutor Zeca tomou a palavra.
- Olhem, não me levem a mal, mas antes de tomar meu rumo gostaria de saber para que lado ou bar vocês vão. 

Miúdas

ONTEM, uma parte do povo voltou. Donos de operações gastronômicos, ainda não, em parte.
BOA notícia: Dpvat estará disponível nos bancos credenciados e lotéricas a partir do dia 6. Não levou muito tempo, afinal.
vale o novo limite para compras em lojas francas. Passou de US$ 500 para US$ 1 mil.
ALGUNS atos extremos ocorridos recentemente no Brasil fazem lembrar os anos 1970 e a TFP - Tradição, Família, Propriedade.
UM júri é um grupo de pessoas escolhidas para decidir quem tem o melhor advogado. (Robert Frost) 

Finais

BANCO do Brasil premiará clientes na campanha Valorize seu Talento, criada pela WMcCann. Saiba mais em valorizeseutalento.com.br/. SICREDI União Metropolitana RS inaugura terceira agência em Viamão, no bairro Santa Isabel. SÁBADO é Dia Mundial do Braile. O Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual.