Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 19 de Dezembro de 2019 às 21:45

Clube de Opinião

pg3 Encontro do Clube de Opinião no Baranco - fernando albrecht

pg3 Encontro do Clube de Opinião no Baranco - fernando albrecht


/FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
O Clube de Opinião do Rio Grande do Sul, que está completando 17 anos de fundação, realizou seu almoço de final de ano nesta quinta-feira, no estabelecimento de carnes em geral dos senhores Elson Furini e Chiquinho Tasca, o Barranco. A entidade reúne colunistas e comentaristas, todos imbuídos do sagrado dever de salvar o Brasil pelo menos uma vez por semana. O presidente é Júlio Ribeiro. Quem lá deu o ar da sua graça foi o senador gaúcho Lasier Martins (Podemos), que também é jornalista.
O Clube de Opinião do Rio Grande do Sul, que está completando 17 anos de fundação, realizou seu almoço de final de ano nesta quinta-feira, no estabelecimento de carnes em geral dos senhores Elson Furini e Chiquinho Tasca, o Barranco. A entidade reúne colunistas e comentaristas, todos imbuídos do sagrado dever de salvar o Brasil pelo menos uma vez por semana. O presidente é Júlio Ribeiro. Quem lá deu o ar da sua graça foi o senador gaúcho Lasier Martins (Podemos), que também é jornalista.
 

Historinha de sexta

Temos o hábito de dizer que, em tempos passados, os usos e costumes eram bem mais saudáveis e a juventude, menos rebelde, só que não. Embora não atinja a desobediência civil nas escolas como hoje, gentileza do doutor Paulo Freire, e as drogas quase inexistentes, território desconhecido com exceção da maconha - chamar alguém de maconheiro era como chamá-lo de bagaceira. Não era fashion como hoje.
Mas bebia-se e fumava-se muitos cigarros que dão câncer desde a adolescência. Os trejeitos ao levar o cigarro aos lábios e as acrobacias das espirais de fumaça eram de bom tom, puro charme para as garotas. Garrafa de cerveja vazia não se tirava da mesa, dava status beber muitas. Talvez a melhor maneira de ilustrar aqueles tempos, segunda metade dos anos 1950, seja o caro internato do Colégio São Jacó, de Hamburgo Velho, Novo Hamburgo - hoje Feevale -, tocado pelos Irmãos Maristas.
Havia uma separação entre a Divisão dos Menores, abaixo dos 15 anos, e dos Maiores, de 15 para cima. No caso dos maiores - entre eles, este colunista -, os internos tinham algumas mordomias. Desde que os pais autorizassem, podia-se ir para casa nos fins de semana, desde que os alunos voltassem até domingo à noite. O cigarro era liberado, com exceção das salas de aula, do dormitório e do refeitório.
Para quem ficava, havia um cinema com filmes policiais ou faroestes, desde que não ofendessem a pudicícia dos religiosos. O almoço dos domingos, chamado de Lavoisier (nada se cria, nada se perde, tudo se transforma), era regado a uma cerveja para cada dois alunos. À tarde, ia-se ao Cine Lumière, no Centro de Novo Hamburgo, onde se paqueravam as alunas de um colégio de freiras que ficava no lado oposto da rua do São Jacó. Encontros posteriores eram difíceis, mas não impossíveis.
O que este colunista pode atestar é que o muro do colégio das freiras não era tão alto assim.

Alhos por bugalhos

Sobre a controvérsia do aumento para os vereadores e prefeito da Capital, é preciso dizer, em primeiro lugar, que vereador não ganha salário. Parlamentares recebem subsídio. Quem paga salário é a iniciativa privada e estatais, assim como militares ganham soldo. É com imprecisões como esta que a língua portuguesa degringola.

Em segundo lugar...

...se os legislativos reajustassem anualmente os subsídios de acordo com o índice oficial da inflação, e não de cinco em cinco anos, esse barulho todo em torno dos 30% não aconteceria. Não é o futebol o esporte mais popular do Brasil, é o jogo de empurrar com a barriga.

Epilepsia em discussão

O chefe do serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da Pucrs, André Palmini, será um dos dois palestrantes estrangeiros no simpósio da Japanese Epilepsy Society, amanhã em Kawasaki, Japão. Palmini vai apresentar as novas linhas de pesquisa sobre epilepsia desenvolvidas pela instituição gaúcha.

A César...

Como havia alertado o deputado estadual Eric Lins (DEM), o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) não seria a forma correta de se terminar com os honorários de sucumbência dos procuradores, se estes fossem indevidos. Após ser aprovado no Legislativo, a Justiça suspendeu o decreto, e a Assembleia pagou mico. Segundo Lins, o caminho certo é por uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental).

...o que é de César

O episódio mostra que a arte de ser deputado não é só subir na tribuna e fazer discursos inflamados ou beijar criancinha ou mexer em panelão de carreteiro em festa de CTG. As minúcias do regimento interno escapam da compreensão do eleitor comum. Exigem conhecimento para saber qual o instrumento correto disponível para lograr êxito no dia a dia parlamentar. Não se aprende da noite para o dia.

Tudo como dantes

A Lei Geral de Proteção dos Dados (LGDP), que deveria entrar em vigor em agosto de 2020, pode ser adiada por dois anos. Previsivelmente. O deputado federal Carlos Bezerra (MDB-MT) entrou com projeto de lei nesse sentido, sob a justificativa de que a maioria das empresas brasileiras ainda não estaria "pronta" para a LGDP. Se, nestes anos de discussão, as empresas ainda não estão prontas, também não estão prontas para serem empresas.

Muleta oficial

Pesquisa do Datafolha mostra que até os cariocas apoiam o fim de subsídios oficiais para o Carnaval. Estão certos. Se o Carnaval que arrecada uma grana federal não consegue se autofinanciar e precisa de muletas, tem algo de podre no reino da Dinamarca.

Miúdas

  • EM uma coisa o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) tem razão: a comunicação do governo nunca foi boa. Isso é histórico.
  • CHEGA a ser incrível que, com todos os recursos que tem, a comunicação oficial seja bisonha, para dizer a verdade.
  • EM apenas dois meses, o Reino Unido registrou sete acidentes graves envolvendo aviões e drones. Um dia virá o the big one.
  • BENEMERÊNCIA de verdade é quando o doador pessoa física ou jurídica permanece no anonimato.
  • VAI até o dia 22 a Feira de Espumantes no Shopping Total, organizada pela Phoenix Gestão de Eventos.